Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

O Universo Macabro de Cesar Bravo

Verdade, desafios e insanidade

27/06/2022

Um dos grandes mestres do horror nacional, Cesar Bravo mergulha em um universo macabro povoado por situações que nos fazem questionar moralidade e ensinamentos que foram aprendidos ao longo de nossas vidas. Com personagens que beiram a total insanidade, o autor desafia seus leitores pelas ruas de Três Rios, a cidade fictícia que emana pavor a cada nova história.

Bravo, que começou a carreira publicando contos na internet antes de selar o pacto com a DarkSide® Books, se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração de escritores e atravessa as barreiras da maldade, sempre com uma pegada de realidade. Em entrevista ao DarkBlog, o premiado autor explicou sobre o elo entre seus livros:

“A maldade humana não tem fim, então tenho um vasto material para explorar. A diferença está nos detalhes presentes nesses trabalhos anteriores (já ouviram aquela expressão: “O diabo mora nos detalhes?” Pois é…). Em Ultra Carnem a maldade está muito mais relacionada ao plano espiritual e em como demônios e outras entidades agem incitando e se aproveitando dos piores sentimentos humanos. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue a maldade está muito mais centrada no plano terreno, e até onde um ser humano é capaz de chegar quando está sob pressão, ou movido pela ganância. De certa forma, DVD: Devoção Verdadeira a D. mistura essas duas vertentes e deixa tudo mais colorido, reencontrando personagens anteriores e explorando novas formas de horror.”

LEIA TAMBÉM: CESAR BRAVO: “VHS E DVD SÃO COMO IRMÃOS GERADOS NA MESMA PLACENTA”

As histórias contadas por Bravo não são apenas fruto de sua imaginação. O autor viveu no noroeste paulista, onde se situa a sua Três Rios, e ouviu muitas das coisas que estão em seus livros. Os fragmentos de realidade que chegavam aos seus ouvidos foram expandidos para criar o horror que os leitores amam. 

Em outra entrevista ao DarkBlog, o autor comenta o que os leitores podem esperar de seus livros:

Verdade porque não sei escrever de outra forma — além de ter salpicado a ficção de VHS com boas doses de vida real. Desafios porque o horror de qualidade precisa testar a tenacidade humana, precisar impelir os leitores a irem além do lugar comum e mergulharem de cabeça na experiência do livro. E insanidade, bem… insanidade é tudo aquilo que foge à nossa compreensão. Nos textos, insanidade é meu nome do meio.”

LEIA TAMBÉM: CESAR BRAVO: “O HORROR DE QUALIDADE PRECISA TESTAR A TENACIDADE HUMANA”

Para quem ainda não mergulhou no universo de Bravo, a Caveira preparou um pequeno guia de viagem. Aproveite a estadia em Três Rios.

Ultra Carnem

O primeiro livro publicado pela Caveira conta com quatro histórias que despem o irreal e tem como elo um olhar sarcástico de quem observa o mundo e compreende que na disputa entre o Céu e o Inferno nós somos o prato principal. Narrativas insanas, repletas de pactos, demônios, conversas capciosas, sangue e socos na boca do estômago.

Expandindo em muito a mitologia já criada por Bravo, Ultra Carnem traz detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor. Além disso, o autor mostra até onde vai a fome de um homem desesperado pela fama ou por uma vida mais digna por direito. A caminhada segue sem pudores expondo a fragilidade de cada um de nós. Por fim, o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar os espertos. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno.

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície.

Continuando a saga pelo seu universo macabro, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.

DVD: Devoção Verdadeira a D.

Histórias de sangue sempre voltam para nos assombrar. Seremos devotos de D., confiando em sua palavra para visitar a cidade maldita mais uma vez? O mestre brasileiro do terror, Cesar Bravo, expande o próprio tempo e mostra que as raízes infernais de Três Rios são bem mais antigas e profundas do que poderíamos imaginar. Em DVD: Devoção Verdadeira a D., tudo está ultra conectado, com verdades e personagens que vão muito além da carne.

Quem ficou sem dormir por conta das visões perturbadoras de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue precisa se preparar. Bravo nos apresenta histórias ainda mais sangrentas, contos que se retroalimentam e se fundem, filhotes cruéis que nasceram no coração da terra faminta de Três Rios. O silêncio pandêmico ecoa diante de personagens tão reais quanto assustadores, e novos registros aterrorizantes se unem a outras obras da carreira do autor.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA O QUE DONALD RAY POLLOCK E CESAR BRAVO TÊM EM COMUM

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide