Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

Conheça 3 personagens inspirados no assassino BTK

Psicopatas com vidas duplas foram baseados em Dennis Rader

19/10/2021

Foram necessárias décadas para que a polícia finalmente desvendasse a identidade do assassino BTK, que amarrava e torturava suas vítimas antes de matá-las. Os crimes de Dennis Rader começaram na década de 1970 e levaram quase três décadas para serem desvendados. Sua história é contada em detalhes no livro BTK Profile: Máscara da Maldade, publicado pelo selo Crime Scene da Caveira.

LEIA TAMBÉM: 6 FATOS PERTURBADORES SOBRE O ASSASSINO BTK

Uma das características de Rader que o tornassem tão difícil de ser identificado era sua vida pacata, o clássico cidadão de bem que ia à igreja e era escoteiro. No papel, ele era um homem acima de qualquer suspeita, até mesmo para sua família. 

A frequência dos assassinatos também não foi alta o suficiente para que em algum momento ele se descuidasse e pudesse ser pego. Rader era um assassino metódico, organizado e se não fosse a própria vaidade em querer voltar às manchetes, é possível que nunca tivesse sido pego.

Após um trabalho meticuloso dos investigadores com DNA e um descuido do assassino, Dennis Rader finalmente foi detido em 2005, causando espanto em conhecidos e em pessoas de todo o mundo pela longevidade de seu segredo macabro.

LEIA TAMBÉM: LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Sua vida dupla inspirou escritores e roteiristas a comporem personagens dúbios, os clássicos lobos em pele de cordeiro. Um deles foi criado antes mesmo do caso do BTK ter sido solucionado. Veja quais são:

1. Bob Anderson (A Good Marriage)

Stephen King afirmou que seu conto A Good Marriage foi inspirado no caso BTK. A história foi publicada em 2010, cinco anos após a captura de Dennis Rader. Na trama, Bob Anderson é um contador casado há 27 anos com Darcy Anderson. Em determinado dia, quando Bob está viajando a trabalho, Darcy encontra na garagem de casa revistas pornográficas de sadomasoquismo. Revoltada com a descoberta, ela começa a vasculhar o local em busca de outras posses comprometedoras do marido, e descobre a identidade de uma mulher que havia sido morta por um serial killer apelidado de “Beadie”.

Créditos: Reno Productions

Darcy investiga um pouco mais sobre o assassino e se dá conta de que ele realmente pode ser o seu marido. Bob retorna de viagem mais cedo, ela o confronta e ele conta seu segredo à esposa: possui uma espécie de alter-ego assassino e realmente cometeu aqueles crimes.

Assim como Rader, Bob Anderson brutalmente tortura e mata suas vítimas, para depois enviar pelo correio a identificação delas à polícia. Seu alvo também era crianças e mulheres e o personagem também era um pilar na comunidade, respeitado por amigos e conhecidos. O conto foi adaptado para um filme em 2014.

2. Francis Dolarhyde (Dragão Vermelho)

Antes mesmo de ser identificado, BTK já inspirou o escritor Thomas Harris no primeiro livro que daria origem à franquia de Hannibal Lecter. Quando estava escrevendo Dragão Vermelho, o autor realizou uma extensa pesquisa com os agentes do FBI que traçavam perfis de serial killers em Quantico.

Créditos: © 2002 – Universal Studios

Isso aconteceu na década de 1970, quando os crimes do BTK começaram. O escritor se inspirou parcialmente no misterioso assassino para compor Francis Dolarhyde, conhecido como o serial killer apelidado de “Fada do Dente”. Na trama de Harris, Dolarhyde mata famílias inteiras a cada lua cheia – algo baseado no primeiro assassinato que se tem notícia de Rader, quando matou a família Otero.

3. Arthur Miller (Dexter)

Um dos vilões mais icônicos da série de TV Dexter também foi inspirado no BTK: Arthur Miller, conhecido como o assassino Trinity. Na trama, Miller é um pai de família que trabalha em projetos sociais de construção de casas e constantemente se muda de cidade, só que em cada lugar ele deixa um rastro de sangue.

Créditos: Showtime

Os assassinatos de Trinity são metódicos: primeiro ele mata um pai de família com marteladas, depois empurra uma mãe para a morte e por fim assassina uma jovem mulher em uma banheira cortando sua artéria femoral. A dispersão dos crimes e algumas características que podem ser interpretadas como suicídios fazem com que ele escape do radar dos investigadores por muitos anos.

Dexter, que mata serial killers, torna-se um tanto fascinado com o vilão, que consegue conciliar a matança com sua vida em família, sem que sua esposa e filhos suspeitem de seus crimes. Apesar de Dennis Rader não ser tão metódico em relação aos assassinatos e à escolha das vítimas, a semelhança entre o assassino verdadeiro e o fictício é inegável.

LEIA TAMBÉM: O QUE O GREEN RIVER KILLER, TED BUNDY E HANNIBAL LECTER TÊM EM COMUM?

BTK: Meu Pai

Os crimes BTK também inspiraram a filha de Rader a escrever um livro revisitando suas memórias e fornecendo um relato de toda a situação vivida por ela que, de uma hora para a outra, deixou de ser a filhinha de Dennis Rader para se tornar a filha do sádico assassino em série BTK.

Para Kerri Rawson, a discrepância é inaceitável entre o pai que a levava para pescar e para caminhadas no Grand Canyon e o assassino torturador que vitimou tantas mulheres conhecido como BTK, um acrônimo em inglês para Bond (amarra), Torture (tortura) e Kill (mata). Segredos, carinhos e memórias podem ser manchados pelo sangue dos atos horrendos de seu pai? O leitor vai tirar suas próprias conclusões ao acompanhar as dúvidas, as angústias, a revolta e a redescoberta da esperança de Kerri, em um texto honesto e impactante.

LEIA TAMBÉM: BTK: MEU PAI, DE KERRI RAWSON

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

BTK: Meu Pai + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide