Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

Seja intoxicado por essas 10 envenenadoras da ficção

Damas mortais que escondem a morte nos menores frascos

04/09/2023

Mary Ann Cotton. Nannie Doss. Anna Marie Hahn. Tillie Klimek. Gesche Gottfried. Afinal de contas, o que essas lady killers têm em comum? 

Simples: todas essas assassinas em série optaram pelo veneno como instrumento principal para despachar suas vítimas. Sorrateiro e prático, além de facilmente encontrado em farmácias e depósitos, o veneno se tornou a arma de escolha de muitas lady killers ao longo da história, como bem nos mostra Tori Telfer em Lady Killers: Assassinas em Série.

LEIA TAMBÉM: 5 FILMES PARA QUEM ADOROU LADY KILLERS

Embora seja um método de assassinato que independe de gênero e classe social, sendo praticado ao longo dos séculos por diversos indivíduos com diferentes motivações, o envenenamento se tornou muito associado às mulheres. Nisso, uma das mais famosas com certeza foi Mary Ann Cotton, considerada a primeira assassina em série da Inglaterra. 

Em 1873, Mary Ann foi sentenciada à morte pelo assassinato do enteado, sendo acusada também das mortes de dez de seus filhos, de sua mãe, três de seus maridos e de seu ex-amante. Todas as pessoas próximas a ela sucumbiram misteriosamente a uma “febre gástrica”, que mais tarde, quando alguns corpos foram exumados, foi comprovada ser , na verdade, arsênico

Mary Ann é uma das envenenadoras mais famosas da história e por isso ganhou seu livro solo, Lady Killers Profile: Mary Ann Cotton. Recém-chegada na marca Crime Scene da DarkSide® Books, a obra do historiador Martin Connolly analisa a vida e o julgamento de Mary Ann, oferecendo uma ampla perspectiva sobre o contexto social da época, o sistema legal e a ciência forense. Um lançamento imperdível para os DarkSiders que adoram uma investigação criminal para lá de minuciosa. 

mary ann cotton

E é claro, como a ficção imita a realidade, o cinema, a televisão e a literatura também estão povoados por envenenadoras letais. Ardilosas, elas usam os mais diferentes venenos para eliminar os inimigos e conseguir alcançar seus objetivos. A Caveira separou algumas envenenadoras notáveis do mundo ficção para você ficar de olho e tomar bastante cuidado. 

1. Rainha Má (Branca de Neve e os Sete Anões)

Primeira vilã de uma animação longa-metragem da Disney, a Rainha Má chegou às telas do cinema em 1937 no filme Branca de Neve e os Sete Anões, tornando-se uma das antagonistas mais ameaçadoras dos contos de fadas cinematográficos. 

bruxa má branca de neve
Disney

Sinistra e calculista, a madrasta da protagonista é aficionada por permanecer a mulher mais bela de todas, desenvolvendo uma inveja doentia por Branca de Neve. Após tentar sem sucesso se livrar da enteada, ela recorre a um método típico das lady killers: envenenamento. Em seu laboratório, a Rainha prepara uma maçã envenenada para fazer com que Branca de Neve durma para sempre, entrando assim para o hall de envenenadoras icônicas da cultura pop. 

2. Medeia 

Uma das figuras mais famosas da dramaturgia clássica ocidental, Medeia apareceu pela primeira vez na tragédia homônima do poeta grego Eurípedes, datada de 431 a.C. Ela é descrita como uma mulher poderosa e sedutora, iniciada nos sortilégios e feitiços. Conhecedora de plantas e uma notável envenenadora, é a personagem principal de uma trágica história de vingança.

medeia

Furiosa ao ser abandonada pelo amado Jasão, que decide casar com Glauce, filha de Creonte, rei de Corinto, Medeia assassina os próprios filhos para magoá-lo. No entanto, sua vingança não para por aí. Ela decide utilizar seus conhecimentos para envenenar belas vestes e uma coroa dourada, enviando os itens para uma desavisada Glauce. Após vestir os presentes, o veneno rapidamente faz efeito e a princesa cai no chão morta. 

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

3. Hera Venenosa (DC Comics)

Mostrando que as envenenadoras também possuem espaço como vilãs e anti-heroínas nas histórias em quadrinhos, a Dra. Pamela Lillian Isley, também conhecida como Hera Venenosa, fez sua primeira aparição em 1966 e logo se tornou uma das mais icônicas personagens da DC Comics.

hera venenosa
Warner Bros.

Após um acidente envolvendo venenos, a botânica descobre ter adquirido imunidade a toxinas naturais e doenças, além da habilidade de controlar os mais diversos tipos de plantas. Ela então embarca em inúmeras atividades criminosas, normalmente com o propósito de proteger a natureza. Hera Venenosa é conhecida por esse nome justamente por possuir um toque venenoso, conseguindo intoxicar seus inimigos das formas mais variadas. No filme Batman & Robin de 1997, ela é interpretada por Uma Thurman, e consegue envenenar os heróis com seus lábios venenosos. 

4. Morgana Pendragon (Merlin)

Morgana é uma famosa personagem das lendas arturianas. Frequentemente alternando entre fada, feiticeira ou deusa, seu papel varia bastante ao longo da narrativa, algumas vezes sendo descrita como uma força benevolente e outras como uma antagonista perigosa. 

morgana

Com várias aparições no cinema e na literatura, na série de televisão Merlin ela assume o nome de Morgana Pendragon, a meia-irmã de Arthur. Interpretada por Katie McGrath, Morgana se transforma em uma das principais vilãs da série, utilizando de seus poderes mágicos para conspirar contra seus inimigos. Ela recorre a poderosos venenos, primeiramente na tentativa malsucedida de envenenar Arthur e mais tarde quando faz um inconsciente Merlin beber de um poderoso líquido venenoso. 

5. Senhorita Farnsworth e suas alunas (O Estranho que Nós Amamos)

Dirigido em 2017 por Sofia Coppola, O Estranho que Nós Amamos traz Nicole Kidman como a Senhorita Martha Farnsworth, uma mulher sob o comando de um internato feminino em plena Guerra Civil Americana. Contudo, tudo muda quando o cotidiano pacato das mulheres é abalado pela chegada de um misterioso soldado, que após ficar ferido acaba encontrando refúgio no local.

o estranho que nós amamos

O longa é uma refilmagem do filme homônimo de 1971, protagonizado por Clint Eastwood, e entra na nossa lista porque a senhorita Farnsworth e suas alunas decidem eliminar o estranho causador de problemas lhe oferecendo um deliciosa refeição de cogumelos… venenosos. 

6. Cersei Lannister (Game of Thrones)

Interpretada por Lena Headey, Cersei Lannister é uma das principais personagens da série Game of Thrones, adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo do escritor norte-americano George R. R. Martin.

cersei lannister

Extremamente polêmica e narcisista, Cersei surge na história como a rainha consorte e esposa do rei Robert Baratheon dos Sete Reinos. Durante a sétima temporada da série, Cersei se vinga da morte da filha Myrcella, envenenando Tyene Sand, uma das Serpentes da Areia, para atingir sua mãe, Ellaria, a verdadeira assassina de sua filha. Ardilosa, ela utiliza a mesma toxina que matou Myrcella, passando o líquido em seus lábios e o transferindo para Tyene. Enquanto ingere o antídoto, Cersei ainda explica que a morte de sua vítima será certa, longa e agonizante. 

7. Claire Underwood (House of Cards)

Sabemos que veneno é uma arma letal para aqueles que querem passar despercebidos e eliminar suas vítimas silenciosamente. E é exatamente isso que Claire Underwood faz na série de televisão House of Cards. Interpretada por Robin Wright, Claire aparece no primeiro episódio como esposa do protagonista, Frank Underwood, assumindo posteriormente o protagonismo na última temporada da série.

claire underwood house of cards

Inicialmente trabalhando em uma organização ambiental sem lucros, ela chega na sexta temporada de House of Cards assumindo a presidência dos Estados Unidos. É claro que para chegar até esse cargo, Claire precisou eliminar alguns “empecilhos” pelo caminho. Um deles foi Tom Yates, jornalista contratado por Frank Underwood, com quem ela teve um caso extraconjugal. Em determinado momento, Claire decide envenenar o amante, despejando uma garrafa de Gelsemium em seu drinque, que faz faz com que Yates tenha uma parada cardíaca enquanto os dois têm relações sexuais. 

8. Odete Roitman (Vale Tudo)

“Quem matou Odete Roitman?” é com certeza uma das perguntas mais famosas da teledramaturgia brasileira. Interpretada por Beatriz Segall, a antagonista da novela Vale Tudo protagonizou com seu assassinato um dos maiores mistérios da televisão, além de entrar para o hall de vilãs icônicas. 

odete roitman

Capaz de fazer absolutamente tudo para conseguir o que quer, Odete Roitman conquistou uma longa e variada lista de perversidades em sua carreira. Uma delas foi envenenar a maionese fabricada pela empresa de alimentos de Raquel, seu desafeto e protagonista da trama. A vilã era tão inescrupulosa que não se importava nem um pouco em matar inúmeros inocentes, contanto que conseguisse prejudicar o negócio de Raquel.

9. Adma Guerrero (Porto dos Milagres)

Mostrando que a teledramaturgia adora uma envenenadora, na novela Porto dos Milagres, a vilã Adma Guerrero, interpretada por Cassia Kiss, cometeu diversos crimes utilizando como modus operandi um imperceptível veneno.

adma porto dos milagres

Calculista e sedenta por poder, a antagonista fazia de tudo para que seu marido, Félix, obtivesse sucesso. Seu primeiro alvo foi o irmão gêmeo do marido, o qual foi envenenando aos poucos para que Félix controlasse sua fortuna. Uma envenenadora em série, ela vai atrás de todos os seus desafetos tentando eliminá-los com um poderoso veneno em pó, o qual ficava dentro de um enorme anel que sempre permanecia em seu dedo. 

10. Josephine Leonides (A Casa Torta)

É praticamente impossível falar de envenenamento sem citar a dama do romance policial, Agatha Christie. Afinal de contas, veneno foi justamente o método de assassinato mais utilizado pela autora, como bem nos explica Dicionário Agatha Christie de Venenos da autora Kathryn Harkup. 

dicionário agatha christie de venenos

Em A Casa Torta, lançado em 1949, Christie trouxe o mistério da morte de Aristide Leonides, o rico patriarca da família Leonides, que sucumbe a uma dose fatal de seu próprio remédio. O grande choque vem ao final da trama quando o leitor descobre que a assassina da história é ninguém menos do que Josephine, a neta de 12 anos, que assassinou o avô porque este não quis pagar suas aulas de balé. Como se não bastasse, a pequena assassina também envenena a própria babá, que morre após beber um copo de chocolate quente envenenado. 

Além de Josephine, outra envenenadora que aparece nos livros de Agatha Christie é Marina Gregg, uma famosa atriz de cinema que utiliza veneno para se vingar de um traumatizante evento do passado em A Maldição do Espelho.

Uma coleção letal de envenenadoras

Assim como na vida real, a ficção está povoada de mulheres que recorrem ao veneno para os mais diferentes propósitos. Seja no cinema, na televisão ou na literatura, elas empregam os mais diferentes métodos e toxinas para se livrarem de pessoas indesejadas e resolverem seus problemas. 

Letais, perigosas e com motivações e histórias únicas, elas imitam as lady killers da vida real, que você pode conhecer direto da segurança do seu lar aqui na DarkSide®, na marca Crime Scene. Essas envenenadoras, que entraram para a história por conta de seus crimes chocantes e histórias impressionantes, estão presentes em livros como Lady Killers: Assassinas em Série, Lady Killers Profile: Belle Gunness e no aguardado lançamento Lady Killers Profile: Mary Ann Cotton. Para os Darksiders que gostam de graphic novels, também é possível conhecer a história de Gesche Gottfried em Veneno: O Anjo de Bremen

LEIA TAMBÉM: VENENO: UMA ARMA DE MULHERES?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Veneno: Anjo de Bremen + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide