Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Por que as bruxas foram demonizadas ao longo da história?

Grimório das Bruxas aborda bruxaria real praticada ao redor do mundo.

23/03/2021

A definição histórica de “bruxa”, como citada por Ronald Hutton em seu livro Grimório das Bruxas, é a de “alguém que cause mal aos outros por meios místicos”. Porém, este conceito sombrio de magia não deve ser confundido com a nossa definição moderna de religiões pagãs baseadas na natureza. O autor faz questão de destacar esta distinção em sua obra.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Nas caçadas às bruxas em países como Islândia e Escócia, bruxas e bruxos (nem sempre eram mulheres, mas elas foram notoriamente mais perseguidas e punidas) eram pessoas que supostamente causavam infortúnios aos seus vizinhos. Estas pessoas eram, portanto, consideradas uma ameaça à sua comunidade.

A pesquisa de Hutton sugere que bruxas existiram – e existem – em todos os continentes habitáveis e através da maioria das sociedades humanas. Apesar das várias diferenças culturais em seus costumes e práticas, a ideia de pessoas que utilizam a magia para causar mal a outras é comum a todas. Mesmo que a perseguição a elas seja comum na maioria das localidades, foi a Europa a principal responsável pela demonização dos praticantes de magia.

Desde quando existe a bruxaria?

Para entender como as bruxas se tornaram inimigas públicas nº 1, é preciso retroceder alguns séculos e conhecer sua origem histórica. As bruxas e bruxos mais antigos usavam feitiços e invocavam espíritos para pedir ajuda. Porém, acreditava-se que estas pessoas estariam a serviço do diabo.

É incerto o momento exato em que as bruxas entraram na história, mas um dos registros mais antigos delas se encontra na Bíblia no livro de Samuel, que acredita-se ter sido escrito entre 931 A.C. e 721 A.C., e conta a história de quando o rei Saul procurou a bruxa de Endor para invocar o espírito do falecido profeta Samuel, que o ajudaria a derrotar o exército filisteu.

A bruxa teria acordado Samuel de seu sono eterno e o profeta teria então previsto a morte de Saul e de seus filhos. A Bíblia diz que no dia seguinte os filhos de Saul morreram em combate e o rei cometeu suicídio.

Outro versículo bíblico que cita a bruxaria está no livro Êxodo, que conta a história de como os israelitas fugiram da escravidão no Egito. O versículo diz “tu não deverás permitir que uma bruxa viva”. Outras passagens da Bíblia ainda alertam sobre adivinhações, cânticos ou usar bruxas para contatar os mortos.

Como a perseguição se popularizou

Bruxas

Vários povos não tinham qualquer tipo de problema com a bruxaria, como os egípcios, os celtas e tribos nômades. Porém, na metade do século XV a histeria em torno das bruxas e sua suposta associação com satanismo desencadeou uma perseguição sem precedentes – e que resultou em estigmas levados a sério até hoje.

LEIA TAMBÉM: CAÇA ÀS BRUXAS NA ÁFRICA: PROBLEMA PERSISTE EM PLENO SÉCULO XXI

Isso ocorreu no mesmo momento em que os romanos expandiram seu império sobre o continente e o cristianismo se tornou a religião dominante. A Igreja Católica ditava as leis e passou a considerar adivinhação e rituais mágicos heresia, o que iniciou as caçadas em países como Itália e Espanha.

Os missionários que pregavam em áreas afastadas começaram a associar infortúnios a uma conspiração satânica, o que espalhou ainda mais o pânico entre camponeses. Em um século, as caças às bruxas se tornaram comuns e seus principais alvos se tornaram mulheres solteiras, viúvas, ou qualquer outra que vivesse à margem da sociedade. Elas eram torturadas para confessar sua bruxaria e depois eram assassinadas por enforcamento ou queimadas em fogueiras.

A publicação do livro Malleus Maleficarum, escrito por dominicanos alemães em 1486, padronizou e viralizou a perseguição. Conhecido como “O Martelo das Bruxas”, o livro se tornou um guia de como identificar e caçar bruxas.

Uma segunda onda de caça às bruxas surgiu no final do século XVI, com o surgimento do movimento protestante. Na Inglaterra, a Igreja Anglicana passou a considerar qualquer tipo de magia heresia e defendia que bruxas eram iludidas pelo diabo. Tanto católicos como protestantes perseguiram com ainda mais brutalidade as supostas praticantes de bruxaria, ampliando esta perseguição a suas colônias na América do Norte.

Entre os anos de 1500 e 1660 cerca de 80 mil pessoas acusadas de bruxaria foram mortas na Europa. Aproximadamente 80% delas eram mulheres supostamente luxuriosas e em conspiração com o diabo. 

A bruxaria nos dias atuais

Quase meio milênio já se passou e o que não morreu foi o estigma em torno da bruxaria, que ainda causa perseguição e morte de pessoas em várias partes do mundo. Praticantes de magia do mundo moderno ainda sofrem com o estereótipo de uma caçada que dizimou dezenas de milhares de vidas.

A wicca é uma das práticas unificadas relacionadas à bruxaria mais populares atualmente. Seus seguidores, no entanto, evitam o mal a todo custo. Seu lema é “não prejudicar ninguém”, e os wiccans buscam ter uma vida pacífica, equilibrada, tolerante e sincronizada com a natureza e a humanidade.

Grimório das Bruxas se torna um livro essencial não apenas pelo seu registro histórico da bruxaria. Ele é um alerta sobre a demonização do “outro”, daquele que é diferente. Podemos até ter evoluído no nosso conceito de bruxas, mas as caçadas continuam com novos alvos, principalmente nas sociedades em que se recusam a mudar.

LEIA TAMBÉM: AFINAL, O QUE SIGNIFICA SER UMA BRUXA NOS TEMPOS ATUAIS?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

6 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide