Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeListasMagicae

O poder dos 6 instrumentos essenciais na Bruxaria Natural

Descubra as ferramentas básicas da bruxa natural em suas práticas mágicas

05/07/2021

Uma bruxa sempre está cercada de instrumentos mágicos que auxiliam na sua prática. A função principal deles é facilitar a conexão e o direcionamento das energias naturais durante um ritual ou feitiço.

Dentro da Bruxaria Natural, os instrumentos mágicos são diferentes do que aqueles que encontramos em outras vertentes e caminhos. Como uma bruxa natural é uma pessoa que tem uma profunda conexão com a natureza e usa sua sabedoria e poder de cura no dia a dia, os seus instrumentos carregam a sua essência e se tornam seus aliados dentro do caminho natural. Assim, a bruxa natural confia na natureza para guiá-la em seu caminho e faz uso de tudo o que ela oferece. Plantas, flores e ervas trazem a energia da cura. Pedras e cristais fazem a ligação com a terra em que vive. Os quatro elementos formam a base de sua magia. As possibilidades são infinitas.

Inspirada nos saberes mágicos do livro Bruxa Natural, de Arin Murphy-Hiscock, reuni 6 instrumentos que são essenciais na prática da bruxaria natural. Então, venha trilhar o caminho natural junto comigo.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

1. Ervas e Plantas

Como a bruxa natural possui essa conexão profunda com as energias da natureza, não surpreende que ervas e plantas sejam os principais instrumentos que ela faz uso.

As ervas e as plantas em geral (árvores, arbustos, flores, etc) são seres vivos que possuem a capacidade de canalizar, armazenar e misturar as vibrações dos 4 elementos, do Sol, da Lua e dos demais astros dentro de si, entregando assim como resultado uma energia mágica que será única para cada espécie.

Créditos: stoeckle/ Getty Images Pro

Desta forma, as ervas e as plantas atuam em todos os níveis do nosso ser. Enquanto a fitoterapia estuda a ação delas no nosso corpo físico através dos seus compostos, a fitoenergética estuda a sua influência nos corpos sutis (emocional, mental e espiritual) através da sua vibração energética. A bruxa natural estuda as correspondências mágicas e terapêuticas de cada erva e planta em suas práticas para trabalhar as energias das áreas presentes em sua vida: harmonia, saúde, amor, felicidade, paz, abundância e proteção.

No livro Bruxa Natural você encontrará uma lista completa da correspondência das ervas e plantas para te ajudar a mergulhar nesse universo verde.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

2. Suas mãos

As mãos se tornam um dos instrumentos mais valiosos para a bruxa natural, afinal, uma das maneiras mais antigas de bruxaria consiste no uso das mãos como canais para manipulação de energias.

Uma bruxa natural usa suas mãos para colher ervas e plantas, para preparar incensos e óleos, para misturar chás e tinturas, para criar amuletos e feitiços, para tocar a terra e alcançar as estrelas.

Créditos: ksyfffka07/ Pixabay

Elas se tornam uma extensão física dos nossos pensamentos, da nossa intenção e da nossa vontade. Através das suas mãos, uma bruxa natural é capaz de sentir, absorver ou enviar intenções e vibrações mágicas.

Como Arin Murpy-Hiscock diz no livro Bruxa Natural:

“O toque também nos permite sentir a energia e formar ligações imediatas entre a bruxa natural e com quem ou o que ela se comunica, seja absorvendo informações sobre as energias de uma planta e seus usos potenciais ou pousando a mão sobre a testa de uma criança doente”.

3. Diário

Uma bruxa natural se guia através da sabedoria da natureza, que transmite a ela todos os seus saberes e poderes. Assim, durante a sua jornada pelo caminho natural, a bruxa passa por diversas vivências e experiências únicas que precisam ser registradas já que elas formarão o principal corpo de conhecimento ao qual a bruxa natural vai se referir várias vezes em sua prática mágica. Para isso existe o Diário da Bruxa Natural. Esse caderno não será um Livro das Sombras (como os usados por ocultistas e pela Wicca) pois nele você não irá encontrar registros de feitiços, rituais e informações mágicas.

Uma bruxa natural pode anotar em seu diário as correspondências mágicas e terapêuticas das ervas, plantas, flores, cristais, óleos e outras formas de magia. Mas acima de tudo, ele terá receitas, desenhos, mapas, experimentos, observações e relatos do seu trabalho e outras experiências de conexão com as forças da natureza.

Créditos: Vera Petruck/ Getty Images

A escolha do caderno para criar o seu Diário da Bruxa Natural será livre. Pode ser desde um caderno de brochura simples, passando por um fichário ou até aqueles livros com folhas envelhecidas e capas belíssimas feitas artesanalmente.  Não se preocupe com a estética e não se limite ou deixe de fazer os seus registros caso não tenha acesso ao caderno dos seus sonhos. O Diário da Bruxa Natural não precisa ser perfeito, mas sim uma reprodução dos seus pensamentos e do conhecimento em evolução.

No livro Bruxa Natural, você irá encontrar todas as dicas para criar o seu diário e como organizar as informações ou pensamentos nele.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

4. Xícara

Uma xícara é um instrumento que pode parecer simples, mas que tem muito valor dentro do caminho natural já que as bruxas naturais a utilizam de diversas maneiras. A xícara pode servir como instrumento de medida durante as suas receitas e preparações mágicas. Uma xícara cheia de pétalas de rosa ou meia xícara folhas de alecrim terão proporções diferentes e assim esse instrumento pode ser usado como medida padrão para que a bruxa natural possa criar suas próprias misturas herbais.

Uma outra forma de usar a xícara é como uma das representações do elemento água. Por exemplo: deixar uma xícara com água mineral no seu altar é uma das formas da bruxa natural de honrar e se conectar com a energia deste elemento em suas práticas. Além disso, a xícara é usada para servir chás mágicos, que são verdadeiras poções de ervas usadas para trabalhar diversas intenções, mas também para servir outras formas de bebida em contextos ritualísticos.

Créditos: photosimysia / Getty Images

Como Arin Murpy-Hiscock diz no livro Bruxa Natural:

“Embora a prática da Bruxaria Natural não envolva grande rituais e cerimônias formais, uma ferramenta casual como uma xícara pode conceder certa energia ao seu trabalho.”

Você pode escolher qualquer xícara, mas os melhores materiais são o vidro ou a cerâmica, que não interferem nas propriedades e sabor dos chás e bebidas feitas à base de ervas.

5. Almofariz e Pilão

Eles foram uma dupla ancestral, usada há centenas de anos para triturar, amassar e moer, ervas e alimentos e transformá-los em algo completamente novo. Representam a união das energias do Sagrado Feminino (o almofariz) e do Sagrado Masculino (o pilão) que habitam em harmonia dentro de tudo o que existe no universo.

Créditos: CreativeFire / Getty Images

Na bruxaria natural, o almofariz e o pilão são indispensáveis para esmagar ervas secas, sementes, cascas, raízes ou resinas para que a bruxa natural possa usá-los em diversas preparações e receitas mágicas. O ideal é que ele seja de pedra ou cerâmica, já que o metal pode interferir nos compostos fitoquímicos e assim prejudicar a ação terapêutica das ervas e a madeira absorve os óleos essenciais e os sumos liberados pelas plantas, fazendo com que seja quase impossível higienizar e eliminar os aromas e sabores, que acabarão por interferir nas próximas misturas feitas.

6. Facas ou tesouras

Na bruxaria natural, uma faca é algo essencial para que a bruxa possa colher ervas e outras plantas para realizar seus trabalhos mágicos.

Este é um instrumento que deve ser usado com cuidado e respeito, já que a faca pode oferecer um risco para quem a usar (através de um acidente) ou para a planta que estiver sendo cortada (que pode acabar morrendo se a colheita não for feita corretamente). Ela também pode ser usada para entalhar símbolos em velas, para cortar tecidos, para direcionar energias etc. Uma bruxa pode reservar e consagrar uma faca apenas para o uso no seu caminho natural.

Créditos: Roberto / Getty Images

Ela não precisará ser artesanal ou possuir um formato específico (como acontece com os athames ou bolines na Wicca), mas é preciso que esteja sempre bem afiada e bem cuidada (sem manchas de ferrugem).

Se você se sentir desconfortável em manipular uma faca para cortar caules e folhas, pode substituir a faca por uma tesoura de jardinagem, deixando a sua faca apenas para picar e preparar as ervas e plantas para suas receitas mágicas.

LEIA TAMBÉM: OS QUATRO ELEMENTOS NA BRUXARIA NATURAL

Sobre Amanda Celli

Avatar photoAmanda Celli é uma bruxa e bióloga que honra a Deusa e encontra sua presença sagrada em cada erva e alimento. Ela é a criadora do Tempero de Bruxa e tem a missão de ensinar as pessoas a antiga arte da bruxaria natural e da culinária mágica através do uso das energias das ervas e dos alimentos. Conheçam mais o seu trabalho acessando o Instagram @temperodebruxa

9 Comentários

  • Karine

    5 de julho de 2021 às 11:44

    Informações surpreendentes à cerca da Bruxaria natural que uma verdadeira fonte de conhecimento e poder.Estou muito encantada com todas as descobertas feitas até agora. Ansiosa por mais dicas.

  • Morgana

    8 de julho de 2021 às 12:50

    Amei o texto e trouxe mais auxílio para aproveita ao máximo esse livro perfeito da DarkSide. Obrigada Amanda.

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de julho de 2021 às 15:41

      A Caveirinha amou saber! Fica de olho no DarkBlog que ainda temos muito conhecimento para compartilhar! <3

  • kitty girl

    13 de dezembro de 2021 às 11:57

    amei as informacoes,estou aprendendo sobre bruxaria natural e isso vai ajudar mt:)

  • Aurineide Gadelha Mota

    23 de agosto de 2022 às 16:33

    Amei,

  • Néia Silvano

    10 de novembro de 2022 às 19:42

    amei!!
    eu estou estudando pra ser uma bruxa . quero dizer eu Já sou uma bruxa, só preciso me aperfeiçoar.

  • Musa

    11 de dezembro de 2022 às 01:26

    Muito obrigada, Darkside. Este blog tem sido muito importante na minha evolução como bruxa S2

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
NovidadesSéries

O que esperar da terceira temporada de Chucky

A sede de sangue de Chucky segue forte e ele continuará aterrorizando os fãs por mais...

Por DarkSide
EntrevistaGraphic Novel

Thiago Souto conta ao DarkBlog os caminhos de seu Labirinto

Da nostalgia da infância aos desafios do amadurecimento, Labirinto é um verdadeiro...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

8 Histórias em quadrinhos nacionais que você precisa conhecer

Quadrinhos são uma fonte rica de informação, entretenimento e de estímulos para a...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: O Menu

A alta gastronomia possivelmente nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje....

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Por que ler quadrinhos faz bem ao cérebro?

Houve um tempo em que histórias em quadrinhos eram desprezadas no meio literário....

Por DarkSide