Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneCuriosidades

Qual a relação de Ted Bundy com As Fitas de Poughkeepsie

Filme de found footage é inspirado em eventos reais

03/03/2023

O terror found footage mexe com o imaginário popular justamente por criar a ilusão de que o que estamos assistindo é um evento real. Funcionou com A Bruxa de Blair, com Atividade Normal e agora voltou a despertar a curiosidade das pessoas com As Fitas de Poughkeepsie.

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR FOUND FOOTAGE ATERRORIZANTES

O longa foi lançado oficialmente em 2007 no Tribeca Film Festival e estava programado para um lançamento nos cinemas pela MGM em 2008. No entanto, acabou sendo removido da programação da distribuidora, apesar de já ter sido divulgado na época. O motivo? Ser assustador demais.

Por causa disso, As Fitas de Poughkeepsie ficou sete anos sem qualquer tipo de exibição, até ser lançado para um serviço de vídeos sob demanda da DirecTV em 2014. Porém, o longa saiu do ar em menos de um mês, porque a MGM ainda cogitava um lançamento mais amplo, que também não aconteceu.

Com essas indefinições de lançamentos, o filme acabou passando quase dez anos banido de qualquer tipo de exibição, sendo lançado em DVD e Blu-Ray somente em 2017. Até mesmo hoje em dia é difícil encontrá-lo em serviços de streaming.

as fitas de poughkeepsie
Imagem: Divulgação

Lá em 2007, o site Bloody Disgusting considerou o filme uma das melhores produções independentes do ano, descrevendo-o como “assustador, horripilante, enervante, bizarro e muito desconfortável de assistir”. Recentemente, o longa viralizou no TikTok em rankings dos filmes mais assustadores dos anos 2000.

Realidade ou ficção?

As Fitas de Poughkeepsie é um found footage sinistro que é amplamente fictício, mas que buscou influências de muitos serial killers reais e casos verdadeiros de assassinatos. O diretor John Erick Dowdle divulgou o filme como sendo completamente baseado em eventos reais para atrair o público, alegando que tudo ocorreu em um porão na cidade de Poughkeepsie, no estado de Nova York.

LEIA TAMBÉM: DARKBLOG ENTREVISTA KIM HENKEL, DE O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA

Apesar da maioria das campanhas de marketing dos filmes de found footage informarem audiências de que elas estão prestes a presenciar algo quase que completamente real, As Fitas de Poughkeepsie é falso em quase sua totalidade, com apenas alguns traços de realidade utilizados por Dowdle para criar um dos assassinos mais aterrorizantes do gênero.

O longa acompanha uma equipe de investigadores discutindo sobre as gravações que o assassino teria guardado de lembrança, como uma macabra recordação de cada assassinato. A investigação encontrou 800 fitas de vídeo escondidas no porão de uma casa alugada. Conforme os detetives mergulham na mente sinistra do assassino, são conduzidos a um caminho muito mais perturbador do que esperavam.

as fitas de poughkeepsie
Imagem: Divulgação

A produção foi completamente influenciada por assassinos em série reais e em filmagens amadoras violentas, conhecidas por snuff films, que em muitos casos contêm cenas de homicídio. O filme Holocausto Canibal, por exemplo, é considerado um snuff film fictício por causa do amplo uso de tortura corporal, assassinatos e canibalismo.

Onde Ted Bundy entra na história?

Como a Caveira já avisou, o filme não apresenta crimes reais, mas se inspirou neles. Um dos casos que serviu de base foi o do serial killer Ted Bundy. Em As Fitas de Poughkeepsie, os detetives o entrevistam na esperança de conseguir algum insight sobre o padrão do assassino que pudesse ajudar a solucionar o caso.

Para surpresa de todos, o serial killer se dispõe a ajudá-los a encontrar um motivo para os crimes, perguntando quando o assassino atacava sexualmente as vítimas. Bundy tinha como principal alvo mulheres, tal qual o assassino de As Fitas de Poughkeepsie. Detalhes do caso real podem ser conferidos no livro Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, escrito por Ann Rule, ex-colega de Bundy.

Coincidentemente ou não, o Ted Bundy da vida real também ofereceu sua cooperação com a polícia para ajudar em uma investigação: a do Assassino de Green River. Ele enviou cartas ao investigador Robert Keppel — que havia iniciado a carreira justamente no caso Bundy — dizendo que queria contribuir com a investigação.

Através de entrevistas presenciais, ele ofereceu a sua opinião sobre a psicologia, as motivações e o comportamento do assassino. Apesar de ter acertado em muitos aspectos, foram necessários outros 17 anos até que Gary Ridgway, o Assassino de Green River, fosse descoberto. Esse caso é o tema da graphic novel Green River Killer: A Longa Caçada a um Psicopata, escrita por Jeff Jensen, filho de um dos detetives do caso.

Por mais assustador que As Fitas de Poughkeepsie possa ser, ainda não se compara ao terror real causado por esses assassinos.

LEIA TAMBÉM: O QUE O GREEN RIVER KILLER, TED BUNDY E HANNIBAL LECTER TÊM EM COMUM?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • adriano

    29 de junho de 2023 às 18:07

    filme muito fraco. passou longe de ser perturbador.

  • Fernanda Guedes

    3 de agosto de 2023 às 22:08

    também achei bem fraquinho…
    Eu sou fã de terror há muito tempo e não vi nada de horripilante, enervante e tal. E tá na cara que é um mockumentary. Não duvidei nem por um segundo…

  • Camila

    21 de fevereiro de 2024 às 15:53

    O filme é muito bom, tive que pesquisar para saber se realmente não era real. Mas é sim chocante e angustiante

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cruel: Índice da Maldade + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide