Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeMagicae

A Influência das Fases da Lua na Bruxaria Natural

Descubra como cada fase lunar pode ser usada na magia natural

A escuridão da noite é iluminada pela luz prateada da Lua, que navega pelos céus, trazendo uma aura de magia e mistério à terra. Na Bruxaria Natural, a Lua é o luminar que representa as mudanças e fases pelas quais todos os seres vivos passam ao longo dos ciclos naturais: nascimento, crescimento, auge, declínio e morte.

A presença da magia lunar neste caminho é muito antiga. Os povos ancestrais encontraram na Lua um dos símbolos da Grande Deusa e viram as mulheres como representantes desta energia, já que elas, assim como a Deusa, conseguiam realizar um feito que os homens nunca seriam capazes: gerar vida. Esta ligação fez com que os povos identificassem, na própria mulher e na Lua, a força que trazia fertilidade e impulsionava toda a natureza. Ao observarem noite após noite as mudanças de forma, eles viram que as fases da Lua representavam o ciclo da vida e da natureza aqui na Terra.

Assim, cada uma das fases presentes no Ciclo Lunar passou a representar uma das três faces da Deusa e da vida das mulheres, que aprenderam a acompanhar os movimentos da Lua nos céus e criaram os primeiros calendários.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Créditos: Mathieu van de Wille/ Getty Images

As mulheres se tornaram as primeiras bruxas a usar o poder das fases lunares para determinar o melhor período para o plantio e a colheita das ervas e realizar feitiços e outras formas de magia, compreendendo o poder que este luminar tem de movimentar e controlar as águas presente na Terra, criando as marés e influenciando assim todos os seres vivos e suas emoções. Já parou para pensar nisso? Se a Lua tem o poder de mover grandes quantidades de água como os oceanos, imagina o que ela não é capaz de fazer com as águas presentes no interior das plantas e de nós, que somos compostos por cerca de 80% de água?

LEIA TAMBÉM: POR QUE AS BRUXAS FORAM DEMONIZADAS AO LONGO DA HISTÓRIA?

Na Bruxaria Natural também aprendemos que a Lua está conectada ao nosso inconsciente, trazendo para superfície os sentimentos e recordações que guardamos mergulhados em nosso eu mais profundo ao nutrir nossa intuição e clarividência. Quer aprender mais sobre os poderes do Ciclo Lunar e assim usar essa magia em suas práticas? Então vem comigo descobrir os seus mistérios dentro da Bruxaria Natural:

Lua Crescente

A Lua Crescente é o símbolo da Deusa em sua face de Donzela, a dona de si e indomável, que traz em sua essência o desejo de explorar e saborear tudo o que a vida tem para oferecer. Aquela que representa a terra que desperta na Primavera após o frio do Inverno, trazendo uma explosão de vida e cor através das plantas, flores e árvores que voltam a germinar e crescer graças ao calor do Sol.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem crescimento, abundância, prosperidade, sucesso, vitória, conquista, realização pessoal, boa sorte, energização, brilho, alegria, etc. A vibração das ervas será elevada pela energia da Lua Crescente e irá acelerar o crescimento da sua força pessoal para que você desenvolva os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Crescente é a fase na qual a seiva vegetal é atraída para cima (para o caule, galhos, ramos e folhas), o que favorece o crescimento das plantas. Este é um bom período para a bruxa natural plantar mudas de ervas e plantas em geral, para fazer transplantes e enxertos e colher verduras para usar em sua cozinha mágica.

Lua Cheia

A Lua Cheia é o símbolo da Deusa em sua face Mãe, a responsável por dar à luz e abençoar toda a vida, trazendo em sua essência a força que move o mundo e desperta a magia.  Aquela que representa a própria terra fértil e potente no Verão, que gera os frutos e sementes que dão origem as colheitas e toda a fartura e abundância do Outono.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem amor (que surge no amor-próprio e que abraça também todas as suas formas e potências), paixão, atração, amizade, força, coragem, clarividência, intuição, fertilidade, etc. A vibração das ervas será intensificada com a energia da Lua Cheia, que irá fortalecer o seu coração para que você concretize os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Cheia é a fase na qual a seiva vegetal concentra-se ao máximo nas extremidades. Este é um bom período para a bruxa natural colher ervas medicinais (que estarão na sua máxima concentração de ativos e óleos essenciais) e frutos (que estarão mais suculentos e saborosos). Esta é uma boa fase também para a germinação das sementes plantadas na Lua Nova, pois a luz lunar irá penetrar no solo acelerando o processo.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

Lua Minguante

A Lua Minguante é o símbolo da Deusa em sua face da Anciã, sábia e observadora, que conhece os caminhos do mundo e traz em sua essência a morte e o fim da jornada. Aquela que traz o manto branco e frio da neve no Inverno, quando o Sol se afasta e a terra perde a sua fertilidade e adormece com o afastar do Sol.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem trabalhar proteção, limpeza, banimento, descarrego, fim de ciclos, término de relacionamentos, combate e eliminação de comportamentos e sentimentos negativos, etc. A vibração das ervas será combinada pela energia da Lua Minguante, que irá retirar do seu caminho tudo o que estiver atrapalhando você de alcançar os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Minguante é a fase na qual a seiva vegetal começa a se concentrar na parte inferior das plantas, o que favorece o crescimento das raízes.

Este é um bom período para a bruxa natural fazer adubação nas ervas e plantas e plantar bulbos e de alimentos de raiz. Também favorece a poda em geral e a extração de madeira, pois o tronco estará mais seco facilitando o manuseio e a conservação da madeira.  Então, que tal aproveitar para fazer uma vassoura da bruxa? No livro Bruxa Natural você encontra o passo a passo para criar a sua e ainda aprenderá como usar ela para fazer limpezas energéticas no seu lar.

Lua Nova

A Lua Nova era o momento em que a Lua desaparecia do céu noturno e assim, os antigos acreditavam que a Deusa não estava mais junto deles. Mas na verdade, eles descobriram que ela se recolhia para renovar suas energias e renascer. Era a face sombria da Deusa que trabalhava as energias de morte, da sexualidade e do inconsciente (aspectos pouco compreendidos e muitas vezes temidos).

Créditos: Maltiec/ Getty Images

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem despertar o potencial adormecido para um novo começo em qualquer área da sua vida (amorosa, profissional, pessoal, mental, etc). A vibração das ervas será combinada pela energia da Lua Nova, que irá renovar e despertar nosso corpo e espírito, dando vida à novos sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Nova é a fase na qual a seiva vegetal atinge o pico do retrocesso em direção às raízes. Este é um bom período para a bruxa natural plantar sementes (pois a energia delas está mais interiorizada) e para proteger as plantas adultas, que ficam mais suscetíveis a pragas e doenças.

A Lua e os Signos

Pensou que acabou? Ainda tem mais: os alinhamentos da Lua com as Constelações do Zodíaco trazem um influxo de energia especial para as ervas, imprimindo nelas suas características e influências. As energias irão aumentar e se fortalecer na passagem da Lua pelos 12 signos, beneficiando cada parte da erva, que poderá ser plantada ou colhida nestes períodos para uso na magia:

Raízes: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio);
Troncos, galhos e caules: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Água (Câncer, Escorpião e Peixes);
Folhas: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário);
Frutos e Flores: São favorecidos pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário).

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Créditos: Oleg Magni/ Pexels

Nesta matéria especial que eu fiz para o DarkBlog você descobriu toda a magia da Lua presente na Bruxaria Natural. Se você deseja usar os poderes da Lua para criar preparações com ervas ou montar o seu Jardim da Bruxa Natural para se conectar mais profundamente com os ciclos da natureza, no livro Bruxa Natural você irá encontrar todos os saberes necessários para explorar a magia verde em qualquer lugar em que estiver (não importa se você vive no campo ou em meio à cidade grande).

Sobre Amanda Celli

Amanda Celli é uma bruxa e bióloga que honra a Deusa e encontra sua presença sagrada em cada erva e alimento. Ela é a criadora do Tempero de Bruxa e tem a missão de ensinar as pessoas a antiga arte da bruxaria natural e da culinária mágica através do uso das energias das ervas e dos alimentos. Conheçam mais o seu trabalho acessando o Instagram @temperodebruxa

7 Comentários

  • ELISABETE APARECIDA MANZONI

    29 de julho de 2021 às 21:10

    Amei.Adoro tudo o que vc.posta e conclui.

  • Thiago Gaspar

    19 de novembro de 2021 às 08:39

    Amei, sempre quis saber a influência da Lua em nossas vidas e esse texto me ajudou muito.

  • Robson Levi

    1 de março de 2022 às 12:26

    Gostei muito do seu texto sobre as fases da Lua… Parabéns, Paz

  • Angélica Burakovas

    30 de março de 2022 às 20:16

    Amei a explicação, bem esclarecedora

  • Vênus

    13 de maio de 2022 às 18:27

    Amei esse texto sobre as fases da lua,estava procurando um para estudar sobre as fases e esse ficou ótimo

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveListasMagicae

8 Seres peculiares da mitologia eslava

O livro A Fabulosa Casa com Pernas apresenta ao leitor o aspecto mágico da mitologia...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Conheça 3 cinemas que são assombrados de verdade

Clive Barker, uma das mentes mais malignas de todos os tempos, traz em seu Livros de...

Por Macabra
DarksideFilmes

Por que Tim Burton quis fazer um filme sobre Ed Wood

Houve uma época em que o cinema era conhecido como uma fábrica de sonhos. E quem...

Por DarkSide
DarkloveMagicae

5 Deusas Nórdicas e suas lições

Nem só de Thor, Odin e Loki é feita a mitologia nórdica. Deusas poderosas também...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Conheça a Botânica Mística e a Herbologia Esotérica

Conectar-se com a energia das plantas é perceber desde o primeiro contato o quanto...

Por Jeff e Lucas