Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Medo ClássicoSéries

O Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro dá vida a contos de H.P. Lovecraft

O Modelo de Pickman está em um livro publicado pela Caveira

Fãs do terror em todas as suas nuances precisam incluir na sua lista de séries O Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro, que estreou na Netflix. O cineasta reúne as mais variadas histórias, autores e diretores para mostrar toda a riqueza do gênero em causar calafrios. Um velho conhecido dos DarkSiders teve dois contos escolhidos: H.P. Lovecraft.

LEIA TAMBÉM: DA OBSESSÃO À INSPIRAÇÃO: AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DE H.P. LOVECRAFT

As histórias selecionadas foram “O Modelo de Pickman” e “Sonhos na Casa da Bruxa”, que evocam elementos dos Mitos de Cthulhu, o cânone do pai do horror cósmico. Justamente por serem produções absolutamente distintas, ainda que adaptadas do mesmo autor, a repercussão de ambas divergiu bastante.

A maioria das críticas negativas recaiu sobre “Sonhos na Casa da Bruxa”, uma das histórias mais conhecidas de Lovecraft. As reclamações dão conta do afastamento da obra original, mantendo somente alguns elementos criados pelo escritor para ambientar uma história completamente diferente. 

A direção do episódio recaiu sobre a experiente cineasta Catherine Hardwicke, de Aos Treze, Crepúsculo e Os Reis de Dogtown. Nem mesmo a participação de Rupert Grint, conhecido dos fãs de fantasia por seu papel como Rony Weasley na franquia Harry Potter, conseguiu salvar o episódio de receber a nota mais baixa do público no IMDb.

LEIA TAMBÉM: O OLHAR AFIADO DE FRANÇOIS BARANGER SOBRE A OBRA DE H.P. LOVECRAFT

O Modelo de Pickman já foi publicado pela DarkSide®

Se você já leu H.P. Lovecraft: Medo Clássico vol. 2, provavelmente achou familiar o título do episódio 5: “O Modelo de Pickman”. O conto foi publicado no segundo volume da antologia dedicada ao autor. Porém, aqui também foram feitas algumas licenças poéticas em cima da obra lovecraftiana.

No conto publicado originalmente em 1927 na Weird Tales (v.10, nº 4), um narrador chamado Thurber descreve para um interlocutor os motivos pelo qual optou por perder o contato com um pintor chamado Richard Upton Pickman, ao qual ele se refere como extremamente talentoso, ao mesmo tempo em que era sinistro.

gabinete de curiosidades lovecraft
Netflix/Divulgação

A história do episódio amplia os eventos do conto e especula consequências macabras para os “admiradores” da arte de Pickman. Embora tenha seu distanciamento do original, a versão para a TV, dirigida por Keith Thomas, captura a mesma energia empregada por Lovecraft à sua história. Além disso, presta justas homenagens ao universo criado pelo escritor, com a Universidade Miskatonic e a localidade de Arkham.

Duas histórias com dois tratamentos completamente diferentes, mas que funcionam como uma espiada por trás da cortina do horror clássico e contemporâneo. Tanto a série de Guillermo del Toro como a coleção Medo Clássico: Lovecraft são ótimos convites para explorar todas as possibilidades do terror e seu poder hipnótico sobre nossas almas.

LEIA TAMBÉM: 5 FILMES ADAPTADOS DO MACABRO UNIVERSO DE H.P. LOVECRAFT

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Ana Cristina

    8 de novembro de 2022 às 17:12

    Tenho o volume 2. Mas tenho outros livros dele. Gostei dos episódios, embora diferentes do conto original são muito bons.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

H.P. Lovecraft - Miskatonic Edition
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Tudo o que sabemos sobre Pânico 6

Alô, Sidney. Ou melhor, Sam e Tara. Desde aquela ligação telefônica sinistra em...

Por DarkSide
ArtigoFábulas Dark

A sinistra relação entre Pink Floyd e O Mágico de Oz

De um lado, O Mágico de Oz, clássico do cinema estadunidense, dirigido por Victor...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

O que é mito e o que é mitologia?

Há alguma ironia e até um trocadilho divertido quando pensamos nos principais mitos...

Por DarkSide
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide