Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

O Universo Macabro de Cesar Bravo

Verdade, desafios e insanidade

27/06/2022

Um dos grandes mestres do horror nacional, Cesar Bravo mergulha em um universo macabro povoado por situações que nos fazem questionar moralidade e ensinamentos que foram aprendidos ao longo de nossas vidas. Com personagens que beiram a total insanidade, o autor desafia seus leitores pelas ruas de Três Rios, a cidade fictícia que emana pavor a cada nova história.

Bravo, que começou a carreira publicando contos na internet antes de selar o pacto com a DarkSide® Books, se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração de escritores e atravessa as barreiras da maldade, sempre com uma pegada de realidade. Em entrevista ao DarkBlog, o premiado autor explicou sobre o elo entre seus livros:

“A maldade humana não tem fim, então tenho um vasto material para explorar. A diferença está nos detalhes presentes nesses trabalhos anteriores (já ouviram aquela expressão: “O diabo mora nos detalhes?” Pois é…). Em Ultra Carnem a maldade está muito mais relacionada ao plano espiritual e em como demônios e outras entidades agem incitando e se aproveitando dos piores sentimentos humanos. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue a maldade está muito mais centrada no plano terreno, e até onde um ser humano é capaz de chegar quando está sob pressão, ou movido pela ganância. De certa forma, DVD: Devoção Verdadeira a D. mistura essas duas vertentes e deixa tudo mais colorido, reencontrando personagens anteriores e explorando novas formas de horror.”

LEIA TAMBÉM: CESAR BRAVO: “VHS E DVD SÃO COMO IRMÃOS GERADOS NA MESMA PLACENTA”

As histórias contadas por Bravo não são apenas fruto de sua imaginação. O autor viveu no noroeste paulista, onde se situa a sua Três Rios, e ouviu muitas das coisas que estão em seus livros. Os fragmentos de realidade que chegavam aos seus ouvidos foram expandidos para criar o horror que os leitores amam. 

Em outra entrevista ao DarkBlog, o autor comenta o que os leitores podem esperar de seus livros:

Verdade porque não sei escrever de outra forma — além de ter salpicado a ficção de VHS com boas doses de vida real. Desafios porque o horror de qualidade precisa testar a tenacidade humana, precisar impelir os leitores a irem além do lugar comum e mergulharem de cabeça na experiência do livro. E insanidade, bem… insanidade é tudo aquilo que foge à nossa compreensão. Nos textos, insanidade é meu nome do meio.”

LEIA TAMBÉM: CESAR BRAVO: “O HORROR DE QUALIDADE PRECISA TESTAR A TENACIDADE HUMANA”

Para quem ainda não mergulhou no universo de Bravo, a Caveira preparou um pequeno guia de viagem. Aproveite a estadia em Três Rios.

Ultra Carnem

O primeiro livro publicado pela Caveira conta com quatro histórias que despem o irreal e tem como elo um olhar sarcástico de quem observa o mundo e compreende que na disputa entre o Céu e o Inferno nós somos o prato principal. Narrativas insanas, repletas de pactos, demônios, conversas capciosas, sangue e socos na boca do estômago.

Expandindo em muito a mitologia já criada por Bravo, Ultra Carnem traz detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor. Além disso, o autor mostra até onde vai a fome de um homem desesperado pela fama ou por uma vida mais digna por direito. A caminhada segue sem pudores expondo a fragilidade de cada um de nós. Por fim, o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar os espertos. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno.

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície.

Continuando a saga pelo seu universo macabro, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.

DVD: Devoção Verdadeira a D.

Histórias de sangue sempre voltam para nos assombrar. Seremos devotos de D., confiando em sua palavra para visitar a cidade maldita mais uma vez? O mestre brasileiro do terror, Cesar Bravo, expande o próprio tempo e mostra que as raízes infernais de Três Rios são bem mais antigas e profundas do que poderíamos imaginar. Em DVD: Devoção Verdadeira a D., tudo está ultra conectado, com verdades e personagens que vão muito além da carne.

Quem ficou sem dormir por conta das visões perturbadoras de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue precisa se preparar. Bravo nos apresenta histórias ainda mais sangrentas, contos que se retroalimentam e se fundem, filhotes cruéis que nasceram no coração da terra faminta de Três Rios. O silêncio pandêmico ecoa diante de personagens tão reais quanto assustadores, e novos registros aterrorizantes se unem a outras obras da carreira do autor.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA O QUE DONALD RAY POLLOCK E CESAR BRAVO TÊM EM COMUM

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide