Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a relação entre Poltergeist e Ed e Lorraine Warren?

Quando a realidade e a ficção se confundem

22/03/2023

O ano de 1982 foi bem movimentado para os fantasmas e as casas mal-assombradas da ficção. Entre diversos filmes lançados naquele ano com essa temática, um conseguiu resistir ao teste do tempo: Poltergeist, que conta com roteiro de Steven Spielberg e direção de Tobe Hooper.

LEIA TAMBÉM: QUAL A DIFERENÇA ENTRE FANTASMA, POLTERGEIST E ASSOMBRAÇÃO?

O longa mostra os fenômenos paranormais vividos pela família Freeling após se mudar para um loteamento planejado. Só que além de eventos estranhos e objetos que se movem sozinhos, Carol Anne, a filha mais nova, é sequestrada pelos espíritos que habitam o local, conhecidos como poltergeists.

O roteiro do filme partiu de uma miscelânea de influências, desde um livro que Tobe Hooper havia lido, até um conceito básico formulado por Spielberg e que acabou amadurecendo com o script de Michael Grais e Mark Viktor. Embora seja completamente fictício, o longa certamente recebeu influências — direta ou indiretamente — de alguns eventos sobrenaturais relatados por pessoas reais. Um deles, envolvendo o famoso casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren.

O Poltergeist de Enfield

Um dos casos mais conhecidos investigados pelo casal Warren ocorreu poucos anos antes de Poltergeist ser feito. Coincidentemente, esse foi exatamente o termo utilizado para definir os acontecimentos de uma residência localizada no norte de Londres: o Poltergeist de Enfield.

O episódio é relatado em detalhes no livro 1977: Enfield e serviu de base para Invocação do Mal 2. No verão de 1977, Peggy Hodgson e sua família começaram a perceber acontecimentos inexplicáveis em casa, que perduraram por aproximadamente dezoito meses.

Além de Peggy e seus filhos, mais de trinta testemunhas relataram os eventos, incluindo vizinhos, detetives de fenômenos paranormais e jornalistas. As pessoas viram e ouviram incidentes inexplicáveis na casa, como móveis em movimento, objetos voando sem motivo, ruídos estranhos e até levitação.

A história chamou a atenção de Ed e Lorraine Warren, que viajaram até a Inglaterra para investigar tais acontecimentos em 1978. Eles não foram os únicos investigadores paranormais a estudar o caso, que foi um dos fenômenos sobrenaturais melhor documentados da história, com direito a uma cobertura jornalística que teve até vigília de profissionais na casa.

Da mesma maneira misteriosa que começaram, os acontecimentos estranhos em Enfield pararam em 1979, pouco antes de Spielberg e Hooper darem os primeiros passos na produção de Poltergeist

LEIA TAMBÉM: 8 CASOS INVESTIGADOS POR ED & LORRAINE WARREN QUE IRÃO TE POSSUIR

Embora nenhum dos roteiristas tenha atribuído a história do filme ao caso de Enfield, sua ampla exposição na mídia e a fama do casal Warren na época certamente contribuíram com alguns elementos aproveitados no filme — incluindo a equipe de investigadores que se dirige à casa dos Freeling para entender o que aconteceu com Carol Anne. A própria dra. Lesh (Beatrice Straight) passa uma vibe meio Lorraine Warren.

poltergeist
Amblin/Divulgação

Um caso ainda mais parecido com Poltergeist

Se o filme já tem suas semelhanças com o caso do Poltergeist de Enfield, há um outro com uma história até bem mais parecida com a do longa. Na noite de fevereiro de 1958, um homem chamado James Hermann, que morava em Long Island, recebeu uma ligação de sua esposa, Lucille, dizendo que ela e os filhos adolescentes ouviram uma série de estalos vindos de diferentes pontos ao redor de casa.

Quando foram investigar a causa dos sons, descobriram várias garrafas destampadas com substâncias que vazaram em diferentes cômodos da casa, incluindo uma com água benta, esparramada por toda a cômoda do quarto. Cético, Hermann orientou que a família se acalmasse e não comentasse aquilo com ninguém. Afinal, deveria ser algum tipo de pegadinha, certo?

Porém, no dia seguinte aquilo aconteceu de novo e Hermann viu com os próprios olhos as garrafas se moverem sozinhas pelo banheiro, mais ou menos como os objetos na cozinha dos Freeling. Dessa vez, ele chamou a polícia.

Os policiais fizeram uma série de testes para descartar a possibilidade de algum tipo de interferência elétrica ou radiofônica que poderia ter aquecido as garrafas, o que não se confirmou. Definitivamente, não seria possível explicar aquele fenômeno através da razão, e a família chamou um padre para benzer a casa.

casa hermann
The Daily News/Reprodução

O caso rapidamente chamou a atenção das pessoas e chegou a ser tema de um artigo publicado na revista Life. Os eventos inexplicáveis continuaram ocorrendo, e alguns policiais tiveram a oportunidade de vê-los pessoalmente.

Um fato que chamou a atenção é que a residência dos Hermann não se enquadrava no padrão típico de casas mal-assombradas: era uma construção nova, comprada apenas cinco anos antes e onde apenas aquela família havia morado. Ou seja, não deveria conter qualquer tipo de interferência do espírito de um habitante antigo. 

Porém, os episódios sobrenaturais pararam por conta própria e as causas nunca chegaram a ser apuradas. A família acabou se mudando e nenhum cemitério indígena foi relacionado ao terreno onde o imóvel foi construído.

Quer uma curiosidade um pouco mais perturbadora? A casa dos Hermann ficava a aproximadamente 10 km de outra residência assombrada: a própria Amityville, que também foi investigada por Ed e Lorraine Warren.

Quem não tiver medo de investigar os perturbadores casos estudados pelo casal, tem uma coleção completa de livros sobre esses casos reais: 

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas: a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio: conta o caso do exorcismo de Connecticut, que serviu de inspiração para o filme Evocando Espíritos, de Peter Cornwell.

Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas: esse livro conta o caso do poltergeist da família Smurl a partir de relatos da família e de testemunhas dos episódios inexplicáveis que aconteceram naquela casa.

Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas: conta a história conhecida como o Demônio de Connecticut, sobre um réu acusado de assassinato que alegou possessão demoníaca para cometer o crime. O caso deu origem ao filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio.

livros ed e lorraine

Com tantos poltergeists e assombrações no currículo, a Caveira tem certeza de que o casal Warren poderia ter ajudado os Freeling a expulsar aqueles espíritos de sua casa.

LEIA TAMBÉM: O QUE É REAL E O QUE É FICÇÃO NOS FILMES DO CASAL WARREN

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Poltergeist + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Amityville + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide