Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasLivros

12 Resoluções literárias Dark para 2023

Um desafio literário caveiroso para o novo ano

28/12/2022

Quem já montou a sua lista de resoluções para o ano que se inicia? A Caveira sabe que muitos DarkSiders incluem nos planos aquelas metas de leitura, que podem envolver um livro específico que há tempos você queria ler ou até mesmo um número desejado de leituras para concluir até o fim do ano.

LEIA TAMBÉM: 10 MOTIVOS QUE PROVAM QUE LIVROS SÃO OS MELHORES PRESENTES

Inspirada nos desafios literários que pipocam todos os anos na internet, a Caveira decidiu montar a sua própria lista de resoluções, com leituras Dark para todos os meses do ano. A ideia é cumprir esses objetivos até o fim de 2023, explorando diferentes tipos e temas literários. As resoluções são abertas e podem abranger qualquer título de livro que esteja dentro daquela proposta — mas é claro que para dar uma ajudinha deixamos aqui as nossas sugestões Dark. Vamos lá:

1. Janeiro: Um livro clássico

Começamos o ano com um objetivo ambicioso: clássicos! Existem histórias que são atemporais e essenciais para ampliar o nosso leque de referências e aproveitar melhor tudo o que a cultura pop tem a nos oferecer. Alguns até as considerariam obrigatórias, mas o importante é que elas façam sentido para você. Sabe aquele clássico que você sempre quis conhecer na fonte? Esse é o momento! 

Dicas da Caveira: Drácula, Frankenstein, 1984

1984

2. Fevereiro: Livro de um autor nacional

O nosso país possui um fértil repertório de obras nacionais, escritas por talentosíssimos contadores de histórias. Em fevereiro você pode revisitar os autores clássicos, como Machado de Assis, ou conhecer nomes contemporâneos da literatura, como Cesar Bravo, Paula Febbe, Verena Cavalcante, Enéias Tavares, Marco de Castro, Paulo Raviere, Márcio Benjamin, Bruno Ribeiro e tantos outros. Bônus: também vale a pena conferir alguma HQ nacional, a DarkSide® está cheia delas!

Dicas da Caveira: Todos se Lavam no Sangue do Sol, Vantagens que Encontrei na Morte do meu Pai, Lição de Anatomia

todos se lavam no sangue do sol

3. Março: Um livro escrito por uma mulher

Felizmente não vivemos mais nos tempos em que escritoras precisavam se esconder atrás de pseudônimos masculinos para se aventurarem pelo mundo das palavras e de gêneros que não eram considerados “femininos o suficiente”. Em março celebramos o Dia Internacional da Mulher, mas você pode passar todos os outros dias acompanhado de uma história escrita por uma delas. Importante: não é porque a leitura de março ficou dedicada a elas que as dos outros meses não possam contemplar autoras, ok? Dá para passar o ano inteiro lendo o trabalho delas.

Dicas da Caveira: Reino das Bruxas: Irmandade Mística, Para Sempre vou te Amar, Ela Seria o Rei

ela seria o rei e história da libéria

4. Abril: Livro true crime

Abril é o mês de explorar histórias daqueles crimes tão desumanos que até parecem ter saído da ficção. A marca Crime Scene® possui um amplo portfólio de obras perturbadoras que se propõem a estudar crimes, a mente dos criminosos e até mesmo traçar perfis de assassinos em série e líderes de cultos letais. Reúna todas as pistas para solucionar esses crimes brutais.

Dicas da Caveira: Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?, Anatomia True Crime dos Filmes, Ossos do Ofício

ossos do ofício

5. Maio: Ler uma antologia

Por que se prender a apenas uma história se você pode ler várias? Maio é o mês da antologia nas resoluções da Caveira. Você pode optar pela coleção de apenas um autor, ou escolher uma seleção de acordo com o tema abordado ou até mesmo a época de lançamento. Acredite: antologias são viciantes e depois que você ler a primeira, nunca mais vai conseguir parar!

Dicas da Caveira: Damas Noir, Antologia Dark, Pactos

antologia dark

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS PARA FÃS DE AMERICAN HORROR STORY PUBLICADOS PELA DARKSIDE®

6. Junho: Um livro sobre diversidade

Junho é o mês de celebrar a diversidade que existe no planeta. Diferentes origens, costumes, culturas e visões em relação à nossa sexualidade e identidade… há um número crescente de obras que exploram esses temas. São livros que falam sobre se sentir um peixe fora d’água, aceitação e descobertas fantásticas sobre nós próprios. Esse é o mês para abraçar as diferenças e celebrar todas as particularidades que nos tornam humanos.

Dicas da Caveira: Orlando, Cores Vivas, Mooncakes

orlando

7. Julho: Ler uma história em quadrinhos

A nona arte tem um espaço especial no nosso calendário literário e julho é o seu mês (o que não significa que você não possa ler quadrinhos nos outros meses também). Aventure-se por histórias contadas por meio de texto e imagem — ou às vezes só por imagens. Aproveite que a Caveira tem uma riquíssima coleção de publicações nacionais também no nosso selo Graphic Novel.

Dicas da Caveira: T.A.T.T.O.O.: À Flor da Pele, Labirinto, As 100 Noites de Hero

100 noites de hero

8. Agosto: Um livro que tenha virado filme

Agosto é o mês de gritar “ação!” para os cinéfilos de plantão. Sabe aquele filme que você sabe que foi inspirado em um livro, mas nunca teve a oportunidade de ler o original? Essa é a hora. Depois desse mês você também poderá sair por aí dizendo “o filme é legal, mas o livro é melhor”.

Dicas da Caveira: O Bebê de Rosemary, Advogado do Diabo, O Mal Nosso de Cada Dia

advogado do diabo

9. Setembro: Livro com gostinho de infância

Já entrando no clima de Dia das Crianças, comemorado em outubro, setembro é um mês dedicado às nossas memórias de quando éramos pequenos. Esse é um ótimo momento para revisitar aquela fábula que marcou a sua infância, ou até mesmo descobrir a história real por trás dos clássicos que marcaram gerações.

Dicas da Caveira: Princesas Dark, Pinóquio, O Mágico de Oz

Banner Princesas Dark

10. Outubro: Ler um livro assustador de verdade

Não poderia ser diferente no mês do Halloween! Apavore o seu outubro com uma história horripilante de verdade. Aqui só entram as obras para DarkSiders que não têm medo de apostar no escuro. Procure obras com temas que lhe causem calafrios, tenham sido banidas pela sua violência ou tramas perturbadoras como um todo. 

Dicas da Caveira: A Garota da Casa ao Lado, Quando os Adams Saíram de Férias, Menina Má

quando os adams saíram de férias

11. Novembro: Um livro com fantasmas e assombrações

Ainda em clima de Halloween e das celebrações aos mortos, estabeleça uma conexão com o além através de histórias de fantasmas, fenômenos sobrenaturais, assombrações e casas malignas. Invoque o seu lado Ed e Lorraine Warren e abra-se para além do mundo material.

Dicas da Caveira: Ghost Story, Amityville, Objetos Sobrenaturais

amityville

12. Dezembro: Um livro com mais de 500 páginas

Todo bom jogo precisa ter um chefão, não é mesmo? A Caveira deixou uma das etapas mais desafiadoras das nossas resoluções literárias para o fim de ano. É a hora de encarar um livro com mais de 500 páginas — se você pegar férias, já aproveite o tempo livre. Depois dele você pode entrar em 2024 ainda mais orgulhoso do que conquistou no último ano.

Dicas da Caveira: Dicionário dos Demônios, Ted Bundy: Um Estranho ao meu Lado, Star Wars: Dark Edition

dicionário dos demônios

Temos um pacto? Quem pretende acompanhar a Caveira nessas leituras trevosas ao longo de 2023 nos avise nos comentários. Aproveite também para sugerir outros desafios. Vamos apostar no escuro juntos ao longo desse ano!

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS MACABROS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Nélia

    10 de janeiro de 2023 às 19:23

    Adoro essa editora maravilhosa

  • Dalteia

    27 de janeiro de 2023 às 10:41

    A caveirinha é minha coleção predileta. Já li muitos dos toques ai, e adquiri alguns. Outros …..aguardar

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Objetos Sobrenaturais + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide