Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

Parasite: Ele vai grudar em você!

Um filme que vai se alojar sob a sua pele

20/10/2023

Verdade seja dita, poucas coisas conseguem ser mais assustadoras — e perturbadoras — do que a profanação de nossos templos de carne, nossos corpos. Vermes, micoses, bactérias, fungos, seres de outros planetas, parasitas. E não. Não estamos falando de metáforas ou alegorias sul-coreanas do cinema moderno (brilhantes inclusive). Estamos falando das coisas que entram por nossa pele.

LEIA TAMBÉM: ALONE IN THE DARK: DELÍRIO, PARANOIA E REDENÇÃO

Parasite (graças aos deuses do VHS rebatizado por aqui de O Parasita, sem maiores distorções) chegou ao mundo em 1982, pelas mãos insistentes — e econômicas — de Charles Band. Com um elenco discreto, você pode ter uma pequena crise de ansiedade ao reconhecer o nome de Demi Moore nos créditos de abertura, e sim, é ela mesma. Mas não se empolgue demais.

parasite

Assim que o título é anunciado em uma combinação incômoda de tons de verde e vermelho (essas cores quando estão juntas desconcertam nossas percepções, pergunte a Wes Craven e Freddy Krueger se não acreditam em mim), o filme nos deixa apreensivos. E Parasite segue aumentando as apostas com um homem amarrado a uma maca; nosso amigo aparentemente sofre dores horríveis e/ou está sendo torturado. Paralelamente, um cientista médico analisa células que se parecem com protozoários, e possivelmente são expelidas por algumas larvas que estão por perto, também em análise. Não são larvas pequenas, mas seres oleosos, untados por gosma, coisinhas afiladas absolutamente nojentas. E na próxima sequência a coisa está dentro do homem, como em um pesadelo, ansiosa para ganhar o mundo irrompendo por sua carne e dilacerando os músculos e ossos que encontrar pelo caminho.

parasite

É um início de filme bastante perturbador, que de certa forma pretende nos preparar para o que ainda iremos encontrar.

LEIA TAMBÉM: CELLAR DWELLER: QUANDO A IMAGINAÇÃO SE TORNA UM RISCO

O estado de tensão se mantém constante enquanto acompanhamos nosso amigo cientista até uma comunidade abandonada. Não é possível compreender exatamente do que se trata o lugar, mas ele é cercado por cercas e arames, lembrando um tipo de área militar ou comunidade fechada. É nesse lugar que descobrimos que estamos em uma distopia, e que nosso companheiro de viagem, Paul Dean, carrega uma arma laser. As outras pessoas que Paul encontra oscilam entre a normalidade e uma selvageria descontrolada, quase demente. Seu mundo parece ter perecido frente a alguma catástrofe, e mesmo o sistema monetário involuiu a metais preciosos (como prata) e outros produtos valiosos (joias, relógio, ou itens raros — como batons).

parasite

Paul Dean segue viagem até um vilarejo chamado Joshua, que mantém o ar abandonado, apocalíptico do filme. Ainda não entendemos exatamente o que ele está buscando (ao que tudo indica uma cura para o parasita que carrega), mas é interessante a maneira cadenciada como o longa se propõe a avançar. Basicamente estamos nesse mundo hostil, que pereceu sob uma hecatombe atômica. Nesse mundo corrompido, as gangues violentas estão forçando o comando, roubando e se impondo, e em sua oposição estão os pequenos lojistas e pessoas como Patricia Welles, a “Patty”, interpretada por Demi Moore. Também existe essa corporação misteriosa, que ao que tudo indica está no encalço de Paul Dean e com o que ele transporta em segredo.

demi moore em parasite

Depois de uma briga entre Paul e a gangue local de Joshua, os delinquentes decidem abrir uma unidade de contenção do médico. É quando o parasita se revela pela primeira vez, saltando do recipiente para o peito de um dos rapazes e o fazendo gritar em agonia. O ser é uma espécie de sanguessuga, mas é grande como um gato e possui uma pele grossa que lembra a de um anfíbio. Depois que ele se adere, não há como tirar.

parasite

Após o ataque, o parasita permanece grudado no rapaz, e Paul acaba levando uma surra como recompensa. Desacordado, o médico é resgatado e salvo por Patty, que continua sendo a principal personagem positiva do filme.

Parasite tem muitos pecados de roteiro e produção, algumas atuações passam longe do razoável, mas esse é um filme interessante também pelos erros e pela discrepância entre seus personagens. Em um mesmo mundo devastado você tem pequenos negociadores, pessoas boas, assaltantes, assassinos e pessoas ricas e ansiosas por mais poder — que continuam sendo a casta mais prejudicial e perigosa de uma sociedade. Essas pessoas poderosas levam o nome de comerciantes no filme.

Os efeitos práticos nas cenas mais sangrentas são simples, mas cumprem seu papel bem o suficiente para nos deixar desconfortáveis. Já os efeitos das criaturas, dos parasitas, são bastante eficientes. Mesmo os parasitas com dentes e o tamanho de um Shih Tzu são bem feitos (mas me digam depois que assistirem).

parasite

Outro ponto interessante do filme é a relação entre a indústria farmacêutica, os empresários e o governo, que parecem ter se associado de uma maneira indissolúvel. As motivações para a criação desse novo parasita não ficam totalmente claras, mas você formará sua própria teoria depois de assistir o filme. O que se sabe é que quando essa coisa se reproduz, ela lança esporos no ar, e as sementes de parasitas contaminarão quem respirar ou tocar nelas. As diferentes camadas dos personagens “maus” também são um ponto a favor, e logo percebemos que em um mundo como o de Parasite, se importar demais com os outros pode colocar em risco sua própria vida.

parsasite

Agora nosso conselho é que você se deixe parasitar por essa produção e aperte bem depressa esse play. Como um bônus, caso você tenha por aí alguns óculos 3D das vidas passadas, pode tentar usá-los para assistir esse filme, diz a lenda que os efeitos são quase bacanas.

E a gente não esqueceu de lançar alguns esporos no trailer! Só conferir!

LEIA TAMBÉM: THE CURSE: ESTÁ NA ÁGUA! (E ESSA É UMA PÉSSIMA NOTÍCIA)

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Amplificador + Brinde Exclusivo
R$ 69,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Medicina Macabra 3 + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesListas

10 Histórias em que adultos precisam confrontar o passado

Dizem que o passado sempre encontra uma forma de voltar para nos assombrar....

Por DarkSide
CuriosidadesDarkloveMagicae

Conheça os nomes e significados da Lua Cheia ao longo do ano

Você não precisa ser bruxa ou jovem místico para se encantar sempre que a Lua Cheia...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelMedo Clássico

O que era a Ordem do Dragão

Se você é fã de Drácula com certeza já se deparou com o nome de Vlad III. Mais...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Não, Cillian Murphy não estará em Extermínio: A Evolução

Houve quem jurasse ter visto o cabelinho e as maçãs do rosto pronunciadas de Cillian...

Por DarkSide
FilmesNovidades

40 Filmes de terror que estreiam em 2025 para ficar de olho

Nada como começar um novo ano com muitas metas, otimismo e, claro, muito terror! E...

Por DarkSide