Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveLançamentoPerfil

Mulheres inspiradoras e folclore mexicano marcam a obra de Silvia Moreno-Garcia

Conheça a autora de Gótico Mexicano, lançamento do selo DarkLove para 2021.

22/01/2021

O tom sombrio da literatura gótica se encontra com o colorido da cultura mexicana em Gótico Mexicano, lançamento da Caveira pelo selo DarkLove. A autora Silvia Moreno-Garcia aborda em sua narrativa temas perturbadores e polêmicos como incesto e eugenia, conduzindo o leitor por um universo soturno permeado por mistérios, pesadelos vívidos e ameaças monstruosas originais.

LEIA TAMBÉM: MEXICAN GOTHIC SERÁ PUBLICADO PELA DARKSIDE® NA MARCA DARKLOVE

A história é centrada em Noemí Taboada, uma jovem socialite que precisa bancar a investigadora quando recebe um desesperado pedido de socorro de sua prima Catalina, moradora de uma isolada mansão. Mesmo ciente dos privilégios de sua heroína, Silvia lembra que, no contexto da época – o México dos anos 1950 – a personagem ainda tinha limitações, uma vez que o país mantém uma sociedade visivelmente machista, ainda mais naquela década, quando as mulheres ainda não tinham direito a voto.

Apesar dos privilégios de Noemí, a autora relembra que mulheres ainda recebem menos crédito do que os homens e têm uma pressão muito maior para serem perfeitas. “Nós temos padrões muito diferentes para homens e mulheres. Um herói pode ser feio, ter mau temperamento e literalmente manter sua esposa presa no sótão e ainda assim ser considerado um partidão. Mas se uma mulher não for perfeitamente boa, ela deixa de ser desejável”.

As motivações da autora na construção de suas personagens

Ao se manifestar contrária a esta cobrança de perfeição de heroínas mulheres, a escritora defende que estas personagens devem ser criadas nas mais variadas formas. “Noemí é confiante, ambiciosa e sabe o seu valor. Se fosse um personagem masculino tudo isso seria encarado como boas qualidades. Mas por ela ser mulher as mesmas características podem ser vistas como negativas”. Ainda assim, ela construiu Noemí de uma forma sagaz, com uma personagem que sabe muito bem como se portar: “Ela vive em uma sociedade claramente machista. Ela está em uma situação delicada e está fazendo o melhor que pode”.

Esta não é a primeira personagem de Silvia Moreno-Garcia com uma personalidade marcante. Em Gods of Jade and Shadow, romance anterior da autora que aborda divindades mexicanas, a protagonista Cassiopeia afirma a Hun-Kamé que ele não a resgatou, indicando um rompimento com os contos de fada e suas donzelas em apuros. 

A escritora explicou que a autossuficiência de suas heroínas vem da vontade de escrever personagens com as quais as mulheres de sua família possam não apenas se identificar, mas também se inspirar. Ela cita a jornada da própria bisavó, que era empregada no interior e nos anos 1920, mesmo contexto histórico de Cassiopeia, e se mudou para a Cidade do México. “Eu não acho que muitas pessoas têm ideia do que é ser uma empregada, ser pobre e não ter qualquer tipo de oportunidade da vida”. Silvia emenda que sua bisavó frequentemente se sentia uma parasita, por depender tanto da família, e se identificava com personagens humildes. “Por isso, eu escrevi uma personagem com quem ela poderia se identificar e que ela teria gostado”.

LEIA TAMBÉM: MEXICAN GOTHIC GANHARÁ SÉRIE PELA HULU

A cultura mexicana na obra de Silvia Moreno-Garcia

Aspectos da cultura, folclore e história mexicanos ajudam a compor o contexto não apenas de Gótico Mexicano, mas de outras obras da autora. A cidade em que o livro é ambientado é baseada em uma localidade real, na região das montanhas de Hidalgo. A autora explica que aquele local tinha minas exploradas pelos ingleses e, por isso, tem um cemitério britânico. “É consideravelmente frio lá em cima, e tem névoas e chove bastante em algumas épocas do ano”, explica Silvia. 

Outra influência da cultura mexicana está no nome da heroína do romance. Silvia Garcia-Moreno deu a ela o sobrenome Taboada em homenagem a Carlos Enrique Taboada, um diretor de cinema que fez várias produções góticas. “Taboada provavelmente foi a inspiração dos filmes de terror e fantasia do Guillermo del Toro, mas ele não é muito conhecido fora do México, apesar de ter feito alguns filmes magníficos de terror”.

A trama de Gótico Mexicano ainda aborda tópicos sensíveis, como o da eugenia, uma teoria que busca o aprimoramento da espécie por meio da seleção genética. A autora faz o alerta por entender que este tipo de “ideal” ainda existe para muitas pessoas nos dias de hoje. “Nos Estados Unidos, o Ato de Restrição de Imigrantes de 1924, repleto de preocupações eugênicas, foi elaborado para frear a imigração de pessoas supostamente ‘disgênicas’. É exatamente o mesmo tipo de conversa que você ouve hoje em dia sobre como certos imigrantes são considerados indesejáveis por causa da natureza da sua herança étnica”.

Capa provisória.

A autora também utiliza sua obra para divulgar e brincar com elementos da cultura mexicana, sem ter o compromisso de escrever histórias antropológicas. Diferentemente de lendas como a do Rei Arthur, amplamente conhecidas pelos leitores ocidentais e apontadas em elementos que podem ser considerados legítimos ou não, as histórias mexicanas não são muito conhecidas fora de lá, e isso dá liberdade à escritora em aproveitar seus elementos em suas obras de ficção.

Como o gótico se encontra com a narrativa da autora

A versatilidade do estilo gótico é uma das características que mais atrai Silvia Moreno-Garcia ao gênero. “Romances góticos são estranhos porque eles pendem para vários gêneros. Eles têm elementos de suspense psicológico e até mesmo terror, ao mesmo tempo em que também podem balançar para o lado do romance”.

A autora define que livros góticos não são algo homogêneo, mas ainda assim apresentam alguns elementos facilmente identificáveis, como o homem perigoso e sedutor ou um lugar “mau”. Em Gótico Mexicano este lugar é a mansão do Lugar Alto. “Eu queria um grande Lugar Mau, que refletisse a personalidade de seus moradores”, defende Silvia. Ela complementa que é fascinada por casas e mansões antigas, em especial as da Era Vitoriana.

LEIA TAMBÉM: POR QUE MANSÕES VITORIANAS PARECEM MAL-ASSOMBRADAS

Outro aspecto empregado por ela em sua narrativa gótica é o ritmo lento com que o suspense se constrói e os mistérios são desvendados. Além disso, ela destaca o aspecto ambíguo destes romances e seus elementos sobrenaturais, com os quais o gênero frequentemente flerta.

Ao comentar seu processo de criação, Silvia Moreno-Garcia explica que mantém uma pasta com ideias avulsas, que contém todo tipo de coisas aleatórias. Gótico Mexicano surgiu de outra história de terror, inspirada em um pesadelo dela de alguns anos atrás. “A cena original acabou nem ficando na versão final do romance, mas tinha elementos que foram parar em várias outras cenas”. Embora a autora quisesse que sua trama contasse com diferentes pontos de vista, ela se deu conta que a maioria dos romances góticos contam com apenas um ponto de vista, portanto, decidiu seguir por este caminho.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • NSMoraes

    26 de janeiro de 2021 às 19:52

    Interessantíssimo! Adoro saber do processo criativo de outros autores e autoras. São tão diferentes. Gosto muito de suspense/terror e já coloquei Silvia na minha lista de autoras novas para conhecer.
    Adorei!

    Até!
    nsmoraes.com.br

    • Avatar photo

      DarkSide

      27 de janeiro de 2021 às 10:06

      Que bom que gostou da pauta. Em breve a autora chega pela Caveira!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Silêncio da Casa Fria + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Pequenas Realidades + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide