Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMagicae

7 Feitiços e rituais para um ano novo mágico

Inicie o novo ciclo com a proteção do universo

29/12/2022

Todo mundo ama uma boa tradição de Ano-Novo. Costumes e rituais bem curiosos frequentemente são praticados na hora da virada, podendo variar bastante de acordo com o local. Embora o calendário seja uma convenção criada pelos humanos, as transições de ciclo são poderosas no mundo da magia e devem ser aproveitadas.

LEIA TAMBÉM: 7 MANEIRAS DE TER UM ANO NOVO MÁGICO E REPLETO DE SIGNIFICADO

Bruxas e bruxos que seguem a Roda do Ano sabem que o dia 1º de janeiro não está contemplado nas celebrações dos sabbats, que são guiadas majoritariamente pelos movimentos dos astros e estações do ano. Porém, se você também sente uma mudança energética na troca do calendário, há práticas mágicas milenares que podem lhe ajudar a potencializar o momento.

Uma obra que ajuda a aproveitar esses momentos de reforço energético ao longo de todo o calendário é Ano Mágico, de Alison Davies. O livro pode ser adaptado tanto à Roda Norte como à Roda Sul, com dicas poderosíssimas dos melhores cristais, ervas, cartas de tarô e, claro, feitiços para cada momento.

Mas antes de nos lançarmos sobre os feitiços e rituais, é importante entender as particularidades da virada de 2022 para 2023. Talvez uma das que mais chame a atenção da galera ligada em astrologia é a presença do temido Mercúrio Retrógrado. O planeta entra nesse movimento no dia 29 de dezembro e só sai dele em 18 de janeiro.

LEIA TAMBÉM: MERCÚRIO RETRÓGRADO: MITOS E VERDADES SOBRE ESSE TRÂNSITO ASTROLÓGICO

Mas calma, ninguém precisa cancelar os fogos (silenciosos, por favor) do réveillon. Como já explicamos em outro post, a influência de Mercúrio Retrógrado não é ruim, ela só é um momento de cautela e de convite à reflexão. Em vez de apenas olhar para frente, que tal aproveitar o dia 31 de dezembro para olhar tudo o que aconteceu nesse ano que se passou e aprender um pouco com ele? 

Ainda no campo da astrologia, 2023 tende a ser um ano um pouco mais tranquilo do que os últimos três, marcados por tensões no céu e na Terra. Aproveite a retidão do Mercúrio Retrógrado para iniciar um novo ano mais reflexivo e de planejamento. É claro que você ainda tem muitos passos importantes para dar ao longo dos próximos meses, apenas tenha certeza de onde está pisando.

Agora que você já sabe da importância da reflexão e da gratidão nesse momento de troca de ciclo, explore alguns feitiços e rituais de Ano-Novo para fazer um 2023 ainda mais mágico:

1. Feitiço de Janus para prosperidade

Janeiro recebeu esse nome em homenagem ao deus romano Janus. A divindade é conhecida por ter duas faces: uma olhando para o passado e outra de olho no futuro. É mais ou menos assim que nos sentimos a cada virada de ano, não é mesmo?

Conhecido como o deus dos portais e transições, Janus recebia boa parte das homenagens na noite de Ano-Novo — muitas delas praticadas até hoje. Beijar alguém à meia-noite tem raízes nas práticas sexuais pagãs e se perpetuou como uma forte superstição. 

O feitiço de Janus para prosperidade é bem simples e pode ser praticado ao longo de todo o ano. Mas se quiser potencializá-lo, não deixe de fazer no dia 31 ou 1º de janeiro: 

1. Atravesse uma porta segurando moeda dourada ou prateada.

2. Ao passar pela porta, diga: “Do passado ao futuro, desta porta para a próxima. De mãos dadas com a prosperidade, estou coberta de bênçãos”.

Janus
Imagem: Hulton Archive/Getty Images

2. Ingredientes mágicos para a ceia

Já ouviu falar que comer carne de porco na ceia do dia 31 de dezembro é bom porque “porco fuça pra frente”? Bom, o prato até pode estar certo, mas o motivo também tem relação com Janus. Sua esposa mitológica, Carna, era a deusa dos órgãos humanos e recebia como homenagem um prato de grãos de fava ou feijão de vara com bacon de porco. Os grãos ou feijão simbolizavam o renascimento, enquanto a carne suína simplesmente era a preferida na hora de fazer sacrifícios aos deuses.

3. Banho para limpar a negatividade

Quem não gosta de um bom banho ao fim do dia para lavar a alma? Imagine então o que um banho energético no fim do ano pode fazer por você. Afinal, nada de levar ranços e negatividade do ano anterior na bagagem para o próximo. Para isso, você vai precisar de uma banheira, sais de Epsom, óleo essencial de sálvia e uma vela branca.

Antes de tudo, tome um banho de chuveiro já mentalizando essa limpeza de espírito. Depois, encha a banheira com água morna, misturando os sais de Epsom e pingando algumas gotas do óleo de sálvia. Entre na banheira.

Tente esvaziar a mente e então permita que a sua mente divague pelos pontos altos e baixos do ano que passou. Concentre-se na alegria dos momentos felizes e nas lições aprendidas naqueles não tão bons. Conforme você completa esses pensamentos, pense no futuro e na energia que você aceita na sua vida. Acenda a vela branca, que representa pureza, novos começos e a limpeza do caminho à frente. Permaneça na banheira por quanto tempo considerar confortável.

Saia da banheira pensando nas dificuldades do passado, nas suas bagagens pessoais, seus medos e qualquer crença negativa que passou pela sua cabeça durante o banho. Conforme você se seca, observe a água da banheira escoar pelo ralo e visualize toda essa negatividade escoando de sua vida, convidando a energia positiva dos recomeços. 

banho energético
Imagem: @COSMICVALERIA/ via animamundiherbals.com

4. Feitiço da sálvia para realizar desejos

Com propriedades associadas à realização de desejos, a sálvia é a erva perfeita para o Ano-Novo. Para esse feitiço, reúna três folhas grandes de sálvia e uma caneta hidrográfica:

1. Na primeira semana de janeiro de 2023 (na qual a lua crescente se encaminha para a lua cheia), sente-se com as três folhas de sálvia na mão e pense em tudo o que deseja alcançar no ano que está por vir

2. Faça três pedidos significativos. Para cada um deles, atribua uma palavra que o represente. Escreva cada palavra em uma folha de sálvia.

3. Coloque essas três folhas sob o seu travesseiro antes da hora de dormir e deixe-os ali durante três dias. Todas as noites leia as palavras antes de dormir. Anote os sonhos que tiver, pois eles podem lhe ajudar a realizar os desejos.

4. No quarto dia, leve as folhas ao ar livre e queime-as sobre o solo.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

5. Feitiço de intenções para o novo ano

Embora esse feitiço seja utilizado na Wicca nos rituais de Samhain (o Ano-Novo Bruxo), pode muito bem ser aproveitado durante o réveillon. Para ele, você vai precisar de uma vela preta, um cristal de quartzo, um cálice com água, um incenso da sua preferência, um vidro de conserva, papel e caneta.

Escreva no papel uma lista dos seus principais objetivos pessoais, intenções e energias que você deseja para o próximo ano. Deixe que a sua intuição lhe guie ao formular essas palavras.

Agora honre os quatro elementos que nos guiam durante o ano: acenda o incenso para o ar, diga “com o ar eu limpo o passado para preparar um próspero ano novo” e visualize a fumaça do incenso imaginando que ela está carregando consigo toda a negatividade que está no caminho de atingir seus objetivos.

Evoque o fogo acendendo a vela preta (que afasta o mal e promove poder). Diga em voz alta “com fogo eu acendo o futuro para preparar um próspero ano novo”. Conforme a vela queima, visualize as dificuldades do ano que passou se transformando em crescimento e aprendizado através do poder da chama. 

Para a água, encha o cálice com o líquido, segure-o e diga em voz alta “com água eu dou vida ao futuro para preparar um próspero ano novo”. Pense nas suas intenções segurando o cálice próximo ao coração. Lentamente, beba a água do cálice.

Agora pegue o papel em que escreveu as intenções e embrulhe o seu cristal de quartzo com ele, honrando o elemento terra. Segure as intenções e o cristal com as mãos e diga “com terra eu manifesto meus desejos para receber um próspero ano novo”. Então, coloque-os dentro do vidro e mantenha-o em seu altar ou em algum local seguro da casa.

Ao fim do ritual, repita o feitiço a seguir em voz alta: “Deus e Deusa, Mãe e Pai/ Eu presto meu agradecimento por tudo o que tenho/ Honro os elementos com intenções transparentes/ Entro em um ano novo próspero/ Para o bem maior/ Que assim seja/ Obrigada”. Encerre o ritual com uma meditação e reflexão sobre suas intenções.

6. Purificação com sálvia

A sálvia é uma excelente erva para purificação da mente, corpo, alma e ambientes. Caso você não consiga fazer o banho que foi descrito no item 3, pode conseguir um bastão de sálvia e acendê-lo. Depois de aceso, ele produz um fogo lento e exala uma fumaça perfumada. Deixe que o aroma envolva o seu corpo ou carregue o bastão pelos cômodos da casa, para purificá-la de energias negativas. 

Outra maneira de aproveitar o poder purificador da sálvia é acomodando suas folhas frescas em uma tigela de água fervente, expondo o seu corpo ao vapor e depois deixar uma tigela com essa água descansando em um cômodo que deseje purificar.

7. Talismã para sorte e prosperidade

A noite de Ano-Novo também pode ser aproveitada para produzir um talismã que você irá carregar ao longo do novo ciclo. Para isso, você vai precisar de uma moeda de ouro ou dourada, um pedaço quadrado de tecido verde ou marrom, uma fita dourada ou verde, uma pequena vasilha com canela em pó e quatro sementes de sua preferência. Importante: faça a primeira parte do ritual durante o dia, para aproveitar a luz solar; o restante pode ser praticado à meia-noite.

Coloque o pedaço de tecido na terra, do lado de fora, visualizando-o como uma base fértil (como o próprio solo ou grama) sobre a qual suas intenções irão florescer. Coloque a canela no centro do pano. Agora, pegue as sementes, que representam as suas intenções e todas as possibilidades que nascerão a partir delas. Segure-as na palma da mão, feche os olhos e visualize a si mesmo trabalhando e agindo de maneira a atingir seus objetivos. “Plante” as sementes na canela, enterrando-as na canela até atingirem o tecido.

Pegue a moeda, que representa sorte e prosperidade, e coloque-a sobre a canela e as sementes, selando suas intenções. Feito isso, pegue as pontas do tecido e dobre-as para o centro, amarrando-as firmemente com a fita. 

O seu talismã está pronto, agora deixe para energizá-lo à meia-noite. Conforme a hora da virada se aproximar, mantenha-o por perto. Na contagem regressiva, segure o amuleto na sua mão dominante e estenda a sua outra mão, como se fosse receber algo. Receba a energia e as boas intenções de milhões de pessoas nessa mão e quando chegar meia-noite, junte as mãos, visualizando todo o poder da noite de Ano-Novo se misturar às suas intenções. 

Não carregue o amuleto consigo nos primeiros meses, deixe-o em um local que você passa bastante tempo, como a casa ou o trabalho. Após alguns meses, quando a energia do objeto se assentar, passe a carregá-lo consigo.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Gisele

    31 de dezembro de 2022 às 01:05

    Adorei os feitiços e rituais, muito obrigada por postar!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ano Mágico + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Manual Prático da Wicca + Brinde Exclusivo
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListas

8 Histórias em quadrinhos nacionais que você precisa conhecer

Quadrinhos são uma fonte rica de informação, entretenimento e de estímulos para a...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: O Menu

A alta gastronomia possivelmente nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje....

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Por que ler quadrinhos faz bem ao cérebro?

Houve um tempo em que histórias em quadrinhos eram desprezadas no meio literário....

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A influência de Orlando: Uma Biografia no mundo das artes

Não é novidade para ninguém que Virginia Woolf era uma escritora tão à frente de...

Por DarkSide
FilmesGraphic NovelSéries

Conheça os filmes e séries que inspiraram Hailstone

Horror, ficção científica, ficção histórica, faroeste e mistério se misturam...

Por DarkSide