Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMacabra

Vandinha Addams vem aí

Conheça a história da personagem que ganhará série própria na Netflix

12/10/2022

Uma das personagens mais queridas da cultura pop, Vandinha Addams foi apresentada ao público há mais de 80 anos. Criada por Charles Addams, a garotinha com longos cabelos pretos apareceu pela primeira vez em um cartum publicado na revista New Yorker no dia 29 de junho de 1940, assustando um casal de classe média que a observava pulando corda à noite no meio da rua. Na legenda era possível ler: “Vinte e três mil e um, vinte três mil e dois, vinte três mil e três…”.

LEIA TAMBÉM: 8 CURIOSIDADES SOBRE AS PRODUÇÕES DE A FAMÍLIA ADDAMS

Os anos se passaram e a personagem não apenas ganhou um nome e um irmão, como também apareceu em séries de TV, desenhos animados, filmes, livros, videogames e até mesmo musicais. Ano passado, ela desembarcou na DarkSide® em A Família Addams: Álbum de Família, uma parceria com a Macabra Filmes que traz mais de 200 cartuns, pôsteres, sketches e cartões criados por Chas Addams, além de descrições e curiosidades sobre a família mais esquisita e amada por todos nós. Em 2022, a personagem finalmente chega na Netflix com sua própria série, Wandinha, provando para o mundo que continua mais atual do que nunca.

família addams

Engatinhando

Delicada e serena, Vandinha foi a primeira protagonista criança de Charles Addams. Fisicamente parecida com a mãe, ela é criativa, artística e cerimoniosa, tanto em suas atitudes quanto em seu visual. Raramente demonstra emoções e frequentemente aparece trajando roupas pretas. É a garotinha dos olhos do pai, Gomez e, segundo seu criador, possui seis dedos em um dos pés.

Apesar das semelhanças com Morticia, foi apenas em 26 de agosto de 1944 que as duas foram apresentadas como mãe e filha. Simultaneamente, outra conexão foi feita e Vandinha ganhou um irmão: Feioso, que apareceu pela primeira vez em 1943. A partir disso, iniciou-se o famoso jogo de gato e rato entre os dois, com suas brincadeiras peculiares e por vezes perigosas, mas que nunca deixavam de fora a cumplicidade e o carinho típicos de dois irmãos. A dupla logo caiu no gosto dos leitores, mostrando toda sua aptidão para divertir com situações absurdas e estranhas.

Os primeiros passos e a infância

Em 1964, a ABC TV deu vida aos personagens na série A Família Addams. Ao lado de Carolyn Jones e John Astin, como Morticia e Gomez, Vandinha foi vivida por Lisa Loring, na época com 6 anos de idade. Exibida em preto e branco, a série ficou no ar de 1964 até 1966, finalizando com 64 episódios ao total.

Vandinha série anos1960

Aqui, ela é a caçula do clã Addams. Uma criança doce com interesses que variam entre dançar balé, criar aranhas, pintar desenhos e brincar com Maria Antonieta, sua boneca sem cabeça. Possui um lagarto de estimação, Lúcifer e uma aranha, Homer, além de uma relação muito próxima com Tropeço, o mordomo da família. Apesar de suavizar os traços macabros da personagem, esta primeira adaptação permanece como uma das favoritas dos fãs.

Em 1972, Vandinha participou de Os Novos Filmes do Scooby-Doo, no episódio intitulado “Scooby-Doo encontra a Família Addams”. No enredo, Scooby e sua turma assumem o posto de babá na casa dos Addams, mas precisam resolver um mistério envolvendo o desaparecimento da garotinha. Um pouco diferente do que estamos acostumados, ela faz sua estreia nas animações trajando um vestido rosa e demonstrando um pouco mais de alegria e otimismo do que o normal.

Vandinha Scooby-Doo

Ainda na década de 1970, os Addams ganharam sua primeira série animada, transmitida na NBC entre 1973 e 1975, em que a família viaja pelos Estados Unidos. Vandinha foi dublada por Cindy Henderson e aparece trajando o mesmo vestido rosa.

Em 1977, Lisa Loring retornou para interpretar a personagem uma última vez em Halloween with the New Addams Family [Dia das Bruxas com a nova família Addams], um filme feito especialmente para a televisão que reuniu o elenco original da série de TV. Na história, Vandinha está mais velha (Loring já tinha 19 anos na época) e volta para casa durante as férias da academia de música. Para o espanto dos fãs, surge também uma nova filha do casal Addams: Vandinha Jr., interpretada por Jennifer Surprenant, que é idêntica à irmã mais velha.

Adolescência e entrada na vida adulta

Após um hiato de mais de uma década, a personagem voltou a brilhar em 1991 no filme A Família Addams. Uma das adaptações mais famosas e queridas da obra de Chas Addams, a produção foi um sucesso e apresentou a família para uma nova geração de fãs. Interpretada por Christina Ricci, na época com 11 anos de idade, Vandinha surge com seu visual tradicional: marias chiquinhas trançadas e roupas pretas.

Christina Ricci como Vandinha Addams

Nesta versão, a personagem é mais próxima aos cartuns, com uma personalidade macabra e um sombrio senso de humor. Com tendências homicidas, ela se entretém torturando o irmão e possui uma grande admiração por Calpurnia Addams, uma antepassada que foi queimada como bruxa no século XVIII.

Apesar do lado sádico, a Vandinha de Ricci está longe de ser uma Menina Má como Rhoda Penmark, protagonista da obra de William March e de sua adaptação homônima de 1956. Enquanto Rhoda apavora com sua crueldade e frieza, a filha dos Addams diverte e cativa com falas mórbidas, sorrisos estranhos e trejeitos próprios que até hoje são lembrados com carinho.

Na sequência de 1993, A Família Addams 2, ela retornou ainda mais sombria, tentando guilhotinar o bebê Pubert, o mais novo membro da família. No filme, Vandinha e Feioso são enviados para o acampamento de verão Chippewa, onde, para seu desespero, são recebidos com músicas felizes e muitos sorrisos. No local, a jovem encontra uma nêmesis, Amanda Buckman, uma garota que é seu completo oposto e não entende o estilo de vida dos irmãos. Em uma cena memorável, Vandinha interpreta Pocahontas na peça do Dia de Ação de Graças e faz mudanças no roteiro, liderando uma revolta que termina com um incêndio. No acampamento também temos seu primeiro interesse romântico: Joel, com quem troca um beijo antes de fugir para retornar para casa.

Christina Ricci como Vandinha Addams

Engana-se quem acha que a personagem parou por aí. Ainda nos anos 1990, Vandinha foi dublada por Debi Derryberry em uma nova versão da série animada que teve duas temporadas entre 1992 e 1993. Embalado pelo sucesso do filme de 1991, o roteiro equilibrou a personalidade fúnebre de Vandinha, estabelecida por Ricci, com alguns traços da personagem original, mantendo sua satisfação em torturar o irmão com objetos variados que vão desde um picador de gelo até um ferro de marcar.

Mais para o final da década, quem assumiu o papel foi Nicole Fugere. Em O Retorno da Família Addams, filme feito para TV em 1998, ela e Feioso são presos e levados para um lar adotivo. No mesmo ano, a atriz retornou na série The New Addams Family [a nova família Addams], que contou com uma única temporada composta por 65 episódios e trabalhou diversas histórias da série original. Uma das grandes diferenças dessa versão foi que, seguindo o tom dos filmes, Vandinha e Feioso ganharam mais espaço no roteiro, com destaque para suas brincadeiras sádicas e senso de humor mórbido.

Entrando no século XXI, no musical da Broadway, ela atinge a maioridade e surge com 18 anos, não usando mais suas famosas marias chiquinhas. Menos sádica e mais adulta, suas preocupações são diferentes: está apaixonada e quer se casar. A peça ganhou encenações brasileiras, nas quais Vandinha foi interpretada por Laura Lobo em 2012 e 2013, e por Pâmela Rossini no revival de 2022.

Nos filmes animados de 2019 e 2021, Chloë Grace Moretz emprestou sua voz para a personagem, que voltou a ser retratada de forma mais infantil e próxima ao visual idealizado por Chas Addams, com algumas leves modificações, como a adição de nós de forcas nas pontas dos cabelos. Apesar de manter o comportamento frio, ela se mostra entediada com a vida excêntrica e afastada dos Addams, manifestando o desejo de experimentar o mundo “normal”, para o horror de Morticia.

Vandinha animação

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES E SÉRIES DA FAMÍLIA ADDAMS (ATÉ O MOMENTO)

Vandinha chega à Netflix

Tim Burton já havia expressado o desejo de se envolver com os Addams. Durante a pré-produção do filme de 1991, ele havia sido cotado para ocupar a cadeira de diretor, mas acabou renunciando devido a conflitos de agenda com seu outro longa, Batman: O Retorno. Depois de anos, finalmente chegou a hora de vermos qual é a visão de Burton para a família mais amada do mundo do horror com Wandinha, série live-action de oito episódios que estreia em novembro na Netflix.

Wandinha

Desta vez, quem assume o manto da personagem é Jenna Ortega, que vem chamando atenção em filmes de horror como Pânico, X: A Marca da Morte e Terror no Estúdio 666. Um mistério com toques sobrenaturais, Wandinha irá acompanhar os anos da personagem como estudante da Escola Nunca Mais, onde se esforça para controlar suas habilidades psíquicas, interromper uma onda de assassinatos e resolver o mistério em que seus pais foram envolvidos 25 anos atrás. Tudo isso enquanto concilia a entrada na vida adulta e o novo relacionamento com outros alunos da Nunca Mais.

Os showrunners e produtores executivos, Alfred Gough e Miles Millar, afirmaram que era importante ser um novo capítulo na vida de Vandinha e não uma refilmagem ou reboot de algo que já foi feito. Apesar do legado da estética cartunesca, o diretor Tim Burton defendeu a necessidade de conferir realidade e atualidade à história. Em um novo vídeo dos bastidores, é possível ver a personagem utilizando computadores e fazendo menções a emojis, por exemplo.

Burton também expressou que não consegue imaginar ninguém melhor para o papel do que Ortega. Em entrevista, a atriz explicou que procurou fazer algo diferente e único com a sua Vandinha, construindo uma personalidade socialmente desajeitada, com uma confiança escondida e senso de humor seco, sem deixar de representar suas raízes latinas, que até então haviam sido ignoradas pelas outras adaptações. Ortega também contou que frequentou aulas de esgrima e violoncelo para mergulhar de cabeça na personagem.

Wandinha também conta com Luis Guzmán como Gomez e Catherine Zeta-Jones como Morticia, além de outros nomes de peso como Gwendoline Christie e Christina Ricci, em um papel ainda desconhecido. Anunciada para o segundo semestre de 2022, a série chega dia 23 de novembro na Netflix.

Família Addams Wandinha

Vandinha ou Wandinha?

Nenhum dos dois! Calma, a Caveira explica. O nome completo original da personagem é Wednesday “Friday” Addams. Ela recebeu esse nome na década de 1960, quando os personagens foram adaptados para a televisão. Charles Addams recebeu a sugestão de um amigo, que lhe disse que a menina o lembrava de Wednesday (em português: quarta-feira), baseada em uma antiga canção de ninar que fazia previsões da personalidade de um bebê de acordo com o dia da semana de seu nascimento. Na rima, Wednesday seria a “filha da desgraça”.

No Brasil, para facilitar pronúncias e compreensão, ela recebeu um novo nome: Vandinha. Ele foi utilizado na maioria dos filmes e séries da Família Addams que citamos até aqui. Esse é o nome que a Caveira adota no livro A Família Addams: Álbum de Família, justamente por ser o mais conhecido dos brasileiros. Porém, com o anúncio da Netflix da grafia com W para a série Wandinha, outras publicações e verbetes passaram a escrever seu nome dessa maneira. Possivelmente uma escolha para ficar mais parecida com a grafia original e ter relação com a franja em formato de W da personagem.

Seja Wednesday, Vandinha ou Wandinha, a verdade é que essa personagem sinistra e de humor ácido continua a cativar gerações desafiando o que se espera de uma infância sorridente e colorida. Vandinha abraça cada criança que reconhece seu senso de humor ácido.

LEIA TAMBÉM: AS 8 MELHORES CITAÇÕES DOS FILMES DA FAMÍLIA ADDAMS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Menina Má
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide