Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArteMúsica

Wicked + 13 musicais que são a cara da Caveira

Fantasia e horror se encontram com melodias nos palcos

20/11/2023

Em 2003, o mundo dos musicais foi sacudido pelo nascimento de um fenômeno mágico chamado Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz. Protagonizado originalmente por Idina Menzel e Kristin Chenoweth, o musical reimaginava partes do clássico O Mágico de Oz, questionando tudo que achávamos que sabíamos sobre uma das bruxas mais famosas de todos os tempos: a Bruxa Má do Oeste

LEIA TAMBÉM: O QUE SABEMOS SOBRE OS FILMES DE WICKED

Desde o seu lançamento, o musical se tornou um dos mais populares de todos os tempos, com turnês internacionais, prêmios, recordes de bilheteria e uma legião apaixonada de fãs. Embora tenha ficado famoso por suas músicas e encenações teatrais, Wicked é baseado no livro homônimo de Gregory Maguire, que acabou de ser republicado no Brasil pela DarkSide® Books

A obra de Maguire nos leva direto para Oz, contando a história da improvável amizade entre as bruxas Elphaba e Glinda. Lançado em 1995, Wicked é uma narrativa sobre acolhimento e lutar pelo que é certo. É uma história que vai te fazer torcer pela bruxa, que, como você vai ver, não era tão maligna quanto a descreviam. 

wicked

É por isso que, embalados pelo fenômeno literário de Wicked, e desafiando a gravidade da maneira mais musical possível, separamos doze musicais que são a cara da Caveira e dos DarkSiders. Prepare-se para uma cantoria deliciosamente macabra que envolve barbeiros demoníacos, demônios dançantes, fantasmas vingativos e plantas carnívoras. 

1. Sweeney Todd

A história do barbeiro com um cruel plano de vingança e seu sinistro estabelecimento em cima de uma padaria se tornou instantaneamente um favorito dos fãs. A peça criada por Stephen Sondheim, baseada no personagem vitoriano de Thomas Peckett Prest, estreou em 1979 na Broadway e por muito tempo foi uma das produções musicais mais sangrentas a serem encenadas. 

sweeney todd

Entre gargantas degoladas, humor irônico e tortas feitas de carne humana, Sweeney Todd traz um dos anti-heróis mais formidáveis do mundo teatral. A produção ganhou o Tony de Melhor Musical e foi adaptada no filme homônimo dirigido por Tim Burton em 2007. No Brasil, o barbeiro demoníaco da rua Fleet já foi interpretado por Saulo Vasconcelos em 2007 e por Rodrigo Lombardi em 2022. 

2. O Fantasma da Ópera

Um dos espetáculos que mais permaneceu em cartaz na Broadway, O Fantasma da Ópera é uma produção deslumbrante inspirada no romance de Gaston Leroux. A história de um mascarado e misterioso gênio musical que se encanta por uma jovem soprano já havia ganhado vida com Lon Chaney em 1925, mas foi reimaginada por Andrew Lloyd Webber em 1986, recebendo contornos de amor, obsessão, vingança e sedução.

o fantasma da ópera

Ganhador de prêmios importantes como o Laurence Olivier Award e o Tony Award, O Fantasma da Ópera foi para os cinemas em 2004, dirigido por Joel Schumacher. Com músicas icônicas, o musical foi apresentado duas vezes no Brasil, em 2005 com Saulo Vasconcelos no papel título e em 2018 com Thiago Arancam dando voz ao Fantasma.

3. A Pequena Loja de Horrores

Inspirado no filme homônimo de 1960 dirigido por Roger Corman, A Pequena Loja dos Horrores é um musical que mistura horror e comédia para contar a história de um azarado floricultor que acaba criando uma planta alienígena que se alimenta de sangue e carne humana. 

pequena loja dos horrores

Criado por Alan Menken, A Pequena Loja dos Horrores traz músicas no estilo dos anos 1960 e uma planta carnívora para lá de afinada. O musical estreou em 1982 fora da Broadway e em 1986 foi transformado em outro filme, dirigido por Frank Oz.

4. Psicopata Americano

Psicopata Americano é a prova viva de que qualquer história pode ser transformada em um musical. Baseado no livro de Bret Easton Ellis, que por sua vez inspirou o filme com Christian Bale, a produção ambientada na Nova York dos anos 1980, acompanha as alucinações e a onda de assassinatos de Patrick Bateman

psicopata americano

Criado por Duncan Sheik, Psicopata Americano teve sua estreia em Londres de 2013 contando com Matt Smith, de Doctor Who, no papel do serial killer de Wall Street. Em 2016 seguiu-se uma produção americana, que inclusive foi indicada ao Tony Award. 

LEIA TAMBÉM: UM CLÁSSICO MODERNO: O PENSAMENTO DE IRVINE WELSH SOBRE PSICOPATA AMERICANO

5. Jekyll & Hyde

Repleto de assassinatos, mistério e caos, Jekyll & Hyde é baseado em O Médico e o Monstro, clássico de Robert Louis Stevenson publicado em 1886. A história sobre as estranhas ocorrências entre o Dr. Henry Jekyll e o cruel Sr. Hyde ganhou sua versão musicalizada em 1990 na cidade de Houston no Texas, chegando na Broadway em 1997. 

jekyll and hyde

Criado por Frank Wildhorn e Steve Cuden, o musical entregou uma adaptação estilosa e única da obra de Stevenson, acompanhada de um vilão formidável. Jekyll & Hyde é um musical cativante e sombrio que mistura brilhantemente histórias de detetives e terror. 

6. Lizzie: O Musical

Feito para os fãs da marca Crime Scene, especialmente da coleção Lady Killers, Lizze: O Musical explora a vida de Lizzie Borden, que foi acusada — e posteriormente absolvida — de assassinar brutalmente seu pai e madrasta no verão de 1892 em Massachusetts. O caso real, um dos mais controversos e célebres da história americana, foi adaptado para os palcos em 2009.

lizzie o musical

Lizzie: O Musical mergulha na complexa psique da personagem, especulando os motivos que poderiam tê-la levado a cometer o crime. Com uma trilha sonora de rock, acompanhada por uma banda ao vivo composta apenas por mulheres, o musical utiliza registros históricos para dar vida a essa infame história, que criou um mito americano e é abordada em Damas Mortais de Jennifer Wright. 

7. A Família Addams

O clã trevoso mais querido dos DarkSiders também ganhou sua versão musical! Criado por Andrew Lippa, com base nos clássicos cartoons e personagens de Charles Addams, A Família Addams estreou em 2010 na Broadway e ganhou versões brasileiras em 2012, 2013 e 2022, com Marisa Orth e Daniel Boaventura como Morticia e Gomez. 

a família addams

Com cenários e figurinos macabros, a produção acompanha mais um capítulo na história da família, que agora precisa lidar com suas diferenças e enfrentar um pequeno empecilho. Para o horror de seus familiares, Wandinha, já com 18 anos, está apaixonada por um garoto “normal”.

8. Beetlejuice: O Musical

Beetlejuice: O Musical é ideal para quem não abre mão de um susto divertido. A produção, criada por Eddie Perfect e baseada no filme Os Fantasmas se Divertem, estreou na Broadway em 2019, ganhando um tour pelos Estados Unidos em dezembro de 2022. 

beetlejuice musical

A história de um casal recém-falecido que decide assustar os moradores de sua nova casa por meio dos serviços de um “fantasma exorcista” chamado Betelgeuse foi concebida originalmente por Larry Wilson e Michael McDowell, autor de Elementais, para o filme de Tim Burton. Beetlejuice: O Musical mantém o humor e estilo do longa de 1988, ao mesmo tempo em que oferece um tom mais colorido e assustador ao personagem, que entrega ótimos momentos e, é claro, canções.

9. A Fabulosa Casa com Pernas

Adaptado do best-seller de Sophie Anderson, A Fabulosa Casa com Pernas conta a história de Marinka e sua avó Baba Yaga, uma das mais poderosas figuras do folclore russo e eslavo, em uma jornada sobre amor, família, amizades, pertencimento e luto. O musical estreou em 2022 em Manchester, no Reino Unido, ganhando posteriormente uma turnê nacional em setembro deste ano.

peça de A Fabulosa Casa com Pernas

A produção musical de A Fabulosa Casa com Pernas é uma parceria entre a companhia Les Enfants Terribles e a HOME Manchester, adaptando a história de Anderson com música ao vivo, fantasias, cenários impecáveis, marionetes e, é claro, muita magia. 

10. Nevermore: A Vida Imaginária e a Misteriosa Morte de Edgar Allan Poe

Criado por Jonathan Christenson, Nevermore é uma carta de amor a um dos maiores escritores do terror. A produção de 2009 é uma interpretação musical gótica da vida de Edgar Allan Poe. O roteiro reinterpreta eventos da biografia do autor, ao mesmo tempo em que incorpora e referencia suas obras literárias e poemas.

nevermore

Nevermore apresenta Poe lidando com tragédias como a morte, dependência, perda e pobreza, oferecendo uma produção comovente e aterrorizante que vai agradar aos fãs do célebre escritor.

11. The Rocky Horror Picture Show

Embora seja lembrado bastante pelo clássico filme dirigido por Jim Sharman e protagonizado por Tim Curry e Susan Sarandon, The Rocky Horror Picture Show nasceu em 1973 na cena teatral de Londres. Criado por Richard O’Brien — que no longa interpreta Riff Raff — o musical, um dos mais adorados pelos fãs, já ganhou versões brasileiras em 1975 e 2016. 

the rocky horror picture show

Um bem-humorado tributo aos filmes B de terror e ficção científica, The Rocky Horror Picture Show conta a história de um jovem casal que durante uma tempestade busca abrigo no castelo do cientista maluco Dr. Frank-N-Furter. O musical chegou na Broadway em 1975 e continua até hoje sendo encenado em diversos lugares do mundo. Seja em sua versão teatral ou fílmica, The Rocky Horror Picture Show é um clássico absoluto que mistura delírio, senso de humor macabro e uma trilha sonora para lá de matadora.

12. O Jovem Frankenstein

Baseado no filme homônimo dirigido por Mel Brooks e protagonizado por Gene Wilder, O Jovem Frankenstein é uma paródia que homenageia o clássico Frankenstein criado por Mary Shelley e adaptado pela Universal Pictures em 1931. Criado por Thomas Meehan e pelo próprio Brooks, o musical segue a história de Frederick Frankenstein que decide repetir os experimentos de seu avô, Victor. É claro que as coisas dão terrível e comicamente errado. 

jovem frankenstein

O Jovem Frankenstein estreou em 2007 na Broadway e é a produção ideal para os DarkSiders que gostam da divertida mistura entre o macabro e o humor. Uma carta de amor aos clássicos filmes de horror, o musical oferece as gargalhadas típicas de um longa de Mel Brooks. 

13. Evil Dead: O Musical

Aclamado como o próximo The Rocky Horror Picture Show, Evil Dead: O Musical adaptou a franquia de Sam Raimi de maneira bem-humorada, transformando-se em um enorme sucesso entre os fãs. O musical estreou no Canadá em 2003 e logo foi para a Off-Broadway em 2006.

evil dead

Misturando sangue, forças malignas e muita música, Evil Dead: O Musical incorpora o enredo dos três primeiros filmes, contando a história de cinco universitários que resolvem passar o final de semana em uma cabana abandonada na floresta. Bastante premiado, a boa notícia é que o musical continua em cartaz nos Estados Unidos e Canadá. Prepare-se para ver nosso herói Ash dançar e cantar ao lado dos demônios Deadites. 

LEIA TAMBÉM: EVIL DEAD: A FRANQUIA MAIS GROOVY DO HORROR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Wicked + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Fabulosa Casa com Pernas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

O que é teoria e o que é fato sobre a morte da princesa Diana

Tragédias que ganham os noticiários mundiais costumam vir carregadas de teorias...

Por DarkSide
Crime ScenePerfilProfissionais da Morte

Você sabe o que faz uma limpadora de traumas? Conheça Sandra Pankhurst

Você sabe o que faz um limpador de traumas? Não, não estamos falando de nenhum tipo...

Por DarkSide
Crime SceneEntrevista

Predador Americano: autora levou seis anos e gastou 30 mil dólares para investigar Israel Keyes

Como jornalista e fã do ofício, adoro ler livros escritos pelos meus colegas. ...

Por Liv Brandão
CuriosidadesDarklove

Lendas Japonesas: Quem são kitsune e tanuki?

O folclore japonês é povoado por criaturas mágicas que há muito nos fascinam por...

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Substance: O elogiado filme que mistura O Médico e o Monstro e Showgirls

“Visionário feminista sobre terror corporal”, “filme cruel e...

Por DarkSide