Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

Parasite: Ele vai grudar em você!

Um filme que vai se alojar sob a sua pele

20/10/2023

Verdade seja dita, poucas coisas conseguem ser mais assustadoras — e perturbadoras — do que a profanação de nossos templos de carne, nossos corpos. Vermes, micoses, bactérias, fungos, seres de outros planetas, parasitas. E não. Não estamos falando de metáforas ou alegorias sul-coreanas do cinema moderno (brilhantes inclusive). Estamos falando das coisas que entram por nossa pele.

LEIA TAMBÉM: ALONE IN THE DARK: DELÍRIO, PARANOIA E REDENÇÃO

Parasite (graças aos deuses do VHS rebatizado por aqui de O Parasita, sem maiores distorções) chegou ao mundo em 1982, pelas mãos insistentes — e econômicas — de Charles Band. Com um elenco discreto, você pode ter uma pequena crise de ansiedade ao reconhecer o nome de Demi Moore nos créditos de abertura, e sim, é ela mesma. Mas não se empolgue demais.

parasite

Assim que o título é anunciado em uma combinação incômoda de tons de verde e vermelho (essas cores quando estão juntas desconcertam nossas percepções, pergunte a Wes Craven e Freddy Krueger se não acreditam em mim), o filme nos deixa apreensivos. E Parasite segue aumentando as apostas com um homem amarrado a uma maca; nosso amigo aparentemente sofre dores horríveis e/ou está sendo torturado. Paralelamente, um cientista médico analisa células que se parecem com protozoários, e possivelmente são expelidas por algumas larvas que estão por perto, também em análise. Não são larvas pequenas, mas seres oleosos, untados por gosma, coisinhas afiladas absolutamente nojentas. E na próxima sequência a coisa está dentro do homem, como em um pesadelo, ansiosa para ganhar o mundo irrompendo por sua carne e dilacerando os músculos e ossos que encontrar pelo caminho.

parasite

É um início de filme bastante perturbador, que de certa forma pretende nos preparar para o que ainda iremos encontrar.

LEIA TAMBÉM: CELLAR DWELLER: QUANDO A IMAGINAÇÃO SE TORNA UM RISCO

O estado de tensão se mantém constante enquanto acompanhamos nosso amigo cientista até uma comunidade abandonada. Não é possível compreender exatamente do que se trata o lugar, mas ele é cercado por cercas e arames, lembrando um tipo de área militar ou comunidade fechada. É nesse lugar que descobrimos que estamos em uma distopia, e que nosso companheiro de viagem, Paul Dean, carrega uma arma laser. As outras pessoas que Paul encontra oscilam entre a normalidade e uma selvageria descontrolada, quase demente. Seu mundo parece ter perecido frente a alguma catástrofe, e mesmo o sistema monetário involuiu a metais preciosos (como prata) e outros produtos valiosos (joias, relógio, ou itens raros — como batons).

parasite

Paul Dean segue viagem até um vilarejo chamado Joshua, que mantém o ar abandonado, apocalíptico do filme. Ainda não entendemos exatamente o que ele está buscando (ao que tudo indica uma cura para o parasita que carrega), mas é interessante a maneira cadenciada como o longa se propõe a avançar. Basicamente estamos nesse mundo hostil, que pereceu sob uma hecatombe atômica. Nesse mundo corrompido, as gangues violentas estão forçando o comando, roubando e se impondo, e em sua oposição estão os pequenos lojistas e pessoas como Patricia Welles, a “Patty”, interpretada por Demi Moore. Também existe essa corporação misteriosa, que ao que tudo indica está no encalço de Paul Dean e com o que ele transporta em segredo.

demi moore em parasite

Depois de uma briga entre Paul e a gangue local de Joshua, os delinquentes decidem abrir uma unidade de contenção do médico. É quando o parasita se revela pela primeira vez, saltando do recipiente para o peito de um dos rapazes e o fazendo gritar em agonia. O ser é uma espécie de sanguessuga, mas é grande como um gato e possui uma pele grossa que lembra a de um anfíbio. Depois que ele se adere, não há como tirar.

parasite

Após o ataque, o parasita permanece grudado no rapaz, e Paul acaba levando uma surra como recompensa. Desacordado, o médico é resgatado e salvo por Patty, que continua sendo a principal personagem positiva do filme.

Parasite tem muitos pecados de roteiro e produção, algumas atuações passam longe do razoável, mas esse é um filme interessante também pelos erros e pela discrepância entre seus personagens. Em um mesmo mundo devastado você tem pequenos negociadores, pessoas boas, assaltantes, assassinos e pessoas ricas e ansiosas por mais poder — que continuam sendo a casta mais prejudicial e perigosa de uma sociedade. Essas pessoas poderosas levam o nome de comerciantes no filme.

Os efeitos práticos nas cenas mais sangrentas são simples, mas cumprem seu papel bem o suficiente para nos deixar desconfortáveis. Já os efeitos das criaturas, dos parasitas, são bastante eficientes. Mesmo os parasitas com dentes e o tamanho de um Shih Tzu são bem feitos (mas me digam depois que assistirem).

parasite

Outro ponto interessante do filme é a relação entre a indústria farmacêutica, os empresários e o governo, que parecem ter se associado de uma maneira indissolúvel. As motivações para a criação desse novo parasita não ficam totalmente claras, mas você formará sua própria teoria depois de assistir o filme. O que se sabe é que quando essa coisa se reproduz, ela lança esporos no ar, e as sementes de parasitas contaminarão quem respirar ou tocar nelas. As diferentes camadas dos personagens “maus” também são um ponto a favor, e logo percebemos que em um mundo como o de Parasite, se importar demais com os outros pode colocar em risco sua própria vida.

parsasite

Agora nosso conselho é que você se deixe parasitar por essa produção e aperte bem depressa esse play. Como um bônus, caso você tenha por aí alguns óculos 3D das vidas passadas, pode tentar usá-los para assistir esse filme, diz a lenda que os efeitos são quase bacanas.

E a gente não esqueceu de lançar alguns esporos no trailer! Só conferir!

LEIA TAMBÉM: THE CURSE: ESTÁ NA ÁGUA! (E ESSA É UMA PÉSSIMA NOTÍCIA)

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Amplificador + Brinde Exclusivo
R$ 69,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Medicina Macabra 3 + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

O que é teoria e o que é fato sobre a morte da princesa Diana

Tragédias que ganham os noticiários mundiais costumam vir carregadas de teorias...

Por DarkSide
Crime ScenePerfilProfissionais da Morte

Você sabe o que faz uma limpadora de traumas? Conheça Sandra Pankhurst

Você sabe o que faz um limpador de traumas? Não, não estamos falando de nenhum tipo...

Por DarkSide
Crime SceneEntrevista

Predador Americano: autora levou seis anos e gastou 30 mil dólares para investigar Israel Keyes

Como jornalista e fã do ofício, adoro ler livros escritos pelos meus colegas. ...

Por Liv Brandão
CuriosidadesDarklove

Lendas Japonesas: Quem são kitsune e tanuki?

O folclore japonês é povoado por criaturas mágicas que há muito nos fascinam por...

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Substance: O elogiado filme que mistura O Médico e o Monstro e Showgirls

“Visionário feminista sobre terror corporal”, “filme cruel e...

Por DarkSide