Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkside

Quem foi Medusa na mitologia

Conheça as origens e o legado monstruoso da personagem

22/01/2024

Com serpentes no lugar dos cabelos e um olhar capaz de transformar em pedra qualquer um que olhasse diretamente para ela, Medusa é uma personagem famosa da mitologia grega. Ora, vamos ser francos. Ela é uma das criaturas monstruosas mais icônicas da Grécia Antiga, ao lado de outros personagens lendários como o Minotauro, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: 7 INFLUÊNCIAS DA MITOLOGIA GREGA NOS QUADRINHOS

O fato é que a Medusa não apenas povoou histórias épicas dos gregos antigos. Ela também aparece na nossa cultura em filmes, séries de televisão e livros. O monstro de cabelos de serpente já foi interpretado várias vezes, inclusive por atrizes famosas como Uma Thurman e até ganhou um Funko Pop em sua homenagem. Que outros personagens mitológicos podem dizer que alcançaram um feito desses, hein? 

medusa funko

No entanto, por mais que sejamos capazes de reconhecer a Medusa rapidamente, não sabemos muito sobre quem ela foi. Na verdade, sabemos muito mais como ela foi derrotada por Perseu do que sua história de origem. E acredite quando dizemos que é uma baita história de origem, viu? 

Pensando nisso, a Caveira mergulhou fundo em Origens da Mitologia da pesquisadora Anette Giesecke, uma enciclopédia de A a Z sobre deuses e deusas, heroínas e heróis, ninfas, espíritos, lugares e é claro, monstros, para contar um pouquinho sobre quem foi Medusa na mitologia e por que sua história é tão trágica. 

origens da mitologia

A Caveira adverte: não seremos responsáveis por leitores transformados em pedra durante esse texto. 

Antes das serpentes

Segundo as histórias gregas, Medusa havia sido uma bela e vaidosa mulher, assim como uma dedicada sacerdotisa do templo da deusa olimpiana, Atena. Em dado momento, quando Atena e Poseidon disputavam a cidade de Atenas, ela passou a ser perseguida pelo deus dos mares. 

Depois de inúmeras investidas românticas, Medusa finalmente cedeu aos encantos e se deitou com Poseidon no santuário de Atena. Em algumas versões da história, os detalhes são diferentes e isso infelizmente aconteceu contra a vontade da jovem sacerdotisa.

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

No entanto, seu desfecho foi trágico do mesmo jeito. Atena ficou enraivecida ao descobrir que sua sacerdotisa havia a desrespeitado e profanado seu templo. Seja por inveja da beleza de Medusa ou para puni-la pelo ato, a deusa da guerra a transformou em um monstro horrendo com cabelos de serpente e um semblante capaz de transformar qualquer um em pedra. 

escultura medusa

Com raiva dos homens por ter sido seduzida e com raiva das mulheres por ter sido transformada em uma criatura assombrosa, Medusa se retirou para um covil afastado e solitário, o qual foi adornado com estátuas de pedras de suas vítimas. O local exato em que ela residia variava bastante de relato para relato. Alguns autores afirmam que era em Cistene, enquanto outros apontam para uma região que atualmente corresponde à Líbia. 

A Medusa que conhecemos

A Medusa que conhecemos e que habita as histórias fantásticas dos heróis gregos foi uma das górgonas presentes na mitologia. As górgonas eram criaturas medonhas e escamosas. Monstros de aparência feminina que tinham o poder de transformar em pedra aqueles que as fitassem diretamente. Com serpentes vivas e venenosas no lugar dos cabelos, elas tinham garras enormes e dentes afiados. 

Segundo algumas versões presentes na mitologia grega, Medusa era justamente uma das três irmãs górgonas, junto com Esteno e Euríale. Elas seriam descendentes das deidades do mar, Fórcis e Ceto. Contudo, Medusa seria a única mortal do trio e por essa razão Perseu foi enviado para decepar sua cabeça. 

MEDUSA

O encontro com Perseu

A aparição mais conhecida de Medusa aparece justamente no mito que narra sua morte pelas mãos de Perseu, filho de Zeus e da princesa Dânae, filha de Acrísio, rei da cidade grega de Argos. Segundo o mito, Dânae foi aprisionada em uma câmera de bronze — enterrada e impenetrável — pelo próprio pai, após este saber por um oráculo que seria morto pelo próprio neto.

Isso obviamente não impediu Zeus, que, disfarçado como uma chuva de ouro, invadiu o recinto e engravidou Dânae, que deu à luz a Perseu. Acrísio, então, colocou os dois em um baú e os lançou ao oceano. Felizmente, mãe e filho foram resgatados por Díctis, um pescador local, que criou o jovem Perseu.

Mas afinal, o que tudo isso tem a ver com a Medusa? Calma, já vamos voltar a ela. 

Quando adulto, Perseu recebeu uma missão de Polidecto, rei da ilha de Séfiro e irmão de Díctis. Polidecto havia ficado encantado com Dânae e, procurando se ver livre de Perseu, o enganou para que lhe trouxesse um presente de casamento. No entanto, não era um presente de casamento qualquer. Era algo que outro mortal jamais havia conseguido trazer: a cabeça da górgona Medusa

Perseu embarcou nessa jornada contando com a ajuda dos deuses Hermes e Atena, e das Ninfas do Norte. Hermes lhe forneceu uma foice, Atena um escudo polido — essencial para que usasse como espelho e não olhasse direto para as górgonas — e as Ninfas um par de sandálias aladas e um elmo mágico, que o deixava invisível. 

perseu e medusa

Por fim, Perseu localizou o esconderijo de Medusa. Usando o elmo que o tornava invisível, ele cortou sua cabeça enquanto dormia. Com suas sandálias aladas, o herói foi rapidamente para longe, escapando da ira das outras górgonas e levando a cabeça decepada na bolsa. Ele então voltou para seu reino e transformou o rei Polidecto em pedra, entregou o reino a Díctis e presenteou a deusa Atena com a cabeça de Medusa.

Legado monstruoso

Engana-se quem acha que a história da Medusa acaba com sua morte. Quando Perseu cortou sua cabeça, surgiram de seu pescoço seus filhos — já crescidos — com Poseidon: Pégaso, o famoso cavalo alado, e Crisaor, uma monstruosa criatura. 

Segundo o poeta Eurípides, a deusa Atena forneceu duas gotas do sangue de Medusa ao rei ateniense Erictônio. Uma gota seria capaz de curar doenças enquanto a outra seria letal. Em outra versão, Atena teria dado uma parte do sangue a Asclépio, deus da cura, como uma forma de curar doenças e restaurar a vida. 

Além de adornar o escudo da deusa Atena, com o tempo a cabeça de Medusa se tornou um símbolo de proteção, sendo usada em um amuleto contra o mau agouro conhecido como gorgonião,. O mito ficou tão popular na Grécia Antiga que passaram a ser realizadas inúmeras representações da górgona. Esculturas, gravuras e pinturas decoravam os templos com o objetivo de afastar os espíritos malignos. Uma das mais famosas gravuras de Medusa encontrava-se justamente no Templo de Ártemis, considerado uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. 

Serpentes em todos os lugares

De monstro da mitologia grega a bonequinho Funko, não existem limites para Medusa e seu olhar petrificante. No meio disso, a górgona até foi retratada pelo pintor italiano Caravaggio em suas telas Medusa, pintadas no final do século XVI. Ela também empresta sua figura ao brasão da grife italiana Versace. É muita fama e renome, não é mesmo?

medusa

Não importa como nem onde, uma coisa é certa: a história desta trágica e monstruosa criatura continua nos fascinando até os dias atuais.

LEIA TAMBÉM: 12 FILMES PARA CONHECER A MITOLOGIA GREGA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Conceição de Maria Gadelha de Lima

    27 de janeiro de 2024 às 17:14

    A Darkside é meu número desde que a conheci.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Origens da Mitologia + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

O que é teoria e o que é fato sobre a morte da princesa Diana

Tragédias que ganham os noticiários mundiais costumam vir carregadas de teorias...

Por DarkSide
Crime ScenePerfilProfissionais da Morte

Você sabe o que faz uma limpadora de traumas? Conheça Sandra Pankhurst

Você sabe o que faz um limpador de traumas? Não, não estamos falando de nenhum tipo...

Por DarkSide
Crime SceneEntrevista

Predador Americano: autora levou seis anos e gastou 30 mil dólares para investigar Israel Keyes

Como jornalista e fã do ofício, adoro ler livros escritos pelos meus colegas. ...

Por Liv Brandão
CuriosidadesDarklove

Lendas Japonesas: Quem são kitsune e tanuki?

O folclore japonês é povoado por criaturas mágicas que há muito nos fascinam por...

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Substance: O elogiado filme que mistura O Médico e o Monstro e Showgirls

“Visionário feminista sobre terror corporal”, “filme cruel e...

Por DarkSide