Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

O que é Bibliomancia e como utilizá-la no dia-a-dia

Livros ajudam a prever o futuro e tomar decisões

01/08/2022

Às vezes tudo que queremos é um conselho, uma luz ou a resposta para uma dúvida e, nessas horas, muitas pessoas recorrem aos oráculos. Entre os muitos oráculos e métodos de adivinhação que atravessaram os tempos, a Bibliomancia, uma arte mágica antiga e acessível a todos — independente do nível de conhecimento em magia, é uma das mais usadas. Para praticá-la, você só precisa de um livro.

A Bibliomancia surgiu no período pré-cristão e, inicialmente, utilizava-se de textos sagrados para prever o futuro. Foi apenas durante a Idade Média que a prática se popularizou e ganhou muitos adeptos, com diversas religiões a adotando e utilizando seus próprios livros sagrados.

A resposta para todas as nossas perguntas podem ser encontradas em páginas de livros e, foi pensando nisso, que Carol Bolt escreveu O Livro das Respostas, um pequeno oráculo capaz de falar conosco de forma profunda e intimista, tornando a bibliomancia ainda mais acessível.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O LIVRO DAS RESPOSTAS, DE CAROL BOLT

Origens e métodos

Um dos primeiros textos utilizados no Oriente para adivinhação foi o I Ching, que pode ser traduzido como Livro das Mutações. Criado no período Zhou Ocidental (1000–750 a.C.), o I Ching tem um método próprio que consiste em usar o caule de um milefólio para produzir um conjunto de seis números que corresponde a partes do texto. O livro se tornou tão popular que pode ser encontrado até hoje em versões mais modernas.

Créditos: Gottfried Wilhelm Leibniz

Dentre os métodos mais utilizados pela Bibliomancia, o mais simples requer apenas que a pessoa formule uma pergunta, escolha um livro qualquer e, ao abri-lo aleatoriamente, deixe seus olhos pousarem em qualquer parte do texto que deverá ser interpretado como resposta ao questionamento.

LEIA TAMBÉM: ADIVINHAÇÕES E ESTRELAS: COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS HORÓSCOPOS

Bibliomancia e cultura pop

Em 1962, Philip K. Dick lançou seu romance distópico The Man in the High Castle (O Homem do Castelo Alto), cujo personagem principal usa a Bibliomancia para tomar suas decisões. Na trama, o livro mais utilizado é o I Ching, juntamente com os caules de milefólio. Em 2015, o livro foi adaptado para uma série pela Amazon.

Créditos: Amazon

Wilkie Collins lançou, em 1868, o romance The Moonstone (A Pedra da Lua), que ajudou a estabelecer os livros policiais. Na história, o narrador Gabriel Betteredge utiliza a Bibliomancia através das páginas de Robinson Crusoé, escrito por Daniel Defoe em 1719. Além de fazer referência a outro livro de ficção, o próprio Crusoé utiliza-se de Bibliomancia em sua jornada.

Em 2001, o autor de Garth Nix lançou Lirael, o segundo volume da coleção Old Kingdom, onde menciona a existência e o uso de um livro chamado The Black Book of Bibliomancy.

LEIA TAMBÉM: POR QUE AS BRUXAS FORAM DEMONIZADAS AO LONGO DA HISTÓRIA?

O Livro das Respostas

Em 2022, a Caveira trouxe mais magia para a vida e publicou O Livro das Respostas, um pequeno oráculo capaz de falar conosco de forma profunda e intimista. Para utilizá-lo, basta mentalizar uma pergunta, girar o livro nas mãos para escolher um sentido de leitura e abri-lo na página que chamou o seu coração. Sua resposta estará lá. Você pode repetir o processo sempre que precisar de um empurrãozinho ou um momento de reflexão com as decisões a serem tomadas.

Divertido, sensível e descomplicado, O Livro das Respostas é o seu novo oráculo favorito, perfeito para presentear a si mesmo com novas oportunidades todos dias, e iluminar as pessoas ao seu redor. Um livro mágico e peculiar que garante que as respostas certas estejam sempre ao alcance das mãos — e perto do coração.

Visite nossa Loja Oficial* e garanta o seu: LOJA OFICIAL
*Vendas exclusivas Americanas e Submarino.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Intuitiva + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Guia Mágico da Bruxa + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide