Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLivros

Conheça 5 histórias de Clássicos Japoneses Sobrenaturais

O folclore que inspirou os mestres Junji Ito e Nagabe

01/06/2023

Um folclore rico em lendas e histórias que por séculos ficaram isoladas das influências do ocidente. Não é à toa que o naturalista britânico Richard Gordon Smith ficou impressionado em suas viagens ao país. A curiosidade resultou em um rico trabalho de reunir essas lendas no livro Clássicos Japoneses Sobrenaturais, que chega aos DarkSiders.

LEIA TAMBÉM: CLÁSSICOS JAPONESES SOBRENATURAIS: DESCUBRA O QUE SÃO YŌKAI

Até hoje as crenças, cultura e as criaturas do lore japonês reverberam nas histórias criadas por mestres como Junji Ito e Nagabe. Fãs de Fragmentos do Horror, Contos de Horror da Mimi e A Menina do Outro Lado têm a oportunidade de desvendar o inicio de tudo e conhecer as lendas que inspiraram os autores dos mangás que tanto nos assombram e encantam nos dias de hoje.

Clássicos Japoneses Sobrenaturais reúne 57 histórias que ajudaram a moldar o folclore japonês. Se você também está morrendo de curiosidade para saber que temas e personagens a obra reserva, a Caveira te ajuda a dar uma espiadinha em cinco destas histórias:

1. O templo assombrado na província de Inaba

Nesta história, um sacerdote chamado Jogen decide reativar um antigo templo assombrado por um espírito maligno na província de Inaba, contrariando as recomendações dos moradores locais que o alertam que muitos outros antes dele já morreram com esta intenção. Inabalado, ele vai até o templo em busca do shito dama, uma forma de manifestação espiritual. À noite, ele ouve ruídos estranhos, como correntes se arrastando ou batidas de tambor. Seria a terrível assombração da qual todos tentaram lhe alertar?

classicos japoneses sobrenaturais

2. Uma vida salva por uma aranha e duas pombas

Yorimoto é um líder militar que, após perder uma batalha, precisou fugir para uma floresta com seis seguidores. O grupo se escondeu em uma casca oca de árvore. Quando seu rival foi procurá-lo, chegou até a árvore onde Yorimoto estava escondido, mas foi impedido pelas peripécias de uma aranha e duas pombas. A aranha havia tecido uma teia na entrada da árvore e as pombas tinham feito um ninho ali, passando a impressão de que não havia ninguém na árvore. O que levaria estes seres a ajudarem no disfarce?

3. Uma história das ilhas Oki

Tokoyo é uma jovem que vai em busca de seu pai, um samurai exilado. No caminho, ela encontra uma cena terrível: uma menina estava sendo levada por um sacerdote para ser sacrificada a um deus do mar. Tokoyo se oferece para ir no lugar dela, derrota a criatura e encontra no fundo do mar uma estátua de madeira do regente Hōjō Takatoki, que era a causa do sofrimento de muitas pessoas, pois continha um espírito maligno que influenciava suas decisões

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS HISTÓRIAS JAPONESAS QUE INSPIRARAM CONTOS DE HORROR DA MIMI

4. Como Yogodayu venceu uma batalha

Narra a história de Yogodayu, um general que viveu no século XI e que havia sido derrotado por seu cunhado em uma guerra. Ele fugiu com seus poucos soldados sobreviventes para uma montanha e se escondeu em uma caverna. Um dia, ele salvou uma abelha que estava presa em uma teia de aranha e a libertou. À noite, ele sonhou com a abelha, que lhe agradeceu e lhe ofereceu ajuda para vencer seu inimigo. A abelha lhe disse para construir uma casa de madeira e colocar nela muitos potes vazios, onde as abelhas poderiam se esconder. Ela também lhe disse para deixar seu inimigo saber onde ele estava e que ele estava preparando um ataque.

classicos japoneses sobrenaturais

5. A cerejeira sagrada do templo de Musubi-no-Kami

Conta a história de uma jovem chamada Hanano, prometida em casamento pelo seu pai a um homem rico e velho que ela não amava. Ela foi ao templo rezar para Musubi-no-Kami, o deus do amor, para que ele lhe desse um marido bonito e jovem. No último dia de suas orações, ela conheceu um rapaz que lhe ofereceu um galho de cerejeira em flor. Ela se apaixonou por ele e os dois planejaram fugir juntos, o que despertou a ira do pai de Hanano. A jovem ficou desesperada e pediu ajuda a Musubi-no-Kami. Naquela noite, ela teve um sonho em que o deus do amor lhe disse para ir ao templo e pegar uma flor da cerejeira sagrada que ficava perto do santuário, pois isso salvaria o amor dos dois.

O desfecho destes contos e outras histórias sobre samurais, espíritos e povos de ilhas distantes estão no livro Clássicos Japoneses Sobrenaturais, uma coleção obrigatória para os amantes da literatura.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR INSPIRADOS EM LENDAS JAPONESAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Menina do Outro Lado Vol.8
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide