Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesSéries

Quando a fama se torna uma história de terror

Filmes e séries que mostram o lado sombrio do sucesso

07/06/2023

Hollywood a-do-ra uma metalinguagem. Filmes e séries de TV sobre os bastidores da indústria televisiva costumam fazer sucesso por lá. E, nisso, ganham uma espécie de subgênero: as produções que falam sobre o lado sombrio da fama

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR COM PLOT TWISTS ASSOMBROSOS

Abaixo, listei produções que mostram a fama como uma história de terror:

Audição: O Teste Decisivo (1999)

Baseado numa das obras mais perturbadoras de Ryū Murakami (e publicada pela Caveira), com temas como misoginia, feminismo, abuso, traumas e tortura, Audição chegou aos cinemas pelas mãos do cineasta Takashi Miike. Foi um clássico instantâneo, entrando para a listinha de preferidos de nomes como Quentin Tarantino e Rob Zombie.

audição

No longa, sete anos após a morte de sua esposa, um executivo (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz para um papel. Ele se encanta pela atriz e bailarina Asami Yamazaki (Eihi Shiina), a última a participar do teste que dá nome ao filme. Os dois começam uma série de joguinhos de sedução, mas ele mal sabe que ela carrega histórias sombrias

LEIA TAMBÉM: TAKASHI MIIKE, O CINEASTA MAIS TRANSGRESSOR DO JAPÃO

Louca Obsessão (1990)

Há quem diga que essa é a história mais assustadora a ter saído da cabecinha de Stephen King. Pois imagina só: e se você fosse um autor famoso e sofresse um terrível acidente de carro no meio do nada e a única pessoa que sabe que você está vivo seja sua autoproclamado fã número um? Kathy Bates mereceu demais o Oscar por sua atuação desequilibrada, cheia de raiva e perturbadoramente educada como Annie Wilkes neste filme dirigido por Rob Reiner.

louca obsessão

Enxame (2023)

O que você faria para defender seu maior ídolo? Falar muito no Twitter? Brigar com desconhecidos numa mesa de bar? Ou mesmo… matar? Por favor, não entenda mal, não é para sair exterminando os detratores da pessoa que você mais admira no mundo. É que essa é exatamente a trama de Enxame, minissérie de Donald Glover que chegou este ano ao Prime Video.

enxame
Prime Video/Divulgação

Donald, que é a mente por trás da genial série Atlanta e do igualmente excelente projeto musical Childish Gambino, juntou a TV à música para contar a história de uma fã que passa dos limites para proteger seu ídolo. O thriller psicológico cheio de sangue (e humor) é assumidamente inspirado no Beyhive, o fandom de Beyoncé — aqui tratado quase como uma seita — que na série vira Ni’Jah (e tem até um bom EP disponível nas plataformas digitais).

O que terá acontecido a Baby Jane? (1962)

Tem gente que tem a pachorra de não considerar esse filme uma obra de terror, mas acompanha comigo: na obra dirigida por Robert Aldrich (baseada no livro O que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell, lançado aqui pela DarkSide® Books) duas irmãs próximas à terceira idade, ex-estrelas mirins, sofrem com a decadência e o ostracismo. Jane (Bette Davis) é uma idosa amargurada, ranzinza e visivelmente atormentada pelo passado, cheia de altos e baixos. Já Blanche (Joan Crawford), se locomove em uma cadeira de rodas após um trágico acidente e depende dos cuidados nada cuidadosos da irmã. 

Baby Jane deu origem ao que ficou conhecido como Hagsploitation

A história é tão bizarra que bastidores conturbados da produção viraram a série Feud, de Ryan Murphy, contando a relação nada amistosa entre Bette Davis e Joan Crawford, duas das maiores estrelas do cinema da época.

Demônio de Neon (2016)

No filme de Nicolas Winding Refn, Jesse (Elle Fanning) é uma bela jovem de 18 anos que vai tentar a sorte como modelo em Los Angeles. Após tirar algumas fotos mórbidas com um fotógrafo promissor, ela acaba contratada por uma conceituada agência de modelos. E lá ela sofre o pão que o diabo amassou por causa da pressão estética. Ingênua, Jesse tem que lidar com o ego das colegas e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que tem intenções misteriosas. E é daí que vem o terror do filme, que conta ainda com o superastro Keanu Reeves e Christina Hendricks, de Mad Men.

Demônio de Neon
Divulgação / Space Rocket Nation

Pânico 2, 3 e 4 (1997, 2000 e 2011)

A fama também se tornou um problema para Sidney Prescott (Neve Campbell) após os eventos do primeiro Pânico. Os assassinatos do primeiro filme chegaram ao público graças ao livro da repórter Gale Weathers (Courteney Cox), que foi adaptado para um filme chamado Stab. As outras duas sequências seguem aproveitando a fama do caso, que rendeu sequências de Stab e um livro escrito pela própria sobrevivente — mas que também desencadeou uma onda de novos Ghostfaces por aí.

pânico 4
Dimension Films/Divlgação

LEIA TAMBÉM: ENXAME: DONALD GLOVER TRANSFORMA FANDOM DE BEYONCÉ EM SÉRIE DE TERROR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Juraci jusee

    15 de junho de 2023 às 13:28

    Super matéria !!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Audição + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Pequenas Realidades + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide