Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic Novel

Creepshow: Conheça 7 curiosidades sobre a obra

Filme virou HQ de Stephen King

12/11/2021

O filme Creepshow: Arrepio do Medo, adaptado depois como a 1ª HQ escrita por Stephen King, estreou em 1982 e, 40 anos depois, ainda segue como um grande clássico cultuado por gerações. A mistura de terror e comédia deu tão certo que gerou duas sequências, inspirou uma dezena de outros filmes e também virou série.

O longa começa em uma noite de Halloween com um homem que discute com seu filho, Billy, por conta das HQs de terror Creepshow que ele coleciona. Quando ele  joga uma das edições na lata de lixo, o vento a revira e revela as histórias seguintes. Apesar de serem independentes, elas vão se amarrando para contar uma história única que envolve pai e filho.

Se você é fã do King e quer saber mais sobre a obra, a Caveira separou algumas curiosidades trevosas que vão te deixar com ainda mais vontade de mergulhar nesse universo creep:

1. Stephen King estreou como roteirista

Créditos: Toronto Star

Creepshow é a terceira adaptação da obra de Stephen King para o cinema, mas foi nesse filme que ele se envolveu mais diretamente com a produção, assinando como roteirista. Para isso, ele uniu forças com outro gênio das sombras, o diretor George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos). Juntos, eles realizaram um filme inspirado em quadrinhos clássicos dos anos 1950.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE STEPHEN KING

2. A HQ veio depois

No mesmo ano, após o lançamento do filme, King quis deixar ainda mais explícita sua homenagem à fonte original: as revistas com histórias de terror que o assombraram na juventude. Ele então adaptou seu roteiro de cinema para os quadrinhos, contando com a arte do magistral Bernie Wrightson, um dos criadores e primeiro ilustrador de O Monstro do Pântano, e capa de Jack Kamen, autor da EC Comics.

3. É o segundo papel de King no cinema

Antes de começar a aparecer em seus próprios filmes, King participou em 1981 do drama Cavaleiros de Aço, de George Romero. Naquela ocasião seu papel foi pequeno, mas em Creepshow ele é o protagonista da segunda história, “A Morte Solitária de Jordy Verrill”.

Na história, Verrill encosta em um meteorito que caiu em sua propriedade e acaba contaminado por algo que vai gradativamente transformando-o em planta além de gerar um desequilíbrio nas plantas de sua propriedade.

4. Joe Hill também está no filme

O autor Joe Hill, filho de Stephen King e Tabitha King, também participou de Creepshow: Arrepio do Medo. Ele aparece logo no começo do filme como Billy, o menino que colecionava as HQs de Creepshow

LEIA TAMBÉM: JOE HILL: MAIS DO QUE O FILHO ESCRITOR DE STEPHEN KING

Joe Hill como Billy em Creepshow 1 (1982)

5. A trilogia Creepshow

O 1º filme originou a sequência Creepshow 2, em 1987, dirigida por Michael Gornick (que havia trabalhado no primeiro filme como diretor de fotografia) e roteirizado por George Romero. Na história, que é novamente baseada na obra de King, são apresentados mais três contos de terror.

Tom Savini como o entregador em Creepshow 2, (1987)

LEIA TAMBÉM: TOM SAVINI: O MESTRE DAS MAQUIAGENS DOS FILMES DE TERROR

Em 2006 foi lançada uma sequência, Creepshow 3, considerada não oficial e coescrita e dirigida por Ana Clavell e James Glenn Dudelson. O filme não teve envolvimento de nenhum dos produtores anteriores, sendo lançado de forma independente para a TV no ano seguinte.

Camille Lacey e Ryan Carty em Creepshow 3 (2006)

6. Creepshow, a série

O ator e maquiador Tom Savini participa dos dois primeiros filmes da franquia em papéis diferentes: no primeiro ele aparece como um dos lixeiros que encontra a revista, e no segundo como um sinistro entregador de revistas, mas sua participação no universo de Creeepshow não parou por aí. Em 2019 foi lançada a série de mesmo nome, que ignora os acontecimentos do segundo e do terceiro filme para contar novas histórias de terror.

LEIA TAMBÉM: SÉRIE INSPIRADA EM CREEPSHOW TERÁ ROTEIROS DE STEPHEN KING E JOE HILL, E DIREÇÃO DE GREG NICOTERO

A sexta história, chamada “By the Silver Water of Lake Champlain” foi escrita por Joe Hill e contou com a direção de Tom Savini.

Cena de “By the Silver Water of Lake Champlain”, Creepshow (2019)

LEIA TAMBÉM: CREEPSHOW: TOM SAVINI DIRIGE EPISÓDIO BASEADO EM HISTÓRIA DE JOE HILL

A série já conta com três temporadas e todas elas estão disponíveis na Amazon Prime Video.

7. Creepshow é DarkSide® Books

A história em quadrinhos, originalmente publicada em 1982, foi lançada no Brasil pela DarkSide® Books, sendo a maneira perfeita para os fãs reviverem todos os pesadelos do filme em casa. 

A HQ Creepshow reúne cinco histórias de arrepiar, duas delas adaptadas de contos que King já havia publicado: “Weeds” e “The Crate”. Usando um decrépito narrador morto-vivo, o autor de It – A Coisa e Torre Negra soube recriar o clima dos gibis malditos que o assustavam quando ainda era um adolescente rebelde no estado do Maine.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Pablo

    22 de novembro de 2021 às 14:20

    Creepshow é um clássico! Histórias incríveis, efeitos muito bons para época! Sou fã tanto dos filmes quanto dos quadrinhos.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide