Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

Conheça 3 personagens inspirados no assassino BTK

Psicopatas com vidas duplas foram baseados em Dennis Rader

19/10/2021

Foram necessárias décadas para que a polícia finalmente desvendasse a identidade do assassino BTK, que amarrava e torturava suas vítimas antes de matá-las. Os crimes de Dennis Rader começaram na década de 1970 e levaram quase três décadas para serem desvendados. Sua história é contada em detalhes no livro BTK Profile: Máscara da Maldade, publicado pelo selo Crime Scene da Caveira.

LEIA TAMBÉM: 6 FATOS PERTURBADORES SOBRE O ASSASSINO BTK

Uma das características de Rader que o tornassem tão difícil de ser identificado era sua vida pacata, o clássico cidadão de bem que ia à igreja e era escoteiro. No papel, ele era um homem acima de qualquer suspeita, até mesmo para sua família. 

A frequência dos assassinatos também não foi alta o suficiente para que em algum momento ele se descuidasse e pudesse ser pego. Rader era um assassino metódico, organizado e se não fosse a própria vaidade em querer voltar às manchetes, é possível que nunca tivesse sido pego.

Após um trabalho meticuloso dos investigadores com DNA e um descuido do assassino, Dennis Rader finalmente foi detido em 2005, causando espanto em conhecidos e em pessoas de todo o mundo pela longevidade de seu segredo macabro.

LEIA TAMBÉM: LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Sua vida dupla inspirou escritores e roteiristas a comporem personagens dúbios, os clássicos lobos em pele de cordeiro. Um deles foi criado antes mesmo do caso do BTK ter sido solucionado. Veja quais são:

1. Bob Anderson (A Good Marriage)

Stephen King afirmou que seu conto A Good Marriage foi inspirado no caso BTK. A história foi publicada em 2010, cinco anos após a captura de Dennis Rader. Na trama, Bob Anderson é um contador casado há 27 anos com Darcy Anderson. Em determinado dia, quando Bob está viajando a trabalho, Darcy encontra na garagem de casa revistas pornográficas de sadomasoquismo. Revoltada com a descoberta, ela começa a vasculhar o local em busca de outras posses comprometedoras do marido, e descobre a identidade de uma mulher que havia sido morta por um serial killer apelidado de “Beadie”.

Créditos: Reno Productions

Darcy investiga um pouco mais sobre o assassino e se dá conta de que ele realmente pode ser o seu marido. Bob retorna de viagem mais cedo, ela o confronta e ele conta seu segredo à esposa: possui uma espécie de alter-ego assassino e realmente cometeu aqueles crimes.

Assim como Rader, Bob Anderson brutalmente tortura e mata suas vítimas, para depois enviar pelo correio a identificação delas à polícia. Seu alvo também era crianças e mulheres e o personagem também era um pilar na comunidade, respeitado por amigos e conhecidos. O conto foi adaptado para um filme em 2014.

2. Francis Dolarhyde (Dragão Vermelho)

Antes mesmo de ser identificado, BTK já inspirou o escritor Thomas Harris no primeiro livro que daria origem à franquia de Hannibal Lecter. Quando estava escrevendo Dragão Vermelho, o autor realizou uma extensa pesquisa com os agentes do FBI que traçavam perfis de serial killers em Quantico.

Créditos: © 2002 – Universal Studios

Isso aconteceu na década de 1970, quando os crimes do BTK começaram. O escritor se inspirou parcialmente no misterioso assassino para compor Francis Dolarhyde, conhecido como o serial killer apelidado de “Fada do Dente”. Na trama de Harris, Dolarhyde mata famílias inteiras a cada lua cheia – algo baseado no primeiro assassinato que se tem notícia de Rader, quando matou a família Otero.

3. Arthur Miller (Dexter)

Um dos vilões mais icônicos da série de TV Dexter também foi inspirado no BTK: Arthur Miller, conhecido como o assassino Trinity. Na trama, Miller é um pai de família que trabalha em projetos sociais de construção de casas e constantemente se muda de cidade, só que em cada lugar ele deixa um rastro de sangue.

Créditos: Showtime

Os assassinatos de Trinity são metódicos: primeiro ele mata um pai de família com marteladas, depois empurra uma mãe para a morte e por fim assassina uma jovem mulher em uma banheira cortando sua artéria femoral. A dispersão dos crimes e algumas características que podem ser interpretadas como suicídios fazem com que ele escape do radar dos investigadores por muitos anos.

Dexter, que mata serial killers, torna-se um tanto fascinado com o vilão, que consegue conciliar a matança com sua vida em família, sem que sua esposa e filhos suspeitem de seus crimes. Apesar de Dennis Rader não ser tão metódico em relação aos assassinatos e à escolha das vítimas, a semelhança entre o assassino verdadeiro e o fictício é inegável.

LEIA TAMBÉM: O QUE O GREEN RIVER KILLER, TED BUNDY E HANNIBAL LECTER TÊM EM COMUM?

BTK: Meu Pai

Os crimes BTK também inspiraram a filha de Rader a escrever um livro revisitando suas memórias e fornecendo um relato de toda a situação vivida por ela que, de uma hora para a outra, deixou de ser a filhinha de Dennis Rader para se tornar a filha do sádico assassino em série BTK.

Para Kerri Rawson, a discrepância é inaceitável entre o pai que a levava para pescar e para caminhadas no Grand Canyon e o assassino torturador que vitimou tantas mulheres conhecido como BTK, um acrônimo em inglês para Bond (amarra), Torture (tortura) e Kill (mata). Segredos, carinhos e memórias podem ser manchados pelo sangue dos atos horrendos de seu pai? O leitor vai tirar suas próprias conclusões ao acompanhar as dúvidas, as angústias, a revolta e a redescoberta da esperança de Kerri, em um texto honesto e impactante.

LEIA TAMBÉM: BTK: MEU PAI, DE KERRI RAWSON

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

BTK: Meu Pai + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

The Boneyard: A eterna magia dos necrotérios

Para a maioria dos seres humanos, nada é mais aterrorizante que a morte, seja ela a de...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsica

Uma playlist para você se preparar para a estreia de O Corvo

Uma das coisas mais marcantes de O Corvo, lançado em 1994, foi, claro, a trágica...

Por Liv Brandão
FilmesNovidades

Vem aí: Conheça os próximos filmes do universo Star Wars

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, George Lucas nos apresentou a um...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Vampire Facial: O que é o procedimento estético que usa sangue

Você já ouviu falar em vampire facial? Se a sua primeira associação foi imaginar o...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Mind, Body, Spirit: filme mistura terror, influenciadores e yoga

Você também sente às vezes que o terror já explorou de tudo? Ainda mais com essa...

Por DarkSide