Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Autora italiana combina traços de doçura e escuridão em quadrinhos repletos de magia e realidade

22/02/2024

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança ritualística entre o imaginário e o mundo real. Donzelas e lobos entrelaçam suas mãos com o leitor, guiando-o por uma aventura fascinante pelas florestas de suas narrativas.

LEIA TAMBÉM: FRANCIS, UMA FÁBULA EM QUADRINHOS SOBRE MAGIA E LIBERDADE

Jessica Cioffi, a mente brilhante por trás do pseudônimo Loputyn, nasceu em 1990 em Sarnico, uma vila italiana às margens do Lago Iseo, na província de Bérgamo. Desde a infância, ela cultivou uma relação íntima com o desenho, explorando o universo na Academia de Belas Artes de Bérgamo, e se tornando autodidata na arte dos quadrinhos e ilustrações.

Aclamada desde muito cedo em eventos de comic books, a autora se destacou pela qualidade singular da sua arte. Cotton Tales foi seu primeiro conto de fadas em quadrinhos, publicado em 2015, construindo a base para a carreira marcada pela fusão única entre doçura e escuridão, magia e realidade.

francis
Loputyn/Reprodução

Um mergulho na personalidade da ilustradora, os desenhos de Loputyn são a representação fiel das experiências vividas por ela. A necessidade de profundidade e entendimento sobre o que está dentro de cada ser humano e ao seu entorno traz à vida uma expressão que nos aproxima do cotidiano e, ao mesmo tempo, do que ainda não foi explorado em nós, o etéreo e o fantástico. São histórias que provocam um olhar para dentro de si e para o mundo através de uma nova perspectiva.

Para a autora, a arte é uma forma de aproximar e conectar àqueles que não se conhecem, mostrar realidades diversas e despertar um sentimento de sinceridade com quem realmente somos: sem máscaras e com todas as nuances que a vida nos apresenta. Em suas mãos, lendas se tornam vivas, e a magia da arte nos envolve, convidando-nos a explorar os recantos mais profundos de nossa imaginação e emoção. Loputyn encontra inspiração em várias fontes, desde o mundo gótico, passando pelo universo cosplay e finalmente na moda Lolita, tema no qual está profundamente envolvida, participando de eventos e trazendo o tema para os traços de seus desenhos.

Entre Rendas e Laços: A moda Lolita na obra de Loputyn

Originário das ruas do Japão nos anos 1970, o universo da moda Lolita é um reino encantado de fantasia fashion. Caracterizada por vestidos elaborados, saias volumosas, e acessórios ornamentados, possui uma estética feminina e infantil. Os looks são criados evocando uma sensação de romantismo e inocência, acompanhados por rendas, laços e babados. É considerada uma forma de expressão artística, com peças selecionadas para contar uma história e levar o público a um mundo de sonhos e imaginação.

moda lolita

Loputyn traz uma relação íntima e inspiradora com a moda Lolita, incorporando elementos do estilo em suas ilustrações e obras. A expressão artística ajuda a compor o universo encantado dos seus desenhos. Os personagens e cenários inspirados na moda Lolita parecem ter criado vida própria, saído direto de um conto de fadas moderno. O convite para adentrar um mundo de beleza, fantasia e imaginação é feito através dos traços delicados e repletos de profundidade.

Parte importante da formação artística de Loputyn é o sentimento de solidão que sentiu desde muito cedo. Para ela, os desenhos e quadrinhos sempre foram uma forma de ajudá-la a compreender melhor o mundo e se comunicar de uma forma que jamais conseguira. Combinando o real e o imaginário, a autora dá vida ao que está em um campo indecifrável para muitos. “A magia é uma metáfora de qualquer coisa que está vivo ou que foi visto. Eu gosto de falar de uma forma alternativa sobre o que acontece na realidade”, relata.

A autora italiana que já presenteou os DarkSiders com Francis, uma fábula encantada conduzida pela jovem bruxa Melina e a raposa Francis, conjurada pela aprendiz, agora sela o encanto na Caveira com Lendas Japonesas, lançamento da DarkLove. Um mergulho profundo na ancestralidade oriental, com a interpretação singular da ilustração ocidental. Loputyn combina elementos do século XVIII à contemporaneidade dos seus traços, convidando os leitores a uma reflexão a respeito de si mesmos e do mundo ao seu redor. 

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: LENDAS JAPONESAS, POR LOPUTYN

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Lendas Japonesas + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Princesas Dark + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide