Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasPerfil

Ray Liotta, para sempre um bom companheiro

Ator deixa imenso legado

26/05/2022

Em 1990, a adaptação de Os Bons Companheiros dirigida por Martin Scorsese lançou o nome de Ray Liotta de vez para o estrelato. Até então, o ator tinha atuado em outros 4 filmes que, embora tenham alcançado um certo sucesso, nem se comparam ao filme de Scorsese. 

Raymond Allen Liotta, mais conhecido como Ray Liotta, nasceu em 18 de dezembro de 1954 em Newark, Estados Unidos, onde viveu até o final dos anos 1980. Formado pela Universidade de Miami em Belas Artes — com foco em atuação —, mudou-se para Nova York e trabalhou como garçom. Em pouco tempo arranjou um agente e passou a atuar na televisão.

Créditos: Warner Bros

Da televisão, Liotta migrou para o cinema (mas nunca abandonando de fato a carreira televisiva), tendo feito sua estreia em 1983 no filme The Lonely Lady (A Mulher Só). O filme não agradou a crítica e foi indicado para 11 categorias do Framboesa de Ouro — uma paródia do Oscar que premia os piores filmes do ano — vencendo 6.

Mas o ator não abandonou a carreira e, em 1986, atuou em Something Wild (Totalmente Selvagem), que lhe rendeu uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro. Em 1988, ele interpretou um dos protagonistas em Dominick and Eugene e, em 1989, atuou com Kevin Costner em Fields of Dreams (Campo dos Sonhos).

A mudança veio mesmo em Os Bons Companheiros — adaptação do livro escrito por  Nicholas Pileggi e publicado pela DarkSide® Books —, quando, ao lado de Robert De Niro e Joe Pesci, Liotta estrelou seu primeiro grande sucesso. A sua preparação para o filme envolveu encontrar-se com gângster e, durante um desses encontros, o gângster em questão roubou sua carteira.

LEIA TAMBÉM: QUEM FOI HENRY HILL, O MAFIOSO QUE INSPIROU O LIVRO DE OS BONS COMPANHEIROS

Créditos: Warner Bros

O filme narra a ascensão e queda do mafioso Henry Hill e de seus amigos e familiares de 1955 a 1980. Considerado um dos maiores filmes já feitos, ganhou o status de “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”, sendo selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O papel lhe abriu muitas portas e Liotta passou a encarnar uma grande variedade de personagens, de vilões ameaçadores a personagens cômicos e dramáticos. Em entrevista de 2021, ele comentou sobre a carreira: “Eu fiz um pouco de tudo na minha carreira, mas parece que os vilões realmente se destacam na memória das pessoas, e eu acho que isso acontece com qualquer ator. Não sei se sou atraído por esses papéis, na verdade. Eu também fiz filmes da Disney, fiz dois filmes com os Muppets, e não bato neles em nenhum dos dois…”. 

LEIA TAMBÉM: OS BONS COMPANHEIROS: POR DENTRO DA MENTE DE MARTIN SCORSESE

Créditos: The AU Review

O ator nos deixou em 26 de Maio de 2022, enquanto filmava o longa Dangerous Waters. Como forma de homenageá-lo, a Caveira revisitou sua longa carreira e fez uma lista com 6 filmes de gêneros diversos que só demonstram a versatilidade do ator.

1. Os Bons Companheiros (1990)

Em “Os Bons Companheiros”, Liotta interpreta Henry Hill, um mafioso que, desde cedo, admirava os gângsteres de seu bairro de classe trabalhadora ítalo-americana no Brooklyn. Aos poucos, Hill passa a crimes mais pesados, trilhando um caminho dentro da máfia.

Créditos: Warner Bros

Em 1955, com apenas 11 anos ele foi ao ponto de táxi em busca de um emprego de meio período, enquanto ainda estudava. Desde aquela época começou a desempenhar algumas tarefas nos negócios de Vario, um mafioso local, como trabalhar em uma sapataria, pizzaria e no próprio ponto de táxi.

Com seu envolvimento crescente na máfia, Hill ascende a cargos mais altos, tornando-se um dos principais nomes da região. Mas tudo isso tem um preço e Hill precisa arcar com as consequências.

2. Muppets do Espaço (1999)

Misturando comédia e ficção científica, o longa é o 6º da franquia dos Muppets, e o 1º que não é um musical. No longa, os Muppets descobrem que Gonzo é um extraterrestre e que seus pais virão à Terra visitá-lo. Por conta disso, ele acaba sequestrado por agentes do governo, cabendo a Caco e a Miss Piggy a tarefa de resgatá-lo.

Créditos: Columbia Pictures

Liotta faz uma breve aparição no filme interpretando um guarda, mas isso é o suficiente para o ator citar como um de seus filmes favoritos.

3. Hannibal (2001)

Hannibal, continuação de O Silêncio dos Inocentes, avança sete anos após a fuga do Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) da prisão. O brilhante mas perigosíssimo psiquiatra agora está solto pela Europa. Mason Verger (Gary Oldman) se lembra bem do seu contato com Dr. Lecter, pois foi sua sexta vítima. Embora horrivelmente desfigurado, sobreviveu, e agora busca vingança. Verger percebe que, para encontrar Lecter, precisa despertar o interesse dele com uma isca: a agente do FBI Clarice Starling (Julianne Moore)

Créditos: Universal Pictures

Liotta interpreta um dos antagonistas do longa, Paul Krendler, e é responsável por uma das cenas mais emblemáticas de toda a história do cinema: ele come um pedaço do próprio cérebro (que é servido pelo Dr. Lecter).

Créditos: Universal Pictures

A cena é tão marcante que Julianne Moore falou sobre ela em uma entrevista: “Foi realmente ultrajante. Era, obviamente, uma coisa muito rebuscada. Mas na verdade nos divertimos muito gravando.”

LEIA TAMBÉM: DE HEIDNIK A BUFFALO BILL: A INFLUÊNCIA DO ASSASSINO EM O SILÊNCIO DOS INOCENTES

4. Bee Movie (2007)

O recém-formado Barry, uma abelha operária, acha sua vida de trabalhar com mel completamente desinteressante. Ele voa para fora da colmeia pela primeira vez e conversa com um humano, quebrando uma das regras mais importantes de sua espécie. Barry descobre que humanos têm roubado e comido mel há séculos e decide processar a humanidade.

Créditos: DreamWorks Animation

Na animação, que recebeu críticas mistas (elogiando demais o elenco mas dizendo que a história era um pouco fraca), Liotta interpreta a si mesmo, fazendo uma participação especial.

5. Sin City: A Dama Fatal (2014)

O longa é uma continuação da antologia de crimes neo-noir Sin City e traz 6 novas histórias. O enredo principal traz o fora da lei Dwight sendo novamente traído pela enigmática e fatal Ava, a mulher dos seus sonhos e pesadelos. Para se vingar, ele conta com a ajuda de Gail e sua turma. Ao mesmo tempo, na Cidade do Pecado, Nancy busca vingança pela morte de John Hartigan com o apoio de Marv.

Créditos: Miramax Films

Lyota interpreta Joey, um empresário passando por um casamento constrangedor com Gloria e ressentido com as pessoas que ele acredita serem ingratas. Alvo de uma investigação, ele não tem ideia do que Dwight está aprontando para cima dele.

6. História de um Casamento (2019)

A comédia dramática narra as complicações matrimoniais de Charlie (Adam Driver), um diretor de teatro em ascensão, e Nicole (Scarlett Johansson), uma promissora atriz que deixou sua carreira em segundo plano para cuidar do marido e do seu filho, Henry. Com a iminência do divórcio, os dois precisam encontrar uma forma de sobreviver ao doloroso processo.

Créditos: Heyday Films

Interpretando Jay Marotta, Liotta entrega um advogado ousado e caro que incentiva Charlie a jogar sujo durante o divórcio — que deveria ser amigável. A interpretação feita é comparada a que ele fez em Os Bons Companheiros, marcante, autoritária e subversiva. Vale lembrar que o filme foi extremamente bem recebido pela crítica e foi indicado ao Oscar, Golden Globe Awards e British Academy Film Awards.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cabo do medo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Os Bons Companheiros + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide