Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesHalloweenListas

31 filmes para assistir até o Halloween

Tem dica para todos os gostos

01/10/2021

Ah, o Halloween! Muitos doces e muitos filmes de terror criam o clima perfeito para aproveitar ao máximo uma das datas favoritas dos amantes do macabro e dos filmes do gênero.

E, para ajudar aqueles que estão construindo suas listas para maratonar o máximo de filmes que conseguirem, reunimos 31 filmes para assistir até o Halloween. Dos mais famosos aos mais desconhecidos, passeando por diversos subgêneros, esses filmes irão tornar seu Halloween mais assombrado. Então pegue sua pipoca e vem com a gente.

1. A Família Addams

The Addams Family, 1991 // Nada melhor do que começar essa lista com a família que vive o Halloween todos os dias, não é? A Família Addams, de Barry Sonnenfeld, é aquele filme de conforto que todos amamos. No filme clássico de 1991, golpistas tentam roubar todo o dinheiro dos Addams, mas a família se mostra mais forte e excêntrica do que nunca — contando com a mãozinha de seus fiéis companheiros.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: A FAMÍLIA ADDAMS: ÁLBUM DE FAMÍLIA, DE CHARLES ADDAMS

2. Creepshow / Arrepio do Medo

Creepshow, 1982 // Unindo os poderes assombrados de George A. Romero e Stephen King, Creepshow: Arrepio do Medo é uma antologia com cinco histórias assustadoras, inspiradas nos clássicos quadrinhos de terror dos anos 1950 da E.C. Comics. Aproveite para ler o quadrinho publicado pelo selo Graphic Novel!

LEIA TAMBÉM: STEPHEN KING ASSOMBRA O MUNDO HÁ 74 ANOS

3. Uma Noite Alucinante: A morte do Demônio

Evil Dead, 1981 // O clássico filme de Sam Raimi não deveria ser deixado de fora de nenhuma maratona de Halloween. Em Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, Ash Williams (Bruce Campbell) precisa sobreviver a uma entidade das mais arrepiantes em uma cabana isolada. É uma boa oportunidade para assistir a Uma Noite Alucinante 2Uma Noite Alucinante 3, e seu remake 2013, A Morte do Demônio.

LEIA TAMBÉM: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD

4. Raça das Trevas

Nightbreed, 1990 // Dirigido e adaptado de uma obra do próprio Clive BarkerRaça das Trevas é um dos filmes um pouco menos reconhecido do criador de Hellraiser e Candyman. Um jovem acaba sendo atraído por uma estranha sociedade chamada Midian, mas também chama a atenção de um macabro médico para o lugar. Com a participação mais que especial de David Cronenberg. 

5. Halloween: A Noite do Terror

Halloween, 1978 // Michael Myers é um dos vilões mais aterrorizantes e mortais dos slashers. Há mais de 40 anos causando medo e assombro na cidadezinha de Haddonfield. Nada mais justo que aproveitar a noite em que ele voltou para casa para ver e rever esse clássico dos filmes de terror, não é? Uma das obras mais cultuadas de John Carpenter, Halloween é dia de assistir Halloween

LEIA TAMBÉM: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

6. À Meia-Noite Levarei Sua Alma

À Meia Noite Levarei sua Alma, 1964 // Como não colocar o grande José Mojica Marins, nosso eterno Zé do Caixão, em um listão de Halloween? O filme mais clássico e reconhecido do mestre do horror brasileiro é uma ótima chance de conhecer um pouco mais das raízes do gênero no cinema do país.

LEIA TAMBÉM: 8 FATOS POUCO CONHECIDOS SOBRE ZÉ DO CAIXÃO

7. Ganja e Hess

Ganja & Hess, 1973 // Dirigido por Bill Gunn e Lawrence Jordan e protagonizado por Duane Jones, protagonista de A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968), Ganja & Hess conta a história de um homem que, após ser apunhalado com uma adaga antiga, acaba se tornando uma criatura sedenta por sangue.

8. As Diabólicas

Les Diaboliques, 1955 // Dirigido por Henri-Georges Clouzot e baseado em um livro de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, As Diabólicas conta a história de uma esposa e uma amante tentando se livrar do homem que ambas compartilham. O que parecia simples, entretanto, se mostra um pouco mais complicado. Um filme clássico, uma atmosfera interessante e tensa.

9. A Casa da Noite Eterna

The Legend of Hell House, 1973 // Adaptação do clássico livro de casa mal assombrada de Richard Matheson, que também assina o roteiro da produção, com direção de John Hough, adentramos na misteriosa mansão de Belasco, conhecida como Mansão do Inferno, para descobrir fenômenos paranormais com um grupo de quatro pesquisadores. Entretanto, nem todos irão lidar com esse trabalho muito bem.

LEIA TAMBÉM: DARK HOUSE – UMA COLEÇÃO DE CASAS DIABOLICAMENTE ASSOMBRADAS

10. House

Hausu, // Uma jovem convida as colegas de suas escola para passarem uns dias na casa de sua tia, que não a vê há muitos anos. Entretanto, o que a pobre moça não sabia, é que a casa da tia — e a própria tia — é extremamente assombrada. Coisas terríveis começam a acontecer com as garotas, que só queriam umas férias tranquilas. Um filme excêntrico, com efeitos aterrorizantes e muito divertido. Dirigido por Nobuhiko Ôbayashi.

11. Mortos que Matam

The Last Man on Earth, 1964 // Adaptação do livro Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, dirigido por Ubaldo Ragona e Sidney Salkow, o filme nos conta sobre o último homem vivo na Terra, quando uma ameaça toma conta do mundo, se tornando um obstinado caçador das criaturas que agora compartilham de seu território. 

12. Drácula de Bram Stoker

Bram Stoker’s Dracula, 1992 // A adaptação mais aclamada do livro escrito por Bram Stoker, dirigida pelas hábeis mãos de Francis Ford Coppola, é uma excelente adição a esse listão de Halloween. Cuidado ao entrar nos domínios do Conde — mantenha sempre um pouco de água benta por perto. E não deixe de conferir também as outras encarnações do morcegão, como no Drácula, de 1931, e em O Vampiro da Noite, de 1958.

LEIA TAMBÉM: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

13. O Corvo

The Crow, 1994 // Baseado na graphic novel de James O’Barr e dirigido por Alex Proyas, O Corvo é uma história de amor, morte e vingança. O filme se passa na noite anterior ao Halloween, chamada de Noite do Demônio. Eric Draven e sua mulher foram assassinados — mas Eric não vai conseguir descansar em paz enquanto não tiver sua vingança. 

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SINISTRAS SOBRE O FILME

14. O Homem Invisível

The Invisible Man, 1933 // Ainda nos clássicos da Universal, o período pode ser uma boa oportunidade para revisitar esse clássico escrito por H.G. Wells e adaptado para o cinema por James Whale. Jack Griffin (Claude Rains) encontra uma forma de ficar invisível, mas nem tudo que descobrimos merece ser posto em prática. Sua personalidade, que já era extravagante, piora conforme ele passa mais tempo sob efeito da invisibilidade. 

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: A MÁQUINA DO TEMPO – FIRST EDITION, DE H. G. WELLS

15. As Boas Maneiras

As Boas Maneiras, 2017 // Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, uma fábula com toques de terror e musical. Clara (Isabél Zuaa), ao ser contratada por Ana (Marjorie Estiano) como acompanhante durante a gravidez, enfermeira e futura babá de seu filho, não imaginaria o quanto sua vida iria mudar ao confrontar situações que antes imaginava estarem somente nos contos populares. 

16. Garota Sombria Caminha pela Noite

A Girl Walks Home Alone at Night, 2014 // Em uma cidade fantasma, uma garota caminha entre os habitantes sem que eles se deem conta que estão sendo perseguidos por uma vampira. Dirigido por Ana Lily Amirpour, Garota Sombria Caminha pela Noite é um filme de atmosfera densa e uma ótima opção para a data.

17. O Orfanato

El Orfanato, 2007 // Essa pérola do terror espanhol dirigida por J.A. Bayona conta a história de uma mulher que, depois de anos, retorna para a casa onde cresceu — um orfanato. Sua intenção é reabrir o local, mas seu filho acaba se encontrando em sérios perigos por alguma forma ameaçadora do local. 

18. Contos Macabros

Tales From the Hood, 1995 // Três jovens invadem uma funerária quando, de repente, são descobertos pelo diretor do local, que resolve lhes contar algumas histórias de arrepiar. Dirigido por Rusty Cundieff, o formato relembra Creepshow, mas todas as histórias são focadas em experiências afro-americanas.

19. Mandy

Mandy, 2018 // Dirigido por Panos Cosmatos, Mandy é uma trama de vingança. Após sua esposa ter sido sequestrada, Red (Nicolas Cage) embarca em uma furiosa missão para se vingar do líder de um macabro culto que lhe causou tanto mal. Uma explosão de cores e sentimentos em uma das atuações mais memoráveis de Nicolas Cage.

20. Os Olhos de Minha Mãe

The Eyes of My Mother, 2016 // Uma jovem vê de perto uma tragédia que altera para sempre sua vida, dando espaço para que seus desejos e propósitos mais sombrios tomem conta de todo o seu tempo. Dirigido por Nicolas Pesce, Os Olhos de Minha Mãe é um filme violento e cruel, que demonstra bem as camadas mais aterrorizantes do ser humano.

21. Atlantique

Atlantique, 2019 //  Um grupo de homens é impulsionado a cruzar o mar para encontrar trabalho após ficarem meses sem receberem seus salários. Em terra firme, suas namoradas, mães e irmãs aguardam seu retorno. Os mortos, entretanto, viajam depressa, e aqueles que fizeram mal ao grupo terão que pagar em algum momento. Dirigido por Mati Diop, o filme, que se passa no Senegal, é uma obra irresistível e belamente produzida.

LEIA TAMBÉM: PRECISAMOS RECONFIGURAR OS LIMITES DO HORROR

22. Cemitério Maldito

Pet Sematary, 1989 // Adaptado de um dos livros mais clássicos de Stephen King, essa versão dirigida por Mary Lambert está entre as mais queridas de suas adaptações. Ao ver seu filho sofrer um acidente terrível, levando-o à morte, Louis Creed (Dale Midkiff) leva o corpo da criança até um cemitério de animais no fundo de sua casa. O resultado não poderia ser pior.

23. Terror nos Bastidores

The Final Girls, 2015 // Uma jovem que acabou de perder a mãe tem a chance de reencontrá-la em um dos famosos filmes em que ela trabalhou. O problema é que sua mãe era uma atriz de filmes de terror, e o destino de todos está comprometido caso um assassino sanguinário não seja detido. Dirigido por Todd Strauss-Schulson, Terror nos Bastidores é uma comédia de terror de deixar o coração quentinho. 

24. Você Pode ser o Assassino

You Might Be the Killer, 2018 // Um monitor de um acampamento começa a sofrer de terríveis apagões. Quando acorda, entretanto, vê que está cercado de outros monitores — todos assassinados. Ligando para uma amiga para receber alguns conselhos, ele acaba se deparando com uma triste verdade sobre a situação. Dirigido por Brett Simmons, Você Pode Ser o Assassino é um filme que subverte e reconstrói alguns clichês dos filmes de terror em acampamentos.

25. O que Fazemos nas Sombras

What We Do in the Shadows, 2014 // Como será acompanhar o dia a dia de um grupo de vampiros? Se você alguma vez já se perguntou isso, saiba que a resposta está em O Que Fazemos nas Sombras, dirigido por Jemaine Clement e Taika Waititi. O grupo de vampiros Viago, Deacon e Vladislav ainda estão tentando compreender as regras do mundo moderno com o pequeno detalhe de serem seres das trevas.

LEIA TAMBÉM: 30 LIVROS, SÉRIES E FILMES PARA TEMPOS DE QUARENTENA

26. Todo Mundo Quase Morto

Shaun of the Dead, 2004 // Prestando homenagem aos filmes de zumbis de George A. Romero, este filme de Edgar Wright é divertido e emocionante. Em pleno apocalipse zumbi, Shaun (Simon Pegg) faz de tudo para se reconciliar com sua antiga namorada, com sua mãe, e ainda encontrar tempo para sobreviver. Excelente oportunidade para assistir aos outros dois filmes do diretor que compõem a Trilogia Cornetto: Chumbo Grosso (2007) e Heróis de Ressaca (2013).

27. Os Demônios da Noite

Tales from the Crypt: Demon Knight, 1995 // Brayker (William Sadler) possui a última das sete chaves e foge desesperadamente de um homem chamado O Colecionador. Caso essa chave caia nas mãos dele, o mundo poderá se transformar em uma sucursal do inferno. Dirigido por Ernest R. Dickerson, mesmo diretor do filme Bones, o Anjo das Trevas, protagonizado por Snoop Dogg.

28. Cronos

Cronos, 1993 // Um dispositivo capaz de garantir a vida eterna que, nas mãos erradas, pode gerar caos e destruição. Quando um antiquário o encontra, está em suas mãos fazer o possível para que o objeto não seja encontrado por quem o está procurando. Dirigido por Guillermo Del Toro, é um daqueles filmes que às vezes são esquecidos, mas que valem muito a pena.

LEIA TAMBÉM: 13 FILMES DE HORROR COM VAMPIROS POUCO CONVENCIONAIS

29. O enigma do horizonte

Event Horizon, 1997 // Investigando uma nave desaparecida misteriosamente, uma equipe acaba descobrindo que a nave retornou com algo estranho à bordo. Dirigido por Paul W.S. Anderson, esse filme é um pouco menos lembrado quando falamos de terror espacial, mas é uma excelente adição a sua maratona de Halloween. 

30. O Grito

The Grudge, 2004 // Dirigido por Takashi Shimizu, remake norte-americano do filme japonês de mesmo nome, O Grito se tornou um fenômeno no ocidente, virando referência para várias outras obras. Em Tóquio, uma assistente social descobre que a casa em que uma de suas pacientes mora está marcada por uma terrível maldição. Se você não assistiu ao remake ou aos filmes originais, considere fazer isso durante esse Halloween.

31. Festa Assassina

Murder Party, 2007 // Chegando na reta final, que tal uma sequência de filmes que se passam no Halloween? Um convite inesperado de uma festa de Halloween acaba colocando Chris Sharp (Christopher S. Hawley) em uma tremenda encrenca quando descobre que, na verdade, quem está dando a festa o quer morto — sem nenhum motivo aparente, só pelo bem da arte. Dirigido por Jeremy Saulnier, mesmo diretor do cultuado Sala Verde.

Quer ver a lista completa? No blog da Macabra você encontra a lista com 50 filmes para assistir até o Halloween.

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

6 Comentários

  • Rosangela Silva dos Santos Carvalho

    2 de outubro de 2021 às 07:43

    Amei todas as dicas de filmes, e amo todos os livros Dark Side e suas histórias macabras

  • Rosangela Silva dos Santos Carvalho

    2 de outubro de 2021 às 07:49

    Amo muito os livros macabros da Dark quero preencher minha istante, com estes terror, amooooo

  • Gianini

    4 de outubro de 2021 às 17:33

    Com certeza vou maratonar alguns filmes que ainda não vi, e estão nessa lista. Dark não erra.

  • Rúbia Fernandes

    5 de outubro de 2021 às 11:24

    DarkSide perfeita com os filmes de terror!

  • Eduardo

    5 de outubro de 2021 às 13:00

    Adorei as dicas… já assisti a maioria deles, são muito bons mesmo… mas os quatro que não assisti vão entrar na minha lista… Obrigado!!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide