Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeMagicae

A Influência das Fases da Lua na Bruxaria Natural

Descubra como cada fase lunar pode ser usada na magia natural

12/07/2021

A escuridão da noite é iluminada pela luz prateada da Lua, que navega pelos céus, trazendo uma aura de magia e mistério à terra. Na Bruxaria Natural, a Lua é o luminar que representa as mudanças e fases pelas quais todos os seres vivos passam ao longo dos ciclos naturais: nascimento, crescimento, auge, declínio e morte.

A presença da magia lunar neste caminho é muito antiga. Os povos ancestrais encontraram na Lua um dos símbolos da Grande Deusa e viram as mulheres como representantes desta energia, já que elas, assim como a Deusa, conseguiam realizar um feito que os homens nunca seriam capazes: gerar vida. Esta ligação fez com que os povos identificassem, na própria mulher e na Lua, a força que trazia fertilidade e impulsionava toda a natureza. Ao observarem noite após noite as mudanças de forma, eles viram que as fases da Lua representavam o ciclo da vida e da natureza aqui na Terra.

Assim, cada uma das fases presentes no Ciclo Lunar passou a representar uma das três faces da Deusa e da vida das mulheres, que aprenderam a acompanhar os movimentos da Lua nos céus e criaram os primeiros calendários.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Créditos: Mathieu van de Wille/ Getty Images

As mulheres se tornaram as primeiras bruxas a usar o poder das fases lunares para determinar o melhor período para o plantio e a colheita das ervas e realizar feitiços e outras formas de magia, compreendendo o poder que este luminar tem de movimentar e controlar as águas presente na Terra, criando as marés e influenciando assim todos os seres vivos e suas emoções. Já parou para pensar nisso? Se a Lua tem o poder de mover grandes quantidades de água como os oceanos, imagina o que ela não é capaz de fazer com as águas presentes no interior das plantas e de nós, que somos compostos por cerca de 80% de água?

LEIA TAMBÉM: POR QUE AS BRUXAS FORAM DEMONIZADAS AO LONGO DA HISTÓRIA?

Na Bruxaria Natural também aprendemos que a Lua está conectada ao nosso inconsciente, trazendo para superfície os sentimentos e recordações que guardamos mergulhados em nosso eu mais profundo ao nutrir nossa intuição e clarividência. Quer aprender mais sobre os poderes do Ciclo Lunar e assim usar essa magia em suas práticas? Então vem comigo descobrir os seus mistérios dentro da Bruxaria Natural:

Lua Crescente

A Lua Crescente é o símbolo da Deusa em sua face de Donzela, a dona de si e indomável, que traz em sua essência o desejo de explorar e saborear tudo o que a vida tem para oferecer. Aquela que representa a terra que desperta na Primavera após o frio do Inverno, trazendo uma explosão de vida e cor através das plantas, flores e árvores que voltam a germinar e crescer graças ao calor do Sol.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem crescimento, abundância, prosperidade, sucesso, vitória, conquista, realização pessoal, boa sorte, energização, brilho, alegria, etc. A vibração das ervas será elevada pela energia da Lua Crescente e irá acelerar o crescimento da sua força pessoal para que você desenvolva os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Crescente é a fase na qual a seiva vegetal é atraída para cima (para o caule, galhos, ramos e folhas), o que favorece o crescimento das plantas. Este é um bom período para a bruxa natural plantar mudas de ervas e plantas em geral, para fazer transplantes e enxertos e colher verduras para usar em sua cozinha mágica.

Lua Cheia

A Lua Cheia é o símbolo da Deusa em sua face Mãe, a responsável por dar à luz e abençoar toda a vida, trazendo em sua essência a força que move o mundo e desperta a magia.  Aquela que representa a própria terra fértil e potente no Verão, que gera os frutos e sementes que dão origem as colheitas e toda a fartura e abundância do Outono.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem amor (que surge no amor-próprio e que abraça também todas as suas formas e potências), paixão, atração, amizade, força, coragem, clarividência, intuição, fertilidade, etc. A vibração das ervas será intensificada com a energia da Lua Cheia, que irá fortalecer o seu coração para que você concretize os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Cheia é a fase na qual a seiva vegetal concentra-se ao máximo nas extremidades. Este é um bom período para a bruxa natural colher ervas medicinais (que estarão na sua máxima concentração de ativos e óleos essenciais) e frutos (que estarão mais suculentos e saborosos). Esta é uma boa fase também para a germinação das sementes plantadas na Lua Nova, pois a luz lunar irá penetrar no solo acelerando o processo.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

Lua Minguante

A Lua Minguante é o símbolo da Deusa em sua face da Anciã, sábia e observadora, que conhece os caminhos do mundo e traz em sua essência a morte e o fim da jornada. Aquela que traz o manto branco e frio da neve no Inverno, quando o Sol se afasta e a terra perde a sua fertilidade e adormece com o afastar do Sol.

Créditos: kyoshino/ Getty Images Signature

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem trabalhar proteção, limpeza, banimento, descarrego, fim de ciclos, término de relacionamentos, combate e eliminação de comportamentos e sentimentos negativos, etc. A vibração das ervas será combinada pela energia da Lua Minguante, que irá retirar do seu caminho tudo o que estiver atrapalhando você de alcançar os seus sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Minguante é a fase na qual a seiva vegetal começa a se concentrar na parte inferior das plantas, o que favorece o crescimento das raízes.

Este é um bom período para a bruxa natural fazer adubação nas ervas e plantas e plantar bulbos e de alimentos de raiz. Também favorece a poda em geral e a extração de madeira, pois o tronco estará mais seco facilitando o manuseio e a conservação da madeira.  Então, que tal aproveitar para fazer uma vassoura da bruxa? No livro Bruxa Natural você encontra o passo a passo para criar a sua e ainda aprenderá como usar ela para fazer limpezas energéticas no seu lar.

Lua Nova

A Lua Nova era o momento em que a Lua desaparecia do céu noturno e assim, os antigos acreditavam que a Deusa não estava mais junto deles. Mas na verdade, eles descobriram que ela se recolhia para renovar suas energias e renascer. Era a face sombria da Deusa que trabalhava as energias de morte, da sexualidade e do inconsciente (aspectos pouco compreendidos e muitas vezes temidos).

Créditos: Maltiec/ Getty Images

Na Bruxaria Natural, este é o período ideal para feitiços e magias com ervas que visem despertar o potencial adormecido para um novo começo em qualquer área da sua vida (amorosa, profissional, pessoal, mental, etc). A vibração das ervas será combinada pela energia da Lua Nova, que irá renovar e despertar nosso corpo e espírito, dando vida à novos sonhos e metas.

No Jardim da Bruxa Natural, a Lua Nova é a fase na qual a seiva vegetal atinge o pico do retrocesso em direção às raízes. Este é um bom período para a bruxa natural plantar sementes (pois a energia delas está mais interiorizada) e para proteger as plantas adultas, que ficam mais suscetíveis a pragas e doenças.

A Lua e os Signos

Pensou que acabou? Ainda tem mais: os alinhamentos da Lua com as Constelações do Zodíaco trazem um influxo de energia especial para as ervas, imprimindo nelas suas características e influências. As energias irão aumentar e se fortalecer na passagem da Lua pelos 12 signos, beneficiando cada parte da erva, que poderá ser plantada ou colhida nestes períodos para uso na magia:

Raízes: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio);
Troncos, galhos e caules: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Água (Câncer, Escorpião e Peixes);
Folhas: São favorecidas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário);
Frutos e Flores: São favorecidos pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário).

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Créditos: Oleg Magni/ Pexels

Nesta matéria especial que eu fiz para o DarkBlog você descobriu toda a magia da Lua presente na Bruxaria Natural. Se você deseja usar os poderes da Lua para criar preparações com ervas ou montar o seu Jardim da Bruxa Natural para se conectar mais profundamente com os ciclos da natureza, no livro Bruxa Natural você irá encontrar todos os saberes necessários para explorar a magia verde em qualquer lugar em que estiver (não importa se você vive no campo ou em meio à cidade grande).

Sobre Amanda Celli

Avatar photoAmanda Celli é uma bruxa e bióloga que honra a Deusa e encontra sua presença sagrada em cada erva e alimento. Ela é a criadora do Tempero de Bruxa e tem a missão de ensinar as pessoas a antiga arte da bruxaria natural e da culinária mágica através do uso das energias das ervas e dos alimentos. Conheçam mais o seu trabalho acessando o Instagram @temperodebruxa

16 Comentários

  • ELISABETE APARECIDA MANZONI

    29 de julho de 2021 às 21:10

    Amei.Adoro tudo o que vc.posta e conclui.

  • Thiago Gaspar

    19 de novembro de 2021 às 08:39

    Amei, sempre quis saber a influência da Lua em nossas vidas e esse texto me ajudou muito.

  • Robson Levi

    1 de março de 2022 às 12:26

    Gostei muito do seu texto sobre as fases da Lua… Parabéns, Paz

  • Angélica Burakovas

    30 de março de 2022 às 20:16

    Amei a explicação, bem esclarecedora

  • Vênus

    13 de maio de 2022 às 18:27

    Amei esse texto sobre as fases da lua,estava procurando um para estudar sobre as fases e esse ficou ótimo

  • dassa

    21 de setembro de 2022 às 22:27

    oii e meu 1 dia estudando a bruxaria natural, achei mto interessante mas nao sei quem e a Deusa que vc se refere, alguém podia me explicar pfv? eu tentei pesquisar e apareceu uma chamada “face donzela” e essa? desculpa o incomodo e tmb se eu tiver falado algo de errado, obg <3

    • Avatar photo

      DarkSide

      22 de setembro de 2022 às 13:18

      Olá! Na bruxaria a interpretação da Deusa pode ser bem particular, com algumas pessoas associando a divindades antigas como Afrodite ou Ártemis, por exemplo. No contexto da Bruxaria Natural ela é frequentemente associada à própria Mãe Natureza, nossa conexão máxima com o universo, o planeta a vida como um todo. Continue a sua jornada e logo você terá uma compreensão única do que a Deusa representa para você 🙂

  • Lucimaria

    31 de dezembro de 2022 às 06:26

    gosto muito das descobertas sobre as luas porque elas domina o lado espiritual

  • Theodora

    21 de janeiro de 2023 às 11:04

    Olá, esse tipo de matéria me acrescenta muito. Tenho natureza de bruxa e tudo isto me atrai.
    A minha ligação com a lua lua é vibrante, principalmente a cheia. Sinto a presença da lua diferente, em cada ciclo lunar. Fascinante!

  • guileherme

    11 de março de 2023 às 10:53

    porque eu sinto que desde a lua azul de 3 de outubro de 2020 que estou ligado a lua e a todos os elementos da natureza

  • morais

    17 de março de 2023 às 19:16

    Eu adorei tudo

  • De

    15 de maio de 2023 às 21:07

    legal

  • Lara

    24 de maio de 2023 às 16:26

    ajudou bastante, obrigado!!

  • Julia

    26 de agosto de 2023 às 17:52

    quem é essa Deusa?

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide