Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeDarkloveMagicae

Os Quatro Elementos na Bruxaria Natural

Descubra como as energias da terra, do fogo, da água e do ar se manifestam na sua vida

28/06/2021

Os quatro elementos estão presentes em tudo o que existe no universo. Eles são a mais pura expressão da força da natureza.

Cada um dos elementos se manifesta no plano físico em nosso planeta de diversas maneiras, desde pequenas e singelas aparições (como um cristal que você encontra em uma caminhada, um sopro de vento que movimenta as folhas secas do chão, uma chuva suave que cai lavando o céu, a chama de uma vela que traz luz) até poderosas demonstrações de poder (como as mais altas montanhas, um grande furacão que arranca tudo do chão, um tsunami que leva tudo para o fundo do mar e um vulcão que entra em erupção espalhando lava e cinzas).

Mas os quatro elementos são muito mais complexos do que suas manifestações mostram: Eles são ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, físicos e espirituais, e assim são responsáveis por manterem o equilíbrio entre os aspectos opostos e complementares que existem na natureza. Matéria e energia, vida e morte, criação e destruição, luz e trevas, equilíbrio e caos.

Eles estão presentes na natureza ao nosso redor, mas também estão presentes dentro de nós. Nossa saúde física, emocional, mental e espiritual se baseia na harmonia entre os quatro elementos e suas energias que fluem através de nós.

Como a autora Arin Murphy-Hiscock diz em seu livro Bruxa Natural: 

“Os quatro elementos formam os quatro pilares da compreensão que a bruxa natural tem do mundo ao nosso redor. O fluxo e a interação entre as quatro energias elementais básicas foram as fundações para a mudança, a transformação, o crescimento, a evolução e o desenvolvimento em nosso ambiente e em nossas vidas.”
— Arin Murphy-Hiscock —

Cada elemento possui uma vibração muito específica e uma bruxa natural aprende a trabalhar com eles com respeito e consciência, de modo a nunca tentar controlar ou manipular suas energias, mas sempre se conectando profundamente com sua essência, para trabalhar a sua magia e criar harmonia em sua vida e no mundo ao seu redor.

Quer aprender mais sobre os quatro elementos e assim fortalecer a sua conexão com o mundo natural? Então vem comigo descobrir os seus mistérios dentro da Bruxaria Natural.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

Terra

O elemento terra é encontrado na natureza nas montanhas, nas cavernas, nas pedras e cristais, nas plantas e no solo que abriga e nutre todos os seres vivos e que os recebe no momento de sua morte. O ventre da terra, solo sagrado por onde os animais caminham, que recebe as sementes e nutre os alimentos responsáveis por nossa vida, manifestando assim o amor da Mãe Terra por seus filhos. Em nós, o elemento terra se manifesta através da matéria que forma nossa estrutura e em nossas sensações.

Nosso corpo físico possui forma e estrutura graças a terra que forma os ossos e a carne. A terra também está presente em nossa pele e no tato, sentido que possibilita que possamos sentir o mundo ao nosso redor através das suas texturas e formas. É graças à terra que temos o corpo que abriga nosso espírito e que nos permite vivenciar as maravilhas da natureza, sentindo o mundo ao nosso redor. Em nossos corpos sutis (mental, emocional e espiritual), a terra traz a vibração da força, da estabilidade, da abundância e da nutrição. 

Na magia natural, a terra é um elemento considerado receptivo e passivo. Ela forma a base sobre a qual tudo o que existe possa se manifestar, incluindo os outros três elementos. Para uma bruxa natural, a terra representa a sua força e sua firmeza, que lhe permitem ter organização e foco para materializar neste mundo aquilo que desejar.

A terra também é capaz de transmutar as energias negativas e estagnadas que recebe em energias positivas e fluídas novamente assim como faz quando recebe uma folha morta, que se deteriora e se transforma em nutrientes para novas plantas.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

Créditos: Heri Kusdianto/ Getty Images Pro

Como se conectar com o Elemento Terra:

1. Trabalhe com a energia da terra em suas práticas através dos cristais e das ervas, flores e árvores;
2. Ande descalço sempre que possível, de preferência na terra ou na grama, para aterrar as suas energias;
3. Cultive um jardim da bruxa natural ou, caso não seja possível, tenha várias plantas e ervas em vasos espalhados por sua casa;
4. Medite com os seus cristais e acesse a energia cristalina da terra;
5. Pratique a culinária mágica e cozinhe receitas encantadas usando os alimentos que a terra oferece.

Água

O elemento água é encontrado na natureza nos rios, nos lagos, nas chuvas, nas cachoeiras e quedas, nos mares e oceanos. Ela é a fonte primaria da vida e sem ela nosso planeta não poderia abrigar a biodiversidade que conhecemos, pois, a água se encontra presente dentro de todos os seres vivos e é vital para nossa existência. Em nós, o elemento água se manifesta através da água presente em nosso interior e nas nossas emoções e sentimentos.

Em nosso corpo físico, a água está presente no interior de cada uma das nossas células, permitindo com que as reações bioquímicas possam ocorrer. A água está no nosso sangue que flui levando os nutrientes enquanto recolhe as impurezas, nas lágrimas que caem nos momentos de alegria e tristeza, na bolsa que se forma no ventre da mulher e que abriga uma nova vida e na umidade presente em todos os nossos órgãos. Em nossos corpos sutis (mental, emocional e espiritual), a água trabalha a vibração da emoção, dos sentimentos, da sensibilidade e da gentileza.

Na magia natural, a água é um elemento considerado receptivo e passivo. Para uma bruxa natural, a água representa a sua intuição, o seu subconsciente, a fluência e mudança constante dos aspectos da natureza e da vida.

A água também atua como uma condutora das energias presentes em um ser vivo ou ambiente, afinal, este é o único dos quatro elementos que retira a impurezas absorvendo-as para si. 

Créditos: Matt Hardy/ Pexels

Como se conectar com o Elemento Água:

1. Trabalhe com a magia da água em suas práticas através do uso de materiais que representem este elemento (como conchas naturais, areia da praia, um cálice com água, etc).
2. Transforme o seu banho diário um momento mágico ao criar uma conexão com a água. Mentalize que ela está purificando seu corpo em todos os níveis e levando embora qualquer energia negativa acumulada ao longo do dia.
3. Procure se banhar, sempre que possível, em fontes de água como um rio, uma cachoeira ou no mar para se integrar com a força do elemento água em seu ambiente natural. Se não for possível, um banho de chuva já ajudará.
4. Pratique exercícios de meditação e, se possível, experimente algum dia um esporte aquático como natação.
5. Use alguma forma de oráculo para trabalhar com a sua intuição e explorar o poder da sua mente subconsciente, acessando assim a sabedoria da natureza através dos conselhos que obter.

Ar

O elemento ar é encontrado na natureza nos ventos, nas nuvens, na brisa fresca, nos furacões e tufões, na neblina e no ar que simplesmente envolve todos os seres vivos e que está presente em toda a natureza. Em nós, o elemento ar se manifesta através da nossa respiração e da nossa mente e pensamentos.

Em nosso corpo físico, o ar entra e sai dos nossos pulmões trazendo oxigênio, que é transportado para cada uma de nossas células.  O ar também é o meio pelo qual as ondas sonoras viajam, permitindo assim que possamos escutar os diferentes sons e músicas da natureza. Ele se encontra nos aromas que sentimos e que nos transmitem tantas sensações. O cheiro que uma erva libera quando tocamos em suas folhas, o aroma da maresia quando nos aproximamos do oceano, o cheiro da terra molhada após a chuva, o perfume da pessoa que tanto amamos. Em nossos corpos sutis (mental, emocional e espiritual) o ar trabalha a vibração da comunicação, do intelecto, do conhecimento, da criatividade e da leveza. Para uma bruxa natural, o ar é o símbolo das ideias, da mente, das mudanças e da liberdade da natureza.

Na magia natural, o ar é um elemento considerado projetivo e ativo. Ele é a energia que move nossa mente e que ajuda a dar vida às ideias e aos pensamentos. Uma bruxa natural é capaz de expressar a sua essência e se comunicar com o mundo ao seu redor através do elemento ar. 

O ar é capaz de elevar as nossas intenções e desejos para o plano espiritual, por onde todas as energias, pensamentos e emoções transitam para chegarem em seus devidos lugares.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Créditos: microgen/ Getty Images Pro

Como se conectar com o Elemento Ar:

1. Trabalhe com a magia do ar em suas práticas através do uso de incensos naturais, da defumação com ervas e de óleos essenciais na aromaterapia.
2. Procure caminhar ao ar livre em parques, praças ou trilhas para respirar ar puro. Aproveite para sentir o vento bater no seu rosto e veja o movimento das nuvens no céu.
3. Tenha um sino dos ventos em casa para se conectar com o movimento do ar.
4. Pratique exercícios de respiração consciente e, se possível, experimente algum dia um esporte aéreo como paraquedismo e aeromodelismo.
5. Faça atividades que estimulem a sua mente e o seu raciocínio. Vale desde cursos e workshops (com temas que aprimorem o seu conhecimento) até jogos que envolvam lógica (como xadrez, palavras cruzadas ou sudoku).

Fogo

O elemento fogo é encontrado na natureza na luz do Sol que traz a vida, nos vulcões e na sua lava que percorre a terra trazendo destruição e renovação, no calor de uma fogueira que aquece o coração e na chama de uma simples vela que traz esperança.  Em nós, o elemento fogo se manifesta através da nossa energia e na nossa paixão, coragem e motivação.

Em nosso corpo físico, o fogo está presente na energia gerada por cada uma de nossas células e que permite com que possamos estar vivos e realizar nossas tarefas. Assim, o fogo pode ser chamado de “a chama da vida” pois ele é responsável por todo calor que o nosso corpo emite e pela energia que possibilita com que possamos nos levantar, andar, correr, falar, etc.  Em nossos corpos sutis (mental, emocional e espiritual) o ar trabalha a vibração da paixão, da coragem, da sexualidade e da transmutação. Para uma bruxa natural, fogo é o símbolo da fagulha de vida que está presente em toda a natureza, representando assim a sua motivação pessoal, os seus sonhos e metas, tudo aquilo que desperta a sua essência e que a move pelo mundo natural.

Na magia natural, o fogo é um elemento considerado projetivo e ativo. Ele é a energia incontrolável que traz destruição e limpeza por onde passa. O fogo é capaz de transmutar as energias negativas em positivas através do calor e da luz de suas chamas, que se elevam em direção aos céus despertando a renovação e a esperança.

Créditos: KennethBenjaminReed/ Getty Images

Como se conectar com o Elemento Fogo:

1. Trabalhe com a magia do fogo em suas práticas através do uso de velas, defumações ou queima de objetos no seu caldeirão, etc.
2. Procure tomar banho de Sol sempre que possível (mesmo que alguns minutos por dia) e aproveite para se conectar com este astro responsável por trazer energia e vida para a Natureza.
3. Um dia, procure ter a experiência de acender uma fogueira ou uma lareira e medite olhando as chamas do fogo, sentindo sua energia e calor.
4. Pratique exercícios físicos que sejam aeróbicos ou de competição pois estes estimulam a energia do Fogo (como uma corrida ou uma forma de luta)
5. Pratique a culinária mágica e cozinhe receitas encantadas usando as chamas do fogão ou o calor do fogo para transformar os alimentos que a terra oferece.

LEIA TAMBÉM: 5 PEQUENAS ATITUDES PARA REVERENCIAR A NATUREZA

Créditos: igoor1/ Getty Images

Nesta matéria do DarkBlog você descobriu toda a magia dos quatro elementos que são uma das bases da Bruxaria Natural. Se você sentiu o chamado de trilhar o caminho natural e deseja se conectar mais profundamente com os quatro elementos da natureza, no livro Bruxa Natural você irá descobrir mais práticas e exercícios para perceber como a energia de cada um deles influencia a sua vida e a maneira como interage com o mundo ao seu redor.

Sobre Amanda Celli

Avatar photoAmanda Celli é uma bruxa e bióloga que honra a Deusa e encontra sua presença sagrada em cada erva e alimento. Ela é a criadora do Tempero de Bruxa e tem a missão de ensinar as pessoas a antiga arte da bruxaria natural e da culinária mágica através do uso das energias das ervas e dos alimentos. Conheçam mais o seu trabalho acessando o Instagram @temperodebruxa

13 Comentários

  • Miguelzzim

    23 de outubro de 2021 às 00:57

    Perfeito agora posso me conectar ao mundo obrigado

  • Márcia

    25 de janeiro de 2022 às 16:23

    Essa matéria me explica o momento que Estou passando. Gratidão por você e ao universo.

  • Vera

    26 de fevereiro de 2022 às 18:34

    Agradeço pelas informações. Auxílio para nós conectar com a energia dos 4 elementos.

  • Márcia Bento

    7 de abril de 2022 às 10:53

    Tudo muito interessante fiquei com vontade de aprender mais.

  • Amanda

    1 de setembro de 2022 às 16:58

    Estou estudando o caminho da bruxa natural solitária ja tem um ano e meio e estou amando…..

  • Paloma

    13 de janeiro de 2023 às 19:09

    Eu quero ser uma bruxa ,e quero realmente aprender como pensar sentir a sensação de como movimenta algo

  • Luana

    10 de março de 2023 às 17:33

    Eu treino e estudo para ser uma bruxa solitária e estou adorando todas as matérias que leio aqui

  • Márcia

    16 de setembro de 2023 às 22:03

    gratidão pela matéria, Me esclareceu muito.

  • SolangePugas

    7 de outubro de 2023 às 06:59

    muito bm gostei

  • Joao Carlos Dinato

    5 de dezembro de 2023 às 22:12

    Assisti vários vídeos da Amanda. Isto me fez ficar namorando o livro, mas estou ainda estudando a Magia cerimonial. Gostei das explicações.

  • Joaquim

    19 de fevereiro de 2024 às 23:34

    Matéria muito útil! Sou um bruxo adolescente começando agora e me ajudou demais

  • Cristine

    24 de março de 2024 às 13:55

    Muita clareza nas explicações, tornando o assunto muito interessante que despertou minha curiosidade. Obrigada

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide