Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

O que é Bibliomancia e como utilizá-la no dia-a-dia

Livros ajudam a prever o futuro e tomar decisões

01/08/2022

Às vezes tudo que queremos é um conselho, uma luz ou a resposta para uma dúvida e, nessas horas, muitas pessoas recorrem aos oráculos. Entre os muitos oráculos e métodos de adivinhação que atravessaram os tempos, a Bibliomancia, uma arte mágica antiga e acessível a todos — independente do nível de conhecimento em magia, é uma das mais usadas. Para praticá-la, você só precisa de um livro.

A Bibliomancia surgiu no período pré-cristão e, inicialmente, utilizava-se de textos sagrados para prever o futuro. Foi apenas durante a Idade Média que a prática se popularizou e ganhou muitos adeptos, com diversas religiões a adotando e utilizando seus próprios livros sagrados.

A resposta para todas as nossas perguntas podem ser encontradas em páginas de livros e, foi pensando nisso, que Carol Bolt escreveu O Livro das Respostas, um pequeno oráculo capaz de falar conosco de forma profunda e intimista, tornando a bibliomancia ainda mais acessível.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O LIVRO DAS RESPOSTAS, DE CAROL BOLT

Origens e métodos

Um dos primeiros textos utilizados no Oriente para adivinhação foi o I Ching, que pode ser traduzido como Livro das Mutações. Criado no período Zhou Ocidental (1000–750 a.C.), o I Ching tem um método próprio que consiste em usar o caule de um milefólio para produzir um conjunto de seis números que corresponde a partes do texto. O livro se tornou tão popular que pode ser encontrado até hoje em versões mais modernas.

Créditos: Gottfried Wilhelm Leibniz

Dentre os métodos mais utilizados pela Bibliomancia, o mais simples requer apenas que a pessoa formule uma pergunta, escolha um livro qualquer e, ao abri-lo aleatoriamente, deixe seus olhos pousarem em qualquer parte do texto que deverá ser interpretado como resposta ao questionamento.

LEIA TAMBÉM: ADIVINHAÇÕES E ESTRELAS: COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS HORÓSCOPOS

Bibliomancia e cultura pop

Em 1962, Philip K. Dick lançou seu romance distópico The Man in the High Castle (O Homem do Castelo Alto), cujo personagem principal usa a Bibliomancia para tomar suas decisões. Na trama, o livro mais utilizado é o I Ching, juntamente com os caules de milefólio. Em 2015, o livro foi adaptado para uma série pela Amazon.

Créditos: Amazon

Wilkie Collins lançou, em 1868, o romance The Moonstone (A Pedra da Lua), que ajudou a estabelecer os livros policiais. Na história, o narrador Gabriel Betteredge utiliza a Bibliomancia através das páginas de Robinson Crusoé, escrito por Daniel Defoe em 1719. Além de fazer referência a outro livro de ficção, o próprio Crusoé utiliza-se de Bibliomancia em sua jornada.

Em 2001, o autor de Garth Nix lançou Lirael, o segundo volume da coleção Old Kingdom, onde menciona a existência e o uso de um livro chamado The Black Book of Bibliomancy.

LEIA TAMBÉM: POR QUE AS BRUXAS FORAM DEMONIZADAS AO LONGO DA HISTÓRIA?

O Livro das Respostas

Em 2022, a Caveira trouxe mais magia para a vida e publicou O Livro das Respostas, um pequeno oráculo capaz de falar conosco de forma profunda e intimista. Para utilizá-lo, basta mentalizar uma pergunta, girar o livro nas mãos para escolher um sentido de leitura e abri-lo na página que chamou o seu coração. Sua resposta estará lá. Você pode repetir o processo sempre que precisar de um empurrãozinho ou um momento de reflexão com as decisões a serem tomadas.

Divertido, sensível e descomplicado, O Livro das Respostas é o seu novo oráculo favorito, perfeito para presentear a si mesmo com novas oportunidades todos dias, e iluminar as pessoas ao seu redor. Um livro mágico e peculiar que garante que as respostas certas estejam sempre ao alcance das mãos — e perto do coração.

Visite nossa Loja Oficial* e garanta o seu: LOJA OFICIAL
*Vendas exclusivas Americanas e Submarino.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Intuitiva + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Guia Mágico da Bruxa + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide